Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Conheça e entenda melhor as atribuições de um cartório

2-7

Querendo ou não, você precisou ou ainda irá precisar, em algum momento da sua vida, ir a um cartório físico ou visitar sites especializados de cartório online 24h, seja para solicitar certidão de nascimento, de casamento, de óbito ou fazer registro de firma.

Pelo fato de existir diversos tipos de cartório e cada um deles ter uma finalidade diferente, decidimos escrever o presente artigo especificando as atribuições de cada um deles para que você saiba a qual recorrer caso tenha necessidade. Confira!

Tipos de Cartório e suas finalidades

Como mencionado, existem alguns tipos de cartório e cada um deles tem uma atribuição e, portanto, é necessário conhecê-los para saber qual cartório procurar quando você precisar.

Temos os seguintes tipos:

  • Cartório de Registro Civil – possui atribuição extrajudicial e é responsável pelo registro de documentos relativos a vida civil do cidadão, como o registro de nascimento, casamento, mudança de nome, divorcio, filiação, óbito, entre outros.

  • Cartório de Notas – também conhecido como tabelionato de notas, é responsável pela realização de autenticação de documentos, reconhecimento de firma, testamento, lavraturas, procurações, inventários, entre outros.

  • Cartório de Registro de Imóveis – possui como atribuição armazenar toda e qualquer informação relevante relacionada a imóveis, como o seu histórico, localização, titularidade e até mesmo se possui ônus.

  • Cartório de Protesto – é onde ficam registrados os protestos de valores inadimplentes, de forma pública formal e solene, ficando este registro ativo até o momento do pagamento da dívida por parte do devedor, sendo que esta pode ser proveniente de boletos não pagos, cheques, notas promissórias, entre outros.

  • Cartório de Registro de Títulos e Documentos – local onde ocorre o registro de todo título e/ou documento que não esteja englobado nos cartórios citados anteriormente, dentre estes podemos citar poesias, músicas, notificações extrajudiciais, contratos, acordos, entre outros.

Serviço dos Cartórios

É válido mencionar que nem todos os serviços realizados nos cartórios são cobrados, normalmente o registro de nascimento e óbito, podem ser solicitados gratuitamente por qualquer pessoa.

No entanto, é preciso ficar atento às regras e convenções estabelecidas em sua região, pois a cobrança por serviços e os valores cobrados podem variar de acordo com seu estado.

Também outra informação importante é que, caso você esteja precisando de alguma segunda via de documento/certidão e não tem tempo de se dirigir para pegar em um cartório, você pode fazer a solicitação online.

Por meio de sites especializados é possível solicitar qualquer tipo de certidão, mas para o serviço funcionar de acordo com o esperado você precisa saber qual cartório deverá dirigir sua solicitação.

Considerações finais

Como você pode ver diante do que expomos no presente artigo, é praticamente impossível não precisar dos serviços de um cartório em algum momento de sua vida, porém, agora, você já tem uma boa ideia de qual o tipo de cartório certo para atender cada uma de suas necessidades.

E ai caro leitor, gostou do artigo? Já sabe quais são as diferenças nas atribuições de cada tipo de cartório? Aproveite o espaço para comentários abaixo e compartilhe conosco a sua experiência!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.