Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

A importância do auxiliar administrativo nas organizações

aux-adm-enfoque-02-1

O mundo contemporâneo, representado principalmente por inovações e descobertas na ciência e tecnologia e pela globalização – que refletiram em mudanças sociais, culturais e econômicas – trouxe grandes desafios ao homem. Parte desses desafios vêm do mercado de trabalho: acompanhar as mudanças em seu campo de atuação e ampliar o conhecimento de modo a aprimorar ou criar novas formas de pensar e novos conceitos. São profissionais com esse perfil que estão espaço nas organizações – públicas ou privadas.

Entre esses profissionais há alguns que todas as organizações têm em comum: os que trabalham no setor da administração, área essencial para o funcionamento de empresas e instituições. Nesse cenário, há um cargo que tem um papel bastante importante, pois é quem atua na parte operacional e burocrática: o auxiliar administrativo, cuja função é nosso assunto neste artigo.

O auxiliar de administração tem que estar afiado para exercer o seu trabalho frente às corporações e órgãos públicos. Para isso, têm que contar com ferramentas que o auxiliem a aprimorar seus conhecimentos – um curso de auxiliar administrativo, por exemplo. Para que você tenha uma ideia, e para reforçar a necessidade de capacitação, no primeiro semestre de 2017, quase 120 mi jovens foram contratados como aprendizes na área de auxiliar administrativo

Os cursos online estão entre as inovações que o século 21 trouxe, e são excelentes opções para qualificação profissional, principalmente pela funcionalidade da modalidade a distância, que permite que o cursista estude a qualquer momento e de qualquer lugar.

Acompanhe nosso artigo e conheça alguns tópicos que são parte do curso online Auxiliar Administrativo, assim como as várias dicas de cursos a distância que daremos ao longo do texto.

O ambiente de trabalho das organizações

Seguindo os pontos abordados em um curso de assistente administrativo, falaremos sobre o ambiente de trabalho. Essa questão levanta a discussão sobre um espaço favorável ao trabalho de todos e que está diretamente relacionado aos resultados dos colaboradores.

Conhecer o ambiente de trabalho é essencial à função do auxiliar administrativo, por ser parte desse grupo de colaboradores e por ter um cargo que, por sua natureza, integra setores e departamentos, assim como integra clientes com seus colegas de trabalho, ao realizar o atendimento.

Entre alguns aspectos de ambientes favoráveis ao bom desempenho dos funcionários, podemos citar:

  • Integração – para que isso aconteça e se chegue a um espaço agradável e no qual os trabalhadores se sintam satisfeitos e com seus anseios atendidos, há alguns itens essenciais. Um deles é a integração e, para isso, é preciso que a empresa se empenhe em achar meios de construir uma equipe coesa. Palestras, reuniões, debates e até eventos mais informais e interativos, como happy-hours, almoços e confraternizações são excelentes de forma de promover a integração entre os colaboradores.

  • Valorização dos colaboradores – reconhecer os bons resultados e recompensar a equipe é um ótimo fator de motivação.

  • Crescimento do trabalhador – o crescimento dos colaboradores pode ter a contribuição da organização, por meio de capacitações, por exemplo. Workshops, debates e cursos na área administrativa são exemplos de comprometimento da empresa com os seus funcionários. Cursos a distância podem ser uma ótima forma de a empresa proporcionar o aprimoramento das competências de seus funcionários.

Cursos online oferecem uma diversidade de conteúdos interessantes, capazes de estimular e motivar trabalhadores, e o empreendedor certamente entende que, ao fazer um curso online, seu funcionário estará se qualificando para trazer melhores resultados à empresa.

Os cursos online com certificado podem ser oferecidos pelas organizações a suas equipes de trabalho, em forma de capacitação, atualização ou aperfeiçoamento, valorizando o trabalhador e o seu currículo profissional.  

Cursos a distância quebraram as barreiras físicas e geográficas e se tornaram uma das melhores opções para quem precisa se qualificar e quer facilidades como flexibilidade de e autonomia sobre seus horários de estudo.

Curso de auxiliar administrativo

Curso de auxiliar administrativo e as rotinas administrativas

Saber o que faz um auxiliar administrativo é o primeiro passo à sua qualificação. Um curso de auxiliar de escritório proporciona conhecimentos sobre as rotinas administrativas, pontos cruciais à sua boa formação.

