Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Curso de coaching online: grande guia + motivos para apostar na área

coaching-educamundo-02-1

Coaching é um processo voltado a pessoas e organizações e que visa identificar aspectos da vida pessoal ou profissional que apresentam oportunidades de melhorias. Para empresas, ajuda na definição de metas e objetivos, assim como a qualquer outra necessidade corporativa direcionada ao alcance de resultados desejados.

O que você precisa melhorar em sua vida profissional? E na pessoal? Quais são suas metas vitais? Talvez você não saiba, mas com a ajuda de um especialista pode atingir seus objetivos. Estamos falando do coach, o instrutor que promete dar um up na função que você exerce, na busca por novos ares, nos planos já traçados, entre muitos outros pontos ligados a sua trajetória como um todo. Esse profissional exerce o que é chamado de "coaching", termo super em alta no mercado de trabalho e muito requisitado por quem quer se livrar de problemas e alcançar propósitos.

Quem visa investir nesse conceito, pode se qualificar em um curso de coaching online de excelência para se diferenciar de outros potenciais concorrentes. Muitas empresas e pessoas que se preocupam em crescer a cada dia, procuram alguém especializado em coaching para participar desse processo. Nesse viés, apostar em um bom curso online coachingcursos a distância correlatos se mostra uma das ideias mais assertivas nos dias de hoje.

Aqui no Educamundo você encontra não só um curso online específico, mas uma vasta lista de cursos voltados para a área de administração, psicologia e recursos humanos, bem próximas ao trabalho de coaching.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre a conceituação de coaching e demais tópicos relacionados a essa moderna função, acompanhe o artigo que preparamos por aqui. Nele, vamos explanar sobre o que é coaching, de fato, e o porquê dessa área ser tão requisitada, a ponto de chamar a sua atenção. Leia e tire todas as suas dúvidas.

Curso de coaching online: o que você precisar saber sobre a área

O que é coaching

Coaching é uma metodologia que atua no campo pessoal e profissional como forma de desenvolver competências e habilidades, assim como de identificar oportunidades de melhorias e superar limitações. As técnicas utilizadas pelo profissional, o Coach, atendem as necessidades de dois nichos: o Life Coaching (pessoal) e o Professional Coaching (executivos e empresas).

Podemos traduzir coaching como "instrução", que é realizada pelo coach, o "instrutor", para auxiliar o coachee, o "cliente".

O termo coaching não é novo. Ele nasceu ainda no século XIX, por volta de 1830, na Inglaterra, quando foram vistas as primeiras orientações de professores a alunos que tinham dificuldades em determinadas matérias. Hoje, é considerada uma das maiores novidades do século atual no que se trata de formação pessoal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching, o coaching não pode ser confundido – apesar de o ser constantemente – com outras atividades como psicoterapia, consultoria, mentoring, aconselhamento ou autoajuda. Ainda que utilize conhecimentos ligados a essas áreas, o coaching se caracteriza por abranger uma gama gigante de disciplinas, as quais podemos citar como exemplos: comportamento, filosofia, ensino para adultos, teorias de administração, marketing e de sistemas.

Compreender o que é coaching e toda a filosofia que envolve seus processos, é essencial para valorizar a carreira. Profissionais de outras áreas buscam aprendizados nesse âmbito para transformarem seu modo de atuar e atender, com uma visão muito mais humana e perspicaz. Uma das formas mais inteligentes de garantir esses conhecimentos é por meio de cursos online com certificado, que proporcionam o conteúdo que você procura e o documento para comprovar o que aprendeu. O curso online coaching aqui do portal ajuda imensamente nesse sentido, pois possui um material completo e diferenciado.

Vantagens do coaching

O coaching pode trazer benefícios tanto para quem o pratica quanto para quem o contrata. Hoje em dia, o mercado está mais aberto a profissões inovadoras e por isso, escolher o coaching para elevar o nível profissional pode ser um tiro certo. Há espaço de sobra dentro dessa carreira, lembrando, todavia, que os melhores resultados são garantidos por quem está sempre se atualizando em um curso de coaching ou de áreas semelhantes. 

Quando você começa a trabalhar com esse segmento, verá que terá mais facilidade para alcançar o sucesso. É um mercado que traz bons retornos financeiros e muito reconhecimento quando você é um profissional qualificado.

O coaching bem trabalhado vai contribuir muito para o fortalecimento do cliente como um todo. Selecionamos algumas vantagens deste serviço, expostas pela Sociedade Brasileira de Coaching. Confira e anote:

  • Aumenta a performance dos outros.
  • Evoca a excelência dos trabalhos oferecidos.
  • Oferece ferramentas para que as performances se mantenham excelentes com o passar o tempo.
  • Potencializa o poder pessoal.
  • Ajuda a reformular valores, metas e a buscar soluções eficientes e transformadoras.
  • Eleva a competência de gestão e gerenciamento de pessoas, fatores imprescindíveis para executivos e líderes.

