Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Cursos de artes: 10 opções de cursos online para você se especializar

213_artes-02-1

Arte é o conceito dado a todo tipo de manifestação comunicativa ou estética resultantes dos vários tipos de linguagens, como teatro, dança, pintura, escultura, escrita e desenho, por exemplo. A arte é dividida em categorias como artes visuais, artes plásticas, decorativas, do espetáculo, entre outras.

Os diversos tipos de arte estão inseridos no dia a dia de qualquer pessoa. Existem referências na família, nos amigos, nos meios de comunicação e em nós mesmos. Afinal, a arte pode ser apreciada e produzida, além de ser ensinada e aprendida por todos. Para auxiliar na capacitação de diversos âmbitos desse conhecimento, os cursos online se mostram muito eficientes. Muitas pessoas sonham em fazer cursos de artes, mas não sabem como fazer isso.

Se você é um profissional da área e deseja conhecer novos conceitos e técnicas ou está apenas interessado em se aprofundar em alguma modalidade artística, pode se capacitar em cursos online com certificado. Esse campo do saber parece ser uma fonte inesgotável de cultura e está sempre em renovação, por isso nunca é demais descobrir mais e mais sobre ele.

Qual a importância da compreensão das artes?

Antiga ou contemporânea, erudita ou popular, toda forma expressão onde a bagagem de sentimentos e experiências é evidenciada com criatividade e subjetividade, é arte

Estudiosos compreendem que a arte é uma linguagem universal e, por isso, qualquer humano pode inventar seu estilo artístico próprio, seja este influenciado por artistas e conceitos que já existem ou criados a partir de um desenvolvimento natural de cada um. Mas uma coisa é fato: todo mundo pode se manifestar artisticamente, cada um a seu modo. 

A lei brasileira de nº 6.533, de 1978, define o artista como profissional. Ela o identifica como aquele que cria, interpreta ou executa obra de caráter cultural de qualquer natureza.

Atualmente, as artes se dividem em 11 ao todo: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos multimídia e arte digital. Inicialmente eram apenas as sete primeiras, indicadas pelo pesquisador italiano Ricciotto Canudo no Manifesto das Sete Artes, em 1923. Entretanto, com o desenvolvimento da sociedade foram reconhecidas as outras seis modalidades, porém, sem registro de datas ou autoria.

Aprender mais sobre a história da arte e educação artística pode ajudar a descobrir meios de se expressar, além de novas técnicas. Fazendo cursos online na área de artes você pode obter mais referências sobre a área para melhorar seus conhecimentos e para aprimorar o seu currículo. Professores da escola regular, infantil, fundamental ou médio podem utilizar cursos EAD para aprenderem formas diferentes e eficazes de se comunicar com seus alunos e técnicas para ensinar a eles.

Vale lembrar que em 2016 foi lançada a reforma do ensino médio, na qual a aula de educação artística passou a ser obrigatória somente para o ensino infantil e fundamental e facultativa no caso do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.

Entretanto, a inclusão de referências artísticas pode ser feita em qualquer disciplina a fim de incentivar esse tipo de conhecimento aos alunos. Mostrar mais sobre a arte no Brasil e no mundo pode abrir novos caminhos aos jovens que, muitas vezes, também têm suas necessidades sociais atendidas com esse aprendizado. Por isso projetos de artes surgem como instrumentos importantes quando implantadas em escolas, comunidades e Organizações Não-Governamentais, mesmo quando aplicados como uma forma de educação não-formal e não no ensino regular.

Do mesmo modo, professores de educação artística ou de curso de pintura, teatro, música, entre outros, artistas plásticos, profissionais de artes visuais, pesquisadores e interessados pelo assunto também vão descobrir um universo de abordagens novas com os cursos à distância. As modalidades ensinadas se mostram ideais para compreender qual o papel da arte na atualidade, o poder de comunicação que ela exerce e seu benefício para pessoas de todas as idades.

