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Campos de Experiência BNCC: 5 Eixos + 50 Atividades Práticas para Educação Infantil

campos de experiência BNCC

Hoje vamos falar sobre os campos de experiência da BNCC  e tudo que se relaciona a esse tópico, como o que trabalhar nos campos de experiência na educação infantil, os 5 eixos da educação infantil e outros temas afins.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nossas crianças devem aprender por meio de brincadeiras, jogos e interações. Os eixos da educação infantil BNCC estruturam essas experiências em cinco grandes áreas de desenvolvimento. Os eixos da educação infantil BNCC estruturam essas experiências em cinco grandes áreas de desenvolvimento. Ou seja, de forma lúdica, o que já acontecia mesmo antes da BNCC.

A diferença é que os campos de experiência da BNCC para Educação Infantil foram introduzidos para garantir que os currículos contenham atividades que garantam às crianças um desenvolvimento completo. Como professor — ou futuro professor — da Educação Infantil, você sabe disso.

No entanto, por se tratar de um documento abrangente e detalhado e bastante extenso, pode ainda gerar dúvidas, principalmente sobre os objetivos de aprendizagem da BNCC para a educação infantil  e os tipos de atividades que devem ser trabalhadas para contemplar os campos de experiência na educação infantil.

Sendo assim, nosso portal também se preocupa em tirar as dúvidas e dar dicas de atividades que podem ser criadas em cada campo de experiência da BNCC. Para um aprofundamento maior, recomendamos nosso curso BNCC na Educação Infantil. curso BNCC na Educação Infantil com certificado válido. Quer ver? Continue lendo o artigo!

O que são os campos de experiência na educação infantil segundo a BNCC?

Os campos de experiência da BNCC para Educação Infantil são uma proposta inovadora da Base Nacional Comum Curricular.

Eles orientam o desenvolvimento de atividades educativas para crianças de 0 a 5 anos.

Funcionam como grandes áreas de conhecimento que organizam as práticas pedagógicas. O objetivo é promover um aprendizado significativo através das experiências e interações das crianças.

 

Os campos de experiência são fundamentais para garantir uma educação infantil que respeite as especificidades e ritmos de aprendizagem de cada criança, promovendo um ambiente rico em oportunidades para explorar, descobrir, criar e se expressar. Dessa forma, eles contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as não apenas para os desafios acadêmicos futuros, mas também para uma vida em sociedade mais harmoniosa e consciente.

Sendo assim, educadores precisam saber o que são e o que trabalhar nos campos de experiência na educação infantil e estar por dentro de tudo que se relaciona à Base e como aplicar no dia a dia escolar. Ou seja, é preciso saber tudo sobre a BNCC desde crianças bem pequenas (creche) até as que estão no ensino fundamental.

Quais são os campos de experiência para educação infantil, segundo a BNCC?

A BNCC vigente para educação infantil assegura os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nessa etapa educacional e desenvolvimento das crianças nessa fase da educação regular. Para elaborar planos de aula BNCC eficazes, é essencial compreender os objetivos de aprendizagem BNCC organizados por faixa etária. Sendo assim, todo educador deve conhecer as metas para educação infantil de acordo com a BNCC para esta fase.

Esses direitos de aprendizagem e desenvolvimento que citamos e que são parte dos campos de experiência da BNCC para Educação Infantil, são seis:

  • conviver;

  • brincar;

  • participar;

  • explorar;

  • expressar;

  • conhecer-se.

Para atingir cada um desses direitos, é preciso que os professores saibam o que trabalhar nos campos de experiência na educação infantil e executem os campos de experiência da BNCC.

Esses campos de experiência da BNCC para Educação Infantil são cinco, também chamados 5 eixos da educação infantil, e guiam o currículo infantil da faixa etária que compreende crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

Conheça a seguir cada um dos 5 eixos da educação infantil:

1. O eu, o outro e o nós

Este campo compreende as atividades lúdicas e brincadeiras que promovam o desenvolvimento da criança com ela mesma, com o outro e com o coletivo (colegas, pais, professores etc.).

2. Corpo, gestos e movimentos

Neste campo é que as crianças têm suas experiências com o mundo por meio dos sentidos. Aqui é trabalhado o desenvolvimento da criança por meio dos movimentos impulsivos ou intencionais, espontâneos ou coordenados, dos gestos e de todos os sentidos.

