Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Automação industrial no Brasil: cenário e desafios

Instrumentacao-e-automacao2-1-1

A automação industrial não é algo recente nas indústrias brasileiras, no entanto nem sempre é tratada como prioridade.

Em uma análise rápida, pode-se dizer que a automação industrial no Brasil carece de investimentos em melhorias e precisa disso urgente, pois a indústria 4.0 já está batendo à porta.

Mas quais são seus principais desafios? Como está o cenário da automação no Brasil? Quais as perspectivas para os próximos anos?

Acompanhe o post e fique por dentro desse assunto. Conheça outros aspectos relacionados à automação e instrumentação industrial e saiba como se capacitar na área.

 

Confira nosso curso online Instrumentação e automação industrial

 

- idC7zOAAAAAElFTkSuQmCC

A automação industrial no Brasil em foco: como se apresenta hoje

O fortalecimento da economia depende do poder das indústrias em termos de vantagem competitiva, qualidade dos produtos, capacidade de produção e domínio do volume de produção, entre vários outros fatores.

Processos confiáveis e mais eficientes proporcionam esses resultados e colocam as indústrias em foco nos mercados interno e externo.

Tudo isso começou a melhorar e a apresentar resultados mais satisfatórios a partir das transformações nos sistemas produtivos com a automação e instrumentação industrial, consolidadas na segunda metade do século 20 e evoluídas pelo surgimento de novas tecnologias e “novas parcerias”, como a automação industrial e robótica, de umas décadas pra cá.

Aliás, sobre isso, tem este ótimo artigo e uma boa recomendação de leitura: Automação industrial e robótica: um panorama sobre os avanços tecnológicos.

O que é automação da manufatura

Manufatura indica os processos que sofrem as matérias-primas para se tornarem outros produtos ou até mesmo outras matérias-primas. Esse conceito está diretamente ligado às indústrias de transformação, que promovem esses tipos de alterações. 

Portanto,se você quer saber o que é automação da manufatura, deve saber que são os meios automáticos adotados por esses tipos de indústria para melhorarem seus processos produtivos e alcançarem resultados cada vez mais positivos.

Importante salientar que a manufatura passa por um upgrade: a manufatura avançada, em que a inovação tecnológica é uma forte aliada na busca por redução de custos e aumento da produtividades e competitividade.

automacao-industrial-brasil

Controle e automação: principais desafios

Os principais desafios do controle e automação dos processos nas indústrias brasileiras podem ser resumidos em três pontos principais:

1. A estagnação da automação industrial no país

São vários os fatores pelos quais a automação industrial está parada, sem melhorias e atualizações. Um deles é a instabilidade econômica, resultado da grave crise que assolou o país nos últimos anos.

Cenários de crise freiam os investimentos em máquinas, equipamentos e demais recursos necessários para que as indústrias se modernizem.

2. Os medos do empresário da indústria

O item anterior já expôs um dos principais receios dos empresários, que é investir em tempos instáveis. Além desse, outro receio é garantir o retorno do investimento quando se tem que enfrentar uma concorrência desleal, que é a de produtos baratos, vindos de países com mão de obra barata.

3. Os motivos para investir

Os dois pontos anteriores mostram exatamente por que os investimentos em automação são necessários. Para se mostrar competitiva, a indústria precisa se renovar e aumentar sua vantagem competitiva.

Para isso, deve criar estratégias de investimento em automação industrial e preparar-se para encarar de frente tanto os cenários de instabilidade quanto os concorrentes – com isso ganhar destaque e conquistar novos mercados.

A indústria 4.0 e o futuro dos processos industriais automatizados

Melhorar cada vez mais os processos industriais automatizados é o objetivo das indústrias, principalmente as de transformação. No entanto, no cenário global, o Brasil está atrasado nessas inovações.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), para o Brasil acompanhar a economia mundial no que diz respeito à automação e digitalização, será preciso esforços mais consistentes em estratégias que promovam a modernização das plantas fabris.

Veja o que diz o artigo, a respeito desse cenário de inovação:

“De acordo com o Índice Global de Inovação, editado pela Universidade de Cornell e pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi), o Brasil está na 69ª posição entre 127 países pesquisados. Está atrás de economias menores, como Chile, Costa Rica, México e Panamá.”

Para melhorar, é preciso que haja consciência dos empresários e investimentos por parte do governo, em programas de incentivo às indústrias.

Os benefícios da indústria 4.0 dando novos ares aos processos fabris são vários, veja alguns:

  • O uso da tecnologia pelas “fábricas inteligentes” aumenta o poder de customização, a eficiência e a produtividade.

  • Há uma redução no prazo para lançamento de novos produtos.

  • A troca de informação entre os equipamentos acontece em tempo real. Exemplo: compras e estoques “conversam” agilizando a logística e otimizando processos da cadeia produtiva.

Você sabia?

Qual a diferença entre automação e mecanização? Embora pareçam significar a mesma coisa, as definições de automação e mecanização são diferentes, veja:

  • Mecanização: é quando o trabalho humano é trocado pelo de uma máquina.

  • Automação: quando se deixa a máquina inteligente, a fim de melhorar o processo de produção.

Há muito mais para abordar sobre automação e instrumentação industrial. Nestes artigos você encontra outros tópicos interessantes, como simbologia da instrumentação, importante na identificação de peças, máquimas, equipamentos e suas funções, pirâmide da automação industrial e outros.

Aqui você pode ler sobre esses temas:

Você sabe a diferença entre automação e instrumentação industrial?

Pirâmide da automação industrial: conheça cada um de seus níveis

Fique por dentro da terminologia e simbologia da instrumentação

##lista_vantagens##

Capacite-se em instrumentação e automação industrial no Educamundo

Como você pode ver, o campo da automação e da instrumentação tem bastante a evoluir e, se hoje já demanda bastante procura por profissionais nessa área, a tendência é só crescer.

Cresça e evolua junto, faça nosso Curso Online Instrumentação e Automação Industrial, solidifique seus conhecimentos e prepare-se para o mercado de trabalho.

Por apenas {preco_matricula} você assina o Pacote Master e ganha acesso, durante um ano, a mais de 1.200 opções em cursos online. Nesse período, pode fazer quantos desses cursos quiser.

Os cursos online com certificado opcional do portal são elaborados por uma equipe pedagógica comprometida em disponibilizar materiais confiáveis e atualizados.

Inscreva-se agora mesmo e comece já seus estudos. Mais de 200 mil alunos já atestaram a qualidade de nosso ensino a distância, agora é a sua vez! Bons estudos e até nosso próximo post!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.