Com todas essas vantagens, as capacitações na área de artes não poderiam deixar de estar entre as mais buscadas pelos alunos, não é mesmo? No Educamundo você encontra inúmeros cursos online com certificado e hoje trouxemos uma lista com os 10 cursos de artes mais buscados do portal. Que tal conhecer? Confira abaixo.

Reforçando conceitos:

  • O que é arte? É a manifestação criativa por meio de linguagens como pintura, escultura, teatro, cinema e outros.
  • O que são artes visuais? São as que representam o mundo imaginário ou real por meio de manifestações agradáveis aos olhos. São exemplos de artes visuais: pintura, escultura, desenho e arte digital.
  • O que é releitura de obras de arte? Releitura é dar uma nova interpretação à determinada arte, mas sem fugir da ideia original.

##lista_curso##

Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil

O Curso Online Artes Visuais para a Educação Infantil aborda como é importante a descoberta das artes por crianças nos primeiros anos de escola. O conteúdo oferecido prioriza facilitar o trabalho de professores de educação artística no que se trata de aula de artes, que pode proporcionar aos alunos de 0 a 5 anos um contato mais direto com variados tipos de artes visuais, como: pinturas, recortes e colagens, entre outros.

A metodologia desse curso online em artes é embasada, principalmente, em abordagens contemporâneas e novas propostas para o ensino da arte em escolas infantis. O curso promove meios para que o educador possa planejar e desenvolver seus métodos de educação artística, valorizando o trabalho em grupo e a criatividade das crianças, além de englobar outros tipos de arte.

Curso Online História da Arte

A história da arte acompanha a história das civilizações e conhecê-la é tão importante quanto. O Curso Online História da Arte se mostra um estimulante para quem é profissional da área de artes e pessoas interessadas em conhecer mais sobre o assunto a desenvolver uma opinião crítica. São abordados neste curso de artes vários tipos de arte e não somente pintura, mas também cinema, escultura, teatro, entre outros.

O aluno do curso online sobre história da arte será influenciado a analisar diferentes períodos, a arte no Brasil e no mundo, sempre com um olhar crítico e estético.

Curso Online Capacitação em Arte

Educadores e quem mais quiser conhecer a arte sob um viés contemporâneo pode apostar no Curso Online Capacitação em Arte. Ele vai estimular o desenvolvimento de várias competências e habilidades fundamentais para compreender o papel da arte na atualidade. Um conteúdo amplo e preciso sobre os variados conceitos e tipos de arte está disponível para quem for realizar esse curso.

O aluno vai desvendar assuntos como a história da arte e da cultura de um modo geral, educação artística para crianças, jovens e adultos dentro e fora do âmbito escolar.

Entre o material oferecido estão artigos, imagens e vídeos para apresentar metodologias para o ensino das artes e complementar o estudo. É um ótimo curso para crescimento e aperfeiçoamento profissional.

Curso Online Capacitação em Educação Artística

O Curso Online Capacitação em Educação Artística é voltado especialmente para o preparo de professores da área, tanto para crianças, jovens e adultos. A capacitação tem seu conteúdo programático diversas técnicas e práticas didático-pedagógicas do ensino desta disciplina.

Esse curso de artes tem como principal objetivo promover o entendimento do que é a educação artística e o que ela representa para a formação dos alunos sob o viés cognitivo. Você vai perceber que em uma aula de artes pode se ir muito além de um curso de pintura ou de desenho. Verá que, com planejamento, pode abranger outros tipos de arte, como dança, cinema, música, teatro, etc.

Curso Online A Arte como Forma de Comunicação 

As artes também podem ser consideradas formas eficientes de comunicação. Através dela expomos quem somos, o que sentimos, além daquilo que pensamos sobre determinados temas. E o Curso Online Arte Como Forma de Comunicação tem o objetivo de mostrar, com conteúdo prático e teórico, como podemos enxergar e interpretar o poder de interlocução dos variados tipos de arte.

