Quem busca se estabelecer no mercado de trabalho em uma área consistente e em pleno crescimento pode apostar no cargo de auxiliar de almoxarifado. Há sempre boas vagas em empresas grandes, médias e pequenas voltadas a essa área profissional, já que a atuação nas atividades de estoque demanda pessoas cada vez mais preparadas.

Trabalhar em um almoxarifado está longe de ser uma tarefa simples, é preciso ter total organização, controle, responsabilidade, entre outros valores imprescindíveis. A qualificação deve ser frequente, por isso torna-se essencial estudar através bons cursos online para não ficar estagnado.

Aqui no Educamundo oferecemos uma opção perfeita para a capacitação, atualização e aperfeiçoamento dos interessados: o Curso Online Auxiliar de Almoxarifado.

Cursos a distância como esse apresentam informações fundamentais sobre a área, desde pontos básicos até aqueles mais complexos - não é a toa que este curso online já foi realizado por centenas de alunos do portal. Se você gostou dessa proposta e o cargo lhe chama atenção, selecionamos alguns tópicos básicos para te apresentar essa área. Leia com atenção, confira os detalhes e não deixe de se preparar com nosso curso de almoxarife.

Guia da carreira do auxiliar de almoxarifado

Importância do estoque para as empresas

Esqueça aqueles locais insalubres, escuros e sujos em que tudo ficava "jogado", fora de lugar e sem o mínimo controle. Há tempos esses lugares não existem mais em muitas empresas, sobretudo aquelas que se preocupam com a integridade, qualidade e controle de seus produtos e materiais. O estoque já deixou de ser apenas um depósito e atualmente é tratado como um dos principais espaços de praticamente toda corporação, que precisa ser zelado e organizado frequentemente por almoxarifes e seus auxiliares.

Embora toda a gestão, o planejamento e as responsabilidades operacionais sejam realizadas por esses profissionais, cabe também ao setor logístico atuar diretamente nas atividades ligadas a estoques, almoxarifados, depósitos e silos de empresas de todos os portes. Tudo que está lá faz parte do investimento da corporação, aquilo que será movimentado sobretudo para a venda e geração de capital.

Um estoque pode ser tanto de matéria-prima, produtos fabricados ou mercadorias prontas para serem comercializadas. Embora a qualidade seja o maior mérito desses itens, a quantidade é variável conforme as demandas, níveis, fluxos e movimentações de acordo com determinado período – não é à toa que entradas e saídas de estoque são processos comuns e rotineiros.

De acordo com o Sebrae, toda empresa deve se preocupar com duas situações: o estoque mínimo e o estoque de segurança. Desde que bem alimentados, dificilmente acontecerão problemas de reposição, perda ou falta de produtos. Além disso, é importante pensar em otimizar os recursos buscando um gerenciamento cada vez mais aprimorado dos mesmos.

Tal rotina é fundamental para diversos setores – contabilidade, administração, logística,  comercial e até marketing -, porém quem lida diretamente com todos os insumos, seu controle e organização são, conforme já citamos, os estoquistas ou almoxarifes. É sobre essa função que trataremos melhor no próximo tópico para você conhecer e se animar ainda mais a fazer o curso online relativo ao cargo.

Introdução e importância da função estoquista/almoxarife

Receber, registrar, organizar, atualizar, entre todas as ações referentes aos insumos de uma empresa, são parte da função de um estoquista, chamado também de almoxarife ou auxiliar de almoxarifado, dependendo da corporação onde atua e da responsabilidade dos serviços que exerce. Além de trabalhar diretamente no local, esse profissional é um apoio essencial para a equipe comercial, de logística e expedição.

A manipulação e o fácil acesso à extensa gama de produtos disponíveis no almoxarifado dependem de atividades analíticas realizadas pelo estoquista, assim como a verificação da qualidade, dos defeitos e de tudo que compõe os itens fisicamente. Desde que haja uma boa avaliação e controle, a empresa não perde praticamente nada e mantém seus bens assegurados para comercialização.

Há quem diga que o estoquista é mais voltado para a área de preservação de produtos e o almoxarife ligado à documentação dos mesmos, mas em geral as duas funções são complementares e agregadas ao trabalho de um único funcionário. No caso do auxiliar, provavelmente ele atuará na parte operacional, enquanto seus superiores cuidam de toda a gestão do local. Para todos os casos, a responsabilidade é a mesma, assim como a necessidade de se qualificar – com bons cursos online – e colocar as normas de controle, segurança e organização em prática.

O salário de um iniciante vai de 1000 a 1500 reais dependendo da corporação e seu porte. Um almoxarife ou estoquista profissional pode ganhar mais de 2000 reais, valor que aumenta conforme o crescimento no cargo. Para começar nessa área, é necessário ensino médio completo, noções de informática, matemática e lógica, bem como cursos complementares voltados ao ramo – como o curso de almoxarife que oferecemos no Educamundo, por exemplo.

