Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

AutoCAD para mercado de trabalho: principais funcionalidades

autocad-educamundo-02-1

Antigamente, os croquis e esboços eram indispensáveis para a criação de projetos arquitetônicos e de engenharia. Hoje, apesar destes recursos continuarem em cena no meio acadêmico e profissional, a maior procura é por profissionais qualificados em programas especiais para criar desenhos gráficos.

O AutoCAD surge como o expoente dessa área, muito utilizado por empresas e pessoas que atuam não só nos setores de engenharia e arquitetura, mas também no design de interiores, decoração, indústria automotiva e moveleira, entre outros.

Lançado nos anos 80 pela Autodesk, esse software continua chamando a atenção no mundo todo por sua versatilidade, organização e eficiência. Nesse sentido, o mercado têm valorizado os estagiários e profissionais que apresentam um curso de AutoCAD no currículo e as habilidades relativas.

Uma dica interessante é buscar alternativas que sejam eficientes, mas ao mesmo tempo, práticas, como é o caso do curso de AutoCAD online do Educamundo. O portal dispõe de uma grade incrível de capacitações a distância, que podem ser estudadas por meio de desktops e dispositivos móveis.

Se você pensa em aprimorar rapidamente as suas competências nesse software, considere o Curso Online AutoCAD de nosso portal. Nele, você poderá conferir as diversas aulas selecionadas por nosso departamento pedagógico dedicado, e treinar simultaneamente todos os comandos AutoCAD aprendidos.

Descubra os principais conceitos do AutoCAD, para quais áreas ele é fundamental e o porquê dele ser tão poderoso há mais de 30 anos. Vamos lá?

##lista_curso##

AutoCAD: por que ele é tão essencial?

Quem ingressa nos segmentos de engenharia e suas ramificações, arquitetura, design, produção de móveis ou peças de veículos, por exemplo, já imagina que deverá ter conhecimentos em desenho – isso é fato. Afinal, todos os produtos lançados nesses mercados devem ser pensados e desenhados por alguém com know-how em cada área.

O AutoCAD, por sua vez, foi desenvolvido para facilitar todo esse processo, pois com a globalização e a alta demanda das indústrias, não ficou tão viável utilizar projetos feitos manualmente, os quais demoravam dias para serem elaborados e poderiam atrasar ainda mais caso houvesse algum erro estrutural. O mercado já não possui tempo hábil para esperar o desenho ser refeito.

Por conta disso, há uma valorização dos profissionais, bem como os trainees e estagiários, que conhecem a fundo como trabalhar com os comandos do AutoCAD. Ele possui uma infinidade de ferramentas que são perfeitas para criar desenhos do zero, agilizando a inclusão de detalhes e facilitando a visualização.

O mais bacana é que o AutoCAD lhe dá a chance de criar projetos tanto bidimensionais, como é o caso das plantas baixas de construções, como tridimensionais, efeito ideal para produtos variados, como peças de automóveis, por exemplo, ou as estruturas completas de casas, com profundidade, altura e demais medidas importantes para planejar uma construção mais segura.

Felizmente, nosso curso de AutoCAD oferece um conteúdo programático completo, que mostra todas as vantagens de você aprender a trabalhar com a plataforma e ensina o passo a passo das principais ferramentas. Além dessa oportunidade de estudar AutoCAD online, você pode se beneficiar com outras capacitações do Educamundo, como a voltada para o ramo de Design Gráfico.

autocad

Áreas de atuação e o que criar a partir do AutoCAD

Se o mercado dá tanto valor para quem possui a formação em um Curso Online AutoCAD, não há dúvidas de que ele possui algo de especial. Com tantos anos de existência, o programa já passou por inúmeras reformulações e upgrades, apresentando a cada nova versão diversas melhorias em sua interface e funcionalidades diferentes.

Ao estudar em um curso de AutoCAD online, você adquire potencial para criar inúmeros projetos, podendo desempenhar funções como autônomo ou em empresas de muitos ramos, desde que tenha a formação técnica necessária. Elencamos abaixo as áreas de atuação para aqueles que se qualificam em um curso de AutoCAD e os materiais que podem ser elaborados através do programa, veja só:

Arquitetura

Esse segmento precisa de profissionais que elaborem projetos arquitetônicos diversos. Das casas mais simples a grandes edifícios, das praças aos monumentos, trata-se de uma área com muita necessidade de especialistas em AutoCAD 3D e 2D. 

São os arquitetos que fazem as plantas baixas de tudo o que será construído. Esses desenhos devem conter uma riqueza de detalhes para que saiam do papel como o planejado. No curso de AutoCAD há todas as etapas desse modelo de criação, que precisa de medidas e formas exatas, além da especificação dos materiais, das cores, dos nomes de cada cômodo, enfim, são dados essenciais.

As plantas baixas são criadas através dos comandos do AutoCAD bidimensionais, mas há os planejamentos de edificações utilizando-se o AutoCAD 3D que têm sido muito utilizados pelos escritórios de arquitetura para apresentar aos clientes, favorecendo a visualização de todos os compartimentos, detalhes, itens complementares, etc.  

Engenharia

O trabalho no AutoCAD 3D e 2D também é primordial para aqueles que estão se formando em engenharia ou já atuam no setor. Essa área, como todos sabem, possui variadas ramificações, e a maioria delas requisita o conhecimento em softwares de criação de projetos

  • Os engenheiros civis, por exemplo, podem se beneficiar de todos os comandos do AutoCAD para tirar do papel todos os projetos elaborados pelos arquitetos. 
  • Os engenheiros metalúrgicos, podem utilizar seus conhecimentos para criar as peças de carros, de máquinas, entre outras estruturas metálicas.
  • Os elétricos serão os responsáveis por incluir nos projetos as conduções de eletricidade pertinentes, incluindo todos as especificações.
  • Engenheiros hidráulicos também podem fazer uso da plataforma para planejar estações de tratamento ou incluir encanamentos viáveis em construções.

##lista_vantagens##

Indústria moveleira

Assim como há a pessoa que desenha roupas, joias ou construções, como vimos anteriormente, há aquela especializada em criar mobílias, tipo de trabalho que também é abordado pelo curso de AutoCAD online do Educamundo.

Aproveitando todas as ferramentas do AutoCAD 3D, os profissionais dessa área podem planejar móveis para as mais variadas finalidades: para projetos residenciais, corporativos e até para ocasiões especiais, como igrejas, hospitais, clínicas, supermercados, grandes eventos, etc.

Vale saber que a indústria de móveis planejados só cresce, sobretudo nas grandes cidades, onde as moradias tendem a ficar cada vez menores por conta do abastamento populacional. Por isso, se você tem interesse nesse segmento, obtenha destaque se qualificando no Curso Online AutoCAD aqui do portal.

Aliás, não só esse setor conta com a ajuda do Educamundo. Na verdade, ele é reconhecido como a melhor escolha para os estudos em dezenas de áreas de atuação. Mais de 200 mil alunos já comprovaram a eficiência dos cursos a distância disponibilizados no Pacote Master, o que acha de entrar para esse grupo?

Faça sua inscrição! O investimento único que você deve fazer é de {preco_matricula}, válido por um ano inteiro. Por esse valor você tem acesso garantido aos mais de 1.200 capacitações de nossa grade, incluindo o Curso Online AutoCAD.

Mude os rumos de sua vida profissional: aprenda tudo sobre essa plataforma incrível, continue se qualificando em outros cursos interessantes e alcance seus objetivos!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.