O atendimento ao público é uma das principais vias de contato das organizações com seus clientes, senão a mais importante. É através dele que você, como empresa, poderá auxiliar na resolução de alguma dúvida relacionada ao seu produto ou serviço. Além disso, com um atendimento ao cliente de excelência você pode encantá-lo e criar uma conexão cada vez mais forte agregando valor ao seu negócio.
Para criar essa conexão é preciso que a empresa tenha uma equipe de atendimento capacitada que consiga resolver todas as pendências e daí entra o treinamento da equipe que pode ser feito com cursos online, workshops e demais fontes de informação.
Se você está em busca de aprender mais sobre como fazer um atendimento ao público de excelência, nós do Educamundo criamos um curso completo sobre o tema e neste artigo vamos reunir algumas dicas para você conseguir realizar um atendimento diferenciado.
Pronto para isso? Então continue lendo que explicaremos tudo neste artigo.
Atendimento ao público
O que a empresa precisa ajustar para um ótimo atendimento ao público e para que consiga fidelizar seus clientes? Segundo um relatório da Zendesk, o preço do produto ou serviço é um fator determinante para fidelização de clientela, mas o atendimento ao público também se destaca, vindo logo em seguida na preferência do consumidor.
Isso nos mostra o quão importante é dar atenção a essa etapa.
Um atendimento ao cliente ruim pode resultar em uma péssima experiência e prejudicar a imagem da sua marca que além de afastar o seu cliente, vai jogar pra longe também os seus futuros compradores.
O que é um atendimento de excelência?
Atender com excelência é resolver o problema do consumidor de forma satisfatória, ajudando-o a alcançar seu objetivo e dar a ele muito mais do que uma solução, mas uma satisfação, encantando-o de maneira que ele se sinta especial, único. Ou seja, é fazer além do óbvio.
Mas o que seria esse “fazer além do óbvio”?
Em outra pesquisa realizada pela Zendesk, conseguir resolver o problema rapidamente, ter um suporte em tempo real e prestar um atendimento amigável são as três principais bases para um atendimento capaz de atingir esse padrão.
Pesquisas (como a do Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente – IBRC) tem revelado que investindo em fatores-chave, é possível atingir um atendimento de excelência.
Nesta investigação do IBRC, alguns indicadores ganham destaque, como:
Funcionários preparados para lidar com o cliente (ágeis, corteses e eficientes);
Processos ágeis, simples e rápidos;
Resolução do problema com eficiência.
Quais os benefícios de um bom atendimento ao cliente?
Os benefícios de investir em relacionamento vão muito além do financeiro, eles ultrapassam barreiras e a imagem positiva sobre a marca chega a mais e mais pessoas. Veja:
1. Crie promotores da sua marca
Ou seja, um bom atendimento ao público vai fazer com que a sua empresa ou marca seja vista com bons olhos por outros, isso porque um cliente satisfeito se torna um defensor da sua marca e através do boca a boca, espalha as experiências que teve quando precisou da sua ajuda.
2. Ganhe relevância fidelizando clientes
O segundo benefício é a fidelização, pois com uma boa experiência e qualidade no atendimento, seus clientes permanecem com você e voltam a fazer negócios pois eles tem a certeza de que se algo der errado, terá um bom suporte para resolver todas as pendências.
3. Mantenha ou aumente a reputação de sua marca
Manter a boa repercussão da sua marca e transmitir ao público segurança podem ser elencados como benefícios decorrentes desse relacionamento.
Pense comigo: uma empresa que possui uma imagem negativa raramente conseguirá atrair novos compradores e as pessoas estão buscando e se informando sobre a imagem de uma marca ou qualidade de um produto ou serviço com uma frequência cada vez maior, isso foi revelado em uma pesquisa recente realizada pela CNDL e SPC Brasil que mostrou que 47% dos consumidores buscam se informar na internet antes de comprar em lojas físicas e a opinião de outros clientes foi apontado nesta pesquisa como um fator relevante e decisivo para fechar o negócio.
Como melhorar a experiência do cliente?
Diante de todos os benefícios, vamos a algumas dicas de como você pode dar um up no atendimento e melhorar a relação com a sua clientela.
1 – Tenha um atendimento ágil
O primeiro e um dos mais importantes fatores para melhorar esse braço da sua empresa é investir em processos ágeis. Atualmente a velocidade no atendimento tem gerado satisfação ao consumidor, afinal de contas, ninguém gosta de ficar horas esperando para obter uma resposta ou a solução para uma demanda, por isso é importante investir em ferramentas e processos que garantam uma entrega satisfatória no menor tempo possível.
2 – Equilíbrio
Às vezes, por estarmos em ambiente digital, passamos a exagerar em alguns pontos nesse contato com o cliente, como a utilização excessiva de emojis ou mesmo em correr demais para atender, visando a agilidade.
Nesses casos, vale a busca pelo equilíbrio, ou seja, utilize com moderação os recursos que você tem e foque a sua atenção sempre no cliente, evite que suas ações sejam exageradas de modo que comprometa a relação com o mesmo e dê a atenção necessária para que uma boa conversa se desenvolva.
3 – Treine a sua equipe
Ter ferramentas para utilizar nos mais improváveis cenários é a chave para conquistar a excelência e sentir-se preparado. Por isso uma equipe de atendimento precisa estar atenta aos melhores e mais atualizados padrões de qualidade para que consiga colocar a sua marca em posição de destaque. A boa notícia é que existem recursos que podem ser utilizados, como os cursos online.
Que tal se capacitar em qualidade no atendimento ao cliente?
Aqui no Educamundo, por exemplo, temos o Curso Online Qualidade no Atendimento ao Cliente, que através de cinco módulos, busca explorar todos os principais pontos de um atendimento de excelência.
A boa notícia é que investindo apenas {preco_matricula}, sem mensalidades, você pode ter acesso completo não apenas a um, mas a todos os cursos online com certificado opcional do Pacote Master por um ano inteiro.
São cursos em mais de 20 áreas do conhecimento humano, como marketing, saúde, direito, administração e muito mais.
Faça a sua matrícula e aproveite para estudar, aprender tudo sobre relacionamento com o cliente e destaque a sua empresa.
Agora queremos saber: você já teve alguma experiência ruim ao buscar atendimento com alguma empresa? Diz pra gente nos comentários.
Até a próxima!