Dependendo das habilidades e da dedicação, com o tempo, um auxiliar pode crescer na carreira e ser promovido até para outros campos, como logística e expedição. Para isso, basta se atualizar sempre com ótimos cursos online com certificado, ser proativo, responsável e pensar em seguir bons caminhos na sua formação profissional.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Tipos de estoque

Além de saber o que faz um auxiliar de almoxarifado, você tem ideia de quais são os tipos de estoque existentes? Pois é, são muitas versões a depender do tamanho e das atividades da empresa, que pode ser tanto uma indústria enorme quanto um pequeno varejo. Em todo caso, vale a pena se organizar e considerar cada nível de estoque para não passar apuros:

  • Estoque de segurança: também chamado de estoque mínimo, é aquela quantidade de produtos que nunca pode faltar, um nível essencial para toda empresa. Deve ter sempre um ponto de equilíbrio e reposição suficiente para cobrir problemas e evitar adversidades, como a falta ou a perda de itens.
     
  • Estoque de antecipação: é aquele que visa suprir uma demanda futura, de modo a antecipar uma situação sazonal – na maioria dos casos – ou quando a saída está aumentando, tornando a movimentação relevante. Embora um pouco inconstante, pode render bons ganhos se bem administrado.
     
  • Estoque de contingência: o estoque de garantia, utilizado para cobrir falhas operacionais, adversidades logísticas, entre outros contratempos. A quantidade vai um pouco além do mínimo.
     
  • Estoque máximo: o número extremo de insumos que devem ser comprados e armazenados a ponto de suprir a demanda. Muitas vezes o setor comercial aproveita uma promoção do fornecedor para comprar mais do que o estoque seguro, e tudo que ultrapassa esse mínimo se enquadra nessa categoria.
     
  • Estoque de ciclo: considera a sazonalidade e determinados períodos para definição de qual produto é mais importante ou deve ser destacado na comercialização. Exemplo: durante o inverno, o produto A deve ser mais abastecido que o B, que tem maior saída no verão. Essencial para o planejamento do estoque e trabalhado comumente pelos setores de compras e vendas.

Esses são alguns exemplos principais, lembrando que ainda há outros níveis existentes, como o estoque em trânsito, o estoque consignado, estoque de proteção, estoque inativo... todos são listados detalhadamente no Curso Online Auxiliar de Almoxarifado e em cursos a distância voltados à indústria e tecnologia do Educamundo.

Organização interna dos estoques

Chegamos a um dos pontos principais do trabalho do almoxarife: a organização de almoxarifado e de seu mix de produtos. Todos os funcionários que laboram no local são responsáveis por sua estrutura, da limpeza à iluminação, do acesso ao registro e manipulação de produtos. Um depósito bem arrumado deve ser prioridade para facilitar o trabalho tanto dos funcionários quanto de outros setores da empresa.

Desse modo, vale a pena considerar algumas dicas principais de organização de almoxarifado, lembrando que há ainda mais ideias presentes no curso online referente do portal:

  • Atenção à saída e entrada de produtos, identificando o que é e para que serve cada insumo, sua validade, suas características físicas, periculosidade e quaisquer outros detalhes;
     
  • Ordenação completa de acordo com as regras estabelecidas pela empresa ou por órgãos reguladores, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Sabia que o estoque pode ser fiscalizado por essas entidades quando menos se espera? Pois é.
     
  • Metodismo nas operações técnicas e estratégicas, sobretudo na avaliação dos produtos periodicamente, sua contagem e conferência no estoque. Qualquer defeito deve ser documentado e comunicado à gestão do almoxarifado;
     
  • Limpeza é primordial e nunca deve ser deixada de lado. É bom ficar ciente de que o auxiliar de almoxarifado precisa zelar pelo estoque diariamente, higienizando o local com frequência e de acordo com a necessidade;
     
  • Informatização faz toda a diferença na organização de almoxarifado. É fundamental saber manipular sistemas de cadastro e registro de produtos, bem como aqueles que ajudam no inventário e demais atividades comuns no estoque.

Fique atento: quanto mais um auxiliar de almoxarifado se aperfeiçoa, maiores são as chances de crescimento e reconhecimento na função. Além de um bom curso de almoxarife, não deixe de estudar com cursos online com certificado voltados a áreas complementares.

auxiliar de almoxarifado

Movimentações internas de produtos

Independente do objetivo, movimentações de produtos ocorrem cotidianamente no estoque de uma empresa. No aspecto interno, esses processos podem influenciar diretamente no trabalho caso não sejam avisados, registrados ou esclarecidos. Imagine se alguém tira um produto da prateleira e não justifica essa ação? Isso pode ocasionar um sério problema, sobretudo em corporações que possuem estoques totalmente sistematizados.