Utilizando-se de conceitos e técnicas de inúmeras áreas do conhecimento, o coaching tem a capacidade de auxiliar qualquer profissional a melhorar seus rendimentos, ir em frente com novos negócios, perder o medo de arriscar e obter sucesso em qualquer transação, parceria ou investimento que realizar. 

Importante lembrar também que há coachies especializados em outras áreas, como a de relacionamentos, de práticas esportivas ou de organização pessoal, por exemplo. No próximo tópico, inclusive, você conhecerá os principais tipos de coaching, juntamente com seus objetivos.

Todas as vantagens dessa prática você pode conhecer em um bom curso de coaching online, como o que oferecemos aqui do Educamundo. Em um dos campos abordados do curso online coaching, há os benefícios e as formas mais assertivas que obtê-los, vale a pena conhecer.

    curso de coaching online

    Principais tipos de coaching

    Agora que você entendeu o que é coaching e que há inúmeras vantagens em oferecê-lo ou recebê-lo, vamos listar por aqui os principais tipos de coaching. Quem visa entrar de cabeça nesse segmento, verá que escolher um nicho específico facilita todos os processos. Afinal, quando temos um foco, conseguimos ter uma visualização macro das necessidades do cliente e sabemos estimar o tempo para colher os bons frutos. Veja seis ramificações que podem ser estudadas por você no curso online coaching:

    1. Coach de carreira: um dos mais realizados atualmente, o coach de carreira é aquele que traz de volta a força de vontade e a alta performance aos profissionais. As técnicas podem ser aplicadas em pessoas que estão começando a vida profissional agora ou àquelas que já possuem uma carreira estabelecida, porém, precisam de uma forcinha extra para melhorar ainda mais. Esse tipo de coaching é super visado ultimamente e por isso necessita de profissionais muito bem capacitados. A boa notícia é que há inúmeros cursos online com certificado para contribuir nessa jornada, que vão além dos conhecimentos agregados pelo curso de coaching. Podemos citar o Curso Online Plano de negócios‍ como exemplo de curso online excelente para quem busca uma carreira consolidada.
    2. Coach de vendas: quem trabalha com vendas sabe o quanto o mercado se mostra instável – muitas vezes por conta da crise, outras por causa de fatores internos. Mas o que pouca gente sabe é que existem técnicas eficazes para driblar problemas corriqueiros e atingir a excelência em vendas – o coaching é uma delas. Há ótimas oportunidades para quem se interessa por esse ramo, uma vez que sempre há vendedores buscando potencializar seus métodos e abrindo negócios cada vez mais complexos. Para ajudar nesse sentido, também há muitos cursos online aqui no portal, sendo que um dos mais buscados é o Curso Online Negociação em compras e vendas‍, que explana de forma dinâmica sobre esse universo abrangente.
    3. Coach de relacionamento: outro campo que pode ser trabalhado é o de relacionamentos interpessoais, sejam da família, amorosos, da empresa ou de outros grupos. A convivência diária pode trazer alguns percalços muito comuns, como a acomodação, a perda de valores e de objetivos. Com a ajuda do coach de relacionamentos, o cliente saberá como superar as dificuldades e enxergar os problemas sobre óticas muito mais otimistas, sem precisar, necessariamente, desistir. Psicólogos podem estudar esse nicho no curso de coaching para melhorar seus atendimentos nessa área, e ainda aprender em outros cursos a distância, como o Curso Online Terapia Familiar e de Casal‍, ótima sugestão para conhecer a fundo as necessidades desse público.
    4. Coach de finanças: uma das missões mais difíceis é ter controle total de suas finanças, principalmente quando você é gestor do próprio negócio. O coaching especializado nessa área ajuda a ter uma visão ampla de tudo aquilo que você ganha, gasta, consome, enfim, todas as informações pertinentes a sua vida financeira. Esse trabalho é muito válido para qualquer pessoa que queira atingir o sucesso, já que para ser bem-sucedido, não basta ganhar bem, é preciso saber economizar, escolher o melhor custo x benefício e gastar com consciência.
    5. Coach de emagrecimento: muitas pessoas têm como meta o emagrecimento, e esse processo pode ser muito difícil para algumas delas. É preciso deixar de lado alguns vícios e gostos, e adotar uma rotina regrada. O coaching também pode ajudar nisso, ensinando o cliente a seguir com seu objetivo fielmente. Além dos conhecimentos adquiridos em um curso online sobre coach, claro, será preciso ter experiência com a área de nutrição e saúde. Por aqui também há cursos online relativos como o Curso Online Nutrição – Fundamentos Essenciais‍.
    6. Coach esportivo: atletas podem receber uma ajuda do coach, que aplicará técnicas que visam o positivismo e o alcance da alta performance no esporte praticado, além de dicas de treinos que melhoram o rendimento total. É muito comum que clubes de futebol, por exemplo, contratem esse especialista para monitorar seus atletas, com o objetivo de elevarem os resultados para o nível máximo. O coaching dessa área pode trabalhar tanto o rendimento no esporte quanto o equilíbrio emocional e os cuidados com o corpo.