Vamos lembrar que o mercado de trabalho está bastante exigente, apesar da escassez de talentos nessa função, segundo pesquisa realizada em 2016. Portanto, pense em cursos online com certificado como excelentes formas de incrementar o seu currículo e, é claro, de aprimorar e ampliar o seu capital intelectual. Veja a seguir algumas das rotinas mais comuns no dia a dia do assistente administrativo.

Dica: vários concursos públicos têm vagas para auxiliares administrativos, portanto, cursos na área administrativa  ajudam muito com o conteúdo, preparando o concurseiro para se dar bem na prova. Além disso, há a possibilidade dos cursos online com certificado ajudarem na prova de títulos, dando uma boa classificação ao candidato.

Comunicação e atendimento telefônico

A comunicação, tanto interna quanto externa – é um dos elementos mais importantes do funcionamento de uma organização. Em um curso de auxiliar administrativo você verá que parte das funções atribuídas ao auxiliar é atender os clientes internos e externos. Usa-se muito a função “atendimento telefônico”, mas em tempos em que a comunicação flui por vários canais, aplica-se o termo “atendimento nos canais de comunicação da CAP (central de atendimento ao público)”, constituída por telefone, email e Skype, por exemplo.

O atendimento telefônico tem grande importância nas organizações, pois é o primeiro contato do cliente como a empresa, e o que se espera é que esse atendimento deixe uma boa impressão e que o cliente seja bem atendido. O curso de auxiliar de escritório tem uma parte somente dedicada a isso, com dicas e técnicas para treinar o auxiliar administrativo para o atendimento a canais de comunicação. Inclusive, há em nosso portal cursos na área administrativa totalmente voltados ao atendimento ao público, como o Curso Online Excelência no Atendimento ao Público e o Curso Online Básico de Telefonista.

Tanto no atendimento telefônico quanto no presencial, é preciso que o profissional saiba se expressar bem, com clareza e objetividade. Nota-se nesse quesito, a importância da comunicação. O tema “comunicação” é tratado no curso de assistente administrativo do nosso portal e também é o mote principal do Curso Online Comunicação e Linguagem, um grande aliado de profissionais competentes.

Nota Fiscal e outros documentos importantes

Entre as funções do profissional auxiliar de administração, que são amplamente tratadas em um curso de assistente administrativo, estão as direcionadas a determinados setores. Por exemplo: um assistente administrativo fiscal vai ter funções específicas do setor, como organizar, controlar e lançar notas fiscais, controlar a devolução de mercadorias feita por clientes e várias outras atividades relacionadas.

A nota fiscal é um documento de extrema importância, pois além de dar ao consumidor todas as informações sobre o produto que ele adquire e lhe assegurar direitos como garantia do bem, ela é a forma de controle das empresas, assim como a comprovação da arrecadação de impostos.

Em um curso de auxiliar administrativo você vai aprender que quem vai definir exatamente o que faz um auxiliar administrativo é a descrição do cargo dado pela empresa, uma vez que ela adaptará as funções às suas necessidades. Por exemplo: o auxiliar responsável pelo controle de notas fiscais e mercadorias poderá não ter a função de atender os clientes.

O trabalho com documentos importantes também pode ser da alçada do assistente de administração. O controle de arquivos e documentos é um dos processos administrativos tratados tanto em um curso de auxiliar de escritório quanto em um curso online exclusivamente sobre a temática. No Enfoque Capacitação o assunto é estudado no curso online Auxiliar Administrativo e de forma bem aprofundada pelo Curso Online Controle de Arquivo e Documentos.

Onde fazer um curso de auxiliar administrativo online

Neste artigo você teve uma ideia sobre o que faz um auxiliar administrativo, mas há muito mais a aprender. Conheça o Curso Online Auxiliar Administrativo do Enfoque Capacitação, que é um dos melhores cursos online do mercado e que tem um departamento de pedagogia trabalhando continuamente para oferecer conteúdos de qualidade e atualizados.

Para ter acesso a esse curso online voltado à área administrativa e a todos os outros que o portal oferece, basta fazer a sua inscrição. O investimento é de apenas {preco_matricula} que lhe dá acesso direto a todos os cursos do Pacote Master durante um ano inteiro. Mais de 160 mil alunos já comprovaram a eficácia de nossos cursos, agora é a sua vez.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe-o com seus colegas e amigos e nos deixe a sua opinião. Até breve!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.