A lógica dinâmica é o ponto fundamental a ser dominado pelo auxiliar de almoxarifado, ou seja, a saída e a entrada de produtos que acontece recorrentemente. Nesse meio, inclui-se uma série de transações: recebimento de mercadorias, conferência, anotação e documentação de defeitos, eventuais contatos com gestores e fornecedores, análises gerais, entregas, entre outras.

A relação de consumo (saída) x reposição (entrada) pode parecer desafiadora em um primeiro momento. Há dias em que as entregas serão latentes, com a chegada de milhares de produtos, já em outros é necessário carregar o máximo de produtos para os pontos de venda. Tais atividades comerciais podem confundir os principiantes, mas com o tempo e a habilidade, se tornam mais simples e corriqueiras.

Em todo caso, o auxiliar de almoxarifado deve manter qualquer ação documentada ou ao menos anunciá-la aos seus gestores. O trabalho no estoque é árduo, por isso convém se atentar a cada detalhe e ter o pleno domínio de cada movimentação interna, assim tudo se mantém organizado. Parece complicado? Uma dica legal é recorrer ao Curso Online Controle de Materiais‍ para ter uma melhor noção desse tópico. Vale a pena estudar com essa opção e se inteirar sobre o que faz um auxiliar de almoxarifado de modo completo.

Método Fifo e Método Lifo

Se as movimentações são frequentes e devem ser cada vez mais otimizadas, cabe ao almoxarife recorrer a uma série de métodos auxiliares, dos quais se destacam três fundamentais:

O método FIFO, First in, First Out, conhecido como "Primeiro a entrar, primeiro a sair", se aplica conforme a demanda de chegada ao estoque. O que vem antes tem prioridade e assim por diante, formando definitivamente uma fila, para movimentar os itens antigos e evitar sua estagnação. Geralmente esse processo se aplica também no ponto de venda, em que as mercadorias mais novas são colocadas atrás daquelas que já estão expostas.

Já o método LIFO (Last in, First Out) considera o último a entrar como primeiro a sair, ou seja, tudo o que é recente terá alta e frequente movimentação, sem permanecer muito tempo no estoque. É um procedimento vantajoso para produtos com alto giro, assim como opções promocionais ou que são tendência no mercado. Do contrário, não é vantajoso por favorecer o "envelhecimento" dos itens e até uma consequente perda.

Em nossos cursos online voltados à logística e merchandising esses conceitos têm amplo espaço, justamente porque são os mais valorizados por muitas organizações atualmente – por isso devem ser conhecidos pelo auxiliar de almoxarifado.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Controle físico e contagem periódica

Por fim, citamos o controle físico do estoque e a contagem periódica dos materiais, outras tarefas que ajudam a responder o que faz um auxiliar de almoxarifado. Eis o famoso inventário no qual muita gente fala, porém poucos sabem definir sua funcionalidade e benefícios.

De modo geral, o inventário de estoque é uma lista controlada que mostra todos os itens de poder de uma empresa, armazenados internamente ou externamente. Atualmente, tal processo é realizado de maneira totalmente sistematizada, seguindo padrões definidos até pelas Normas Brasileiras de Contabilidade – afinal, tudo que está no estoque tem valor e é parte do investimento da empresa.

A contagem deve ser realizada de acordo com um período estabelecido, seja anual, mensal ou semanal. Porém, quanto maior o tempo, o controle pode ser afetado e problemas podem surgir. Embora seja comum aparecerem erros nas quantidades ou valores, quanto melhor o alinhamento do sistema com os produtos físicos, mais vantagens para a empresa (assim como os gastos e ganhos). Vale destacar também que é primordial que toda corporação tenha um Registro de Inventário, essencial para a gestão de estoque e para áreas como contabilidade e administração.

Desvende tudo sobre almoxarifado e estoque com cursos online

Essas são apenas algumas informações abordadas no Curso Online Auxiliar de Almoxarifado que oferecemos no Educamundo, fundamentais para lhe deixar instigado a realizá-lo, conhecer e até seguir de vez essa função. Aproveite a flexibilidade e a autonomia dos cursos online com certificado para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar nessa e em diversas áreas.

Inscreva-se no portal investindo uma taxa única de R$69,90 e tenha acesso ilimitado a todos os cursos a distância do Pacote Master por um ano. Escolha o curso online que mais te chama atenção dentre as mais de 1200 opções e comece a dar um plus em sua formação profissional. Você não vai se arrepender!

Faça sua matrícula e nunca deixe de se aprimorar. Tem dúvidas sobre o ensino a distância? Quer saber mais sobre o cargo de almoxarife ou outra questão? Deixe um recado pra gente. Esperamos que tenha gostado, até breve!