    Você pode perceber que o segmento de coaching é muito abrangente, não é mesmo? Ela não cabe só a executivos e empreendedores, não, há possibilidades de atendimentos de quaisquer pessoas que precisam de melhoras em algum quesito de sua vida. Desta maneira, tal carreira abre um leque extraordinário de opções para você – por que não investir nela? Prepare-se com ótimos cursos online com certificado e dê o up que você precisa.

    Como funciona o processo de coaching

    De acordo com o SBC, um dos conceitos do processo de coaching é "conjunto sequencial de procedimentos e ações que visa atingir uma meta ou objetivo". Ao estudá-lo, o aluno vai entender que toda aplicação de coaching: tem um procedimento definido; começo, meio e fim; deve transcorrer em um determinado período de tempo; e precisa de metas e uma parceria entre coach e coachee. A instituição oficial também lembra que esse processo de coach leva o cliente a buscar: novos entendimentos, novas alternativas e novas opções para ampliar suas realizações e conquistas.

    Há duas possibilidades de foco para esse processo: aumento de performance ou mudança, transformação e aprendizado. Ou seja, o profissional atenderá seus clientes sempre visando uma melhoria, a construção de novos paradigmas e a obtenção de bons resultados. 

    Fases do relacionamento coach-coachee

    Bom, não podíamos encerrar o presente artigo sem mostrar um pouco do passo a passo do processo de coaching. Como se dá a relação entre coach e coachee (cliente)? O que abordar nos primeiros encontros para descobrir as necessidades dele? Como traçar as metas? Não se esqueça que essas questões podem ser respondidas em cursos a distância voltados para esse segmento de modo muito mais amplificado e aprofundado. Veja uma prévia:

    • Primeiro contato: esse é o passo inicial que o coach deve dar. Esse contato pode ser presencial ou online, e deve ser sem compromisso. Nessa etapa tanto o coach perceberá se quer se engajar nas necessidades daquele prospect quanto o próprio cliente verá se deseja entrar no processo de coaching. Às vezes, nesse primeiro contato ambas as partes podem se desvencilhar e notar que esse tipo de trabalho não ajudará tanto. 
    • Primeira sessão: se houve sinergia e entendimento no primeiro contato, o relacionamento entre coach e coachee está pronto para começar. Como será feita, então, a primeira sessão? Bom, geralmente, os especialistas apresentam um questionário para seus clientes, visando descobrir informações pertinentes a esse atendimento. Quais as metas dela, o que mais a incomoda, como ela se vê daqui alguns anos, como ela começou sua carreira, etc. São questões que variam conforme o tipo de coaching a ser realizado, mas que é muito necessário. Ah! Você não pode se esquecer de firmar um contrato para assumir a responsabilidade entre as duas partes.
    • Atendimentos técnicos: depois que você conhece bem o cliente e estabelece junto com ele uma meta máxima, terá todas as ferramentas para conseguir alcançar todos os resultados. A partir da meta mais alta, são trabalhadas metas menores, mas que funcionarão com os pilares fundamentais para atingir o sucesso esperado. Deve-se ter respeito aos valores e desejos do coachee e promover total segurança nesse processo.

    Não há uma estimativa fechada de quantas sessões o coachee precisará para atingir seu objetivo principal, porém, o mínimo deve estar entre 12 a 15 sessões. É imprescindível que o profissional mantenha, durante esses atendimentos, um contato estreito com o cliente, se colocando à disposição caso ele precise tirar dúvidas ou de algum tipo de ajuda.

    Além disso, é importante sempre passar para o papel ou para alguma plataforma digital, tudo aquilo que for conversado entre vocês durante as sessões, as orientações que foram dadas, as metas traçadas, etc. Um aplicativo bastante utilizado para isso é o Trello – conheça nesse artigo como utilizá-lo.

    O coaching bem trabalhado tem uma potência incrível na vida de qualquer pessoa. Que tal se engajar para fazer parte desse círculo de vantagens? Em nosso curso de coaching online, você obtém todo o conhecimento necessário para atender com excelência e aumentar seus rendimentos. 

    Para não esquecer:

    O que é coach e como se tornar um? Coach é o profissional que trabalha com coaching. Profissionais de qualquer área podem se tornar um coach, basta que se qualifiquem. Um curso de coaching online, por exemplo, pode ajudar na formação dessa carreira.

    Veja algumas áreas de atuação:

    • Life Coach: coaching espiritual, de relacionamento, familiar, financeiro, esportivo, de emagrecimento, nutricional e de inteligência emocional.
    • Professional Coach: coaching de liderança, de recrutamento, de empreendimento, vendas, equipes, carreira, corporativo e para concursos.

    Inscreva-se agora no Educamundo e garanta saberes incríveis nos mais de 1200 cursos online do Pacote Master investindo apenas {preco_matricula}. Somente com este valor você consegue garantir capacitação, atualização e aperfeiçoamento em todos os cursos a distância que desejar. Está esperando o que?

    Comente aqui se curtiu nosso artigo e se tem dúvidas a respeito do tema ou de nossos cursos. Ah, compartilhe com seus amigos e aproveite essa chance maravilhosa. Boa sorte!

    Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

    Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.