As crianças começarão estabelecer relações, se expressar, produzir conhecimentos sobre si mesmas e sobre o meio do qual fazem parte, e também começarão a desenvolver e aperfeiçoar a linguagem.

3. Traços, sons, cores e formas

Neste campo estão as manifestações artísticas, científicas e culturais. Aqui as crianças começam a desenvolver conhecimentos sobre cultura e, principalmente, sua própria produção artística.

Música, teatro, filmes, fotografia e pinturas são exemplos do que os professores devem levar à sala de aula.

4. Escuta, fala, pensamento e imaginação

E é neste campo de experiência que elas começarão a desenvolver a comunicação de maneira completa, por meio não só da fala, como da escuta, do desenvolvimento do pensamento e da imaginação, a fim de que consigam se apropriar de sua língua materna em sua totalidade e se comunicar com as pessoas à sua volta.

5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

É este campo que apresenta às crianças as experiências mais concretas, que remetem à matemática e às ciências de modo geral.

São nos momentos proporcionados por atividades dos campos de experiência da BNCC para Educação Infantil que elas verão o espaço, o tempo, as quantidades, as relações e as transformações de maneira bastante lúdica e divertida, assim como nos campos de experiência anteriores.

Faixas Etárias e Códigos da BNCC: Como Usar no seu Planejamento

Os objetivos de aprendizagem da BNCC para a educação infantil estão sequencialmente organizados em três grupos de faixas etárias, que correspondem, aproximadamente, às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças.

Veja:

  • bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
  • crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
  • crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Para que você entenda, os campos de aprendizagem, que vimos acima, estão interrelacionados e cada um tem objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que discorrem sobre o que se deseja desenvolver nas crianças ao longo da Educação Infantil. Por serem integrados, eles podem estar presentes em um mesmo componente curricular da educação infantil.

Sendo assim, as metas para educação infantil de acordo com a BNCC seguem a seguinte hierarquia:

  1. os direitos de aprendizagem e desenvolvimento;
  2. os campos de experiências;
  3. os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de acordo com a idade das crianças:
    • de zero a 1 ano e 6 meses (creche)
    • 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses (creche)
    • 4 anos a 5 anos e 11 meses (pré-escola)

Para criar um componente curricular da educação infantil, existem códigos da BNCC para educação infantil. São códigos alfanuméricos que servem para identificar os objetivos de aprendizagem. Eles ajudam a contextualizar qual é a etapa de ensino, a faixa etária e o campo de experiência relacionado ao objetivo.

Um exemplo de códigos da BNCC para educação infantil é EI02TS01, em que:

  • EI – o primeiro par de letras indica a etapa da Educação Infantil;
  • 02 – o primeiro par de números indica o grupo por faixa etária (conforme mostramos acima, se são crianças pequenas, bem pequenas ou bebês);
  • TS – o segundo par de letras indica o campo de experiências, como escuta, fala, pensamento, imaginação;
  • 01 – o último par de números indica a posição da habilidade na numeração sequencial do campo de experiências para cada grupo/faixa etária (sem relação com ordem ou hierarquia).

Dessa forma, as metas para educação infantil de acordo com a BNCC sempre vão incluir códigos no planejamento de atividades.

50 Atividades Práticas: Exemplos por Campo de Experiência e Faixa Etária

Veja a seguir quais são os 5 campos de experiência da educação infantil e os tipos de atividades que você pode elaborar para suas aulas para Educação Infantil, com base nos campos de experiência da BNCC e com os objetivos de aprendizagem da BNCC para a educação infantil.

Quais são os 5 campos de experiência da educação infantil?

1. O eu, o outro e o nós

Neste campo podem ser desenvolvidas atividades como:

  • imitar os colegas;

  • vestir fantasias;

  • ouvir histórias;

  • ajudar a arrumar a mesa para as refeições;

  • jogar jogos de estratégia.

2. Corpo, gestos e movimentos

Aqui, estas atividades são recomendadas:

  • brincar com terra;

  • engatinhar;

  • dançar;

  • brincar com marionetes;

  • brincar de encaixar e empilhar;

  • achar objetos escondidos;

  • brincar de siga o mestre;

  • brincar de esconde-esconde;

  • jogar futebol.

3. Traços, sons, cores e formas

Os campos de experiência traços, sons, cores e formas envolvem atividades como:

  • pintar e misturar cores;

  • explorar diferentes texturas e pesos;

  • participar de jogos musicais;

  • identificar sons da natureza;

  • cantar;

  • brincar com massinha através de modelagem;

  • contar histórias;

  • fazer dobraduras.

4. Escuta, fala, pensamento e imaginação

Atividades sugeridas para este campo:

  • fazer jogos rítmicos;

  • repetir poesias;

  • fazer diferentes traços em cartolina;

  • desenhar as letras;

  • criar sons;

  • reconhecer personagens;

  • brincar de cozinhar, organizando as etapas de cada processo;

  • recontar histórias.

5. Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações

Neste campo, há muitas opções em atividades:

  • fazer deslocamento em locais com obstáculos;

  • explorar o olfato;

  • empilhar objetos;

  • dividir materiais;

  • descrever seu físico;

  • nomear partes do corpo;

  • brincar de vender frutas;

  • saber ver o dia no calendário;

  • desenhar e explicar fenômenos naturais.

Com essas dicas sobre os campos de experiência da BNCC para Educação Infantil ficou bem mais fácil elaborar seus planos de aula para a educação infantil, não é mesmo?

Quais são os eixos da educação infantil de acordo com a BNCC?

Os eixos da Educação Infantil de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são organizados em dois grandes eixos estruturantes: interações e brincadeiras.

Os eixos da educação infantil orientam as práticas pedagógicas e a organização dos ambientes educativos na Educação Infantil, visando ao desenvolvimento integral das crianças.

Interações

As interações são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e incluem as relações que elas estabelecem com adultos e outras crianças. Esses momentos são essenciais para o desenvolvimento social, emocional, cognitivo e motor. As interações promovem a troca de experiências, a construção de conhecimentos e o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da identidade.

Brincadeiras

As brincadeiras são atividades naturais e essenciais na vida das crianças, sendo consideradas como a principal forma de expressão e aprendizagem na infância. Por meio das brincadeiras, as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem a imaginação, a criatividade, a autonomia, e constroem conhecimentos sobre si mesmas, os outros e o ambiente. As brincadeiras promovem o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.

Quais são os códigos dos campos de experiência da educação infantil?

Os códigos dos campos de experiência na Educação Infantil, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seguem um padrão que facilita a identificação e a organização dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Cada código da BNCC para educação infantil é composto por uma sigla que representa o campo de experiência e uma sequência numérica que indica a faixa etária e o objetivo específico.

Para saber qual código da BNCC para educação infantil usar, você deve seguir

Exemplo de códigos da BNCC para educação infantil

Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)

Campo de experiências: O eu, o outro e o nós

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

  • (EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos;
  • (EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa;
  • (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos;
  • (EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras;
  • (EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso;
  • (EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.

Para entender:

EI01EO01

  • EI – o primeiro ar de letras indica a etapa de educação infantil;
  • 01 – o primeiro par de números indica a faixa etária;
  • EO – o segundo par de letras indica o campo de experiências:
    • EO – O eu, o outro e o nós
    • ET – Corpo, gestos e movimentos
    • EF – Traços, sons, cores e formas
    • TS – Escuta, fala pensamento e imaginação
    • CG – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
  • 01 – o segundo par de números representa a posição da habilidade na numeração do campo de experiências para cada grupo/faixa etária.

Perguntas e Respostas

1. Quais são os 5 campos de experiência da BNCC?

Os 5 campos são: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Cada campo organiza atividades específicas para o desenvolvimento infantil.

2. Como aplicar os campos de experiência na prática?

Através de atividades lúdicas como brincadeiras, jogos musicais, contação de histórias e exploração sensorial. Cada campo tem objetivos específicos por faixa etária (bebês, crianças pequenas e bem pequenas) que devem ser seguidos no planejamento pedagógico.

3. O que são os códigos da BNCC para educação infantil?

São códigos alfanuméricos como EI01EO01 que identificam: etapa (EI), faixa etária (01), campo de experiência (EO) e objetivo específico (01). Eles facilitam a organização e identificação das habilidades no planejamento educacional.

4. Qual a diferença entre campos de experiência e disciplinas tradicionais?

Os campos de experiência organizam o aprendizado por vivências integradas, não por matérias separadas. Focam no desenvolvimento integral da criança através de experiências significativas, respeitando as especificidades da educação infantil.

5. Como elaborar atividades seguindo a BNCC?

Identifique a faixa etária, escolha o campo de experiência adequado, consulte os objetivos específicos (códigos) e crie atividades lúdicas que promovam o desenvolvimento esperado. Sempre considere os direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

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