Esse é um dos cursos à distância indicados para profissionais da área de comunicação e da educação, assim como o público em geral interessado em conhecer a arte em relação à comunicação, à sociedade, às novas tecnologias e ao meio em que vivemos. É possível se inspirar para utilizar no ambiente escolar e no dia a dia. Você vai conhecer mais sobre a arte abstrata e dramática como uma maneira de ensino e aprendizado neste curso completo de artes.

- 2Q==

 

Curso Online Arteterapia – Fundamentos Essenciais

Além do poder de comunicação, a arte está envolvida em processos benéficos para a saúde mental humana. O Curso Online Arteterapia – Fundamentos Essenciais tem a fundamentação teórica que você precisa para aprender como utilizar a arte para equilibrar a mente e extravasar sentimentos negativos. São evidenciados para os alunos recursos artísticos capazes de estimular pessoas de variadas idades, em aulas individuais ou em grupos.

A Arteterapia é aplicada em pessoas em situação de risco, crianças e adultos hospitalizados, deficientes mentais ou que tenham diagnóstico de quadro depressivo. Além disso, pessoas com deficiência física também se beneficiam com o aumento da coordenação motora.

Com esse curso de artes você aprenderá técnicas que podem ser ensinadas a esses grupos. É indicado para profissionais da área de artes ou interessados em iniciar a carreira e ajudar outras pessoas.

Curso Online Fotografia

Este é mais um entre os cursos EAD que podem fazer parte de seu currículo. A fotografia, como citado no início no texto, também é considerada uma arte e se você tem interesse em se iniciar nessa área ou já é um profissional pode aproveitar o conteúdo do Curso Online Fotografia. Ele capacita o participante para variados segmentos da fotografia, sendo estes: Retrato, Moda, Gestão de Acervos, Fotografia Científica, Fotojornalismo, Audiovisual, Fotopublicidade, Arquitetura e Corporativa.

Além disso, há um módulo que trata sobre crítica e fotografia digital, história da fotografia e o processo analógico e fotoquímico. Com esse curso online você também fica por dentro de variadas técnicas para fazer seus cliques e aperfeiçoar a qualidade das fotos.

Curso Online Técnicas de Pintura

Pintura é uma das manifestações artísticas mais antigas, com registros desde a pré-história, como podemos ver em matéria veiculada pelo jornal O Globo. Ao longo dos séculos muitas técnicas foram desenvolvidas e se tornou um dos tipos de arte mais apreciados e valorizados no mundo inteiro. Com o Curso Online Técnicas de Pintura você pode aprender técnicas básicas de pintura, abordando tópicos como a pintura a óleo, paisagens, tinta acrílica, uso das cores na pintura, entre outros.

O conteúdo programático desse curso de pintura traz muitas modalidades de pintura, além de informações úteis para quem quer começar ou aprimorar seus conhecimentos, como quais são as tintas ideais para pintura em tela, os melhores pincéis e máscaras especiais para utilizar. Além disso, são mostrados os processos e tintas indicadas para você pintar em madeira, em tecidos e demais superfícies. Se você quer se aprimorar em pintura aproveite essa aula de artes!

Curso Online Iniciação a Arte Teatral

O teatro é outra arte muito conhecida no mundo inteiro e que também sempre esteve presente na história da humanidade. Hoje, é utilizada como transmissão de cultura, valores e experiências para os espectadores, como uma forma de melhorar a autoestima, a concentração e consciência corporal, entre outras. Na fase escolar, é muito requisitado para ajudar a aumentar o rendimento em diversas disciplinas.

O Curso Online Iniciação a Arte Teatral tem por objetivo o estímulo à criatividade e à desinibição, além da sensibilização e acesso à cultura. A metodologia desenvolvida por profissionais competentes, influencia o trabalho em grupo e a descoberta do processo criativo dos alunos.

É mostrado ao participante que teatro vai além da interpretação de cenas. É aborda técnicas corporais e expressões vocais, ensinadas com atividades práticas e didáticas. Realizar esse curso online em artes ajudará você a conhecer seu potencial corporal e cênico.

Curso Online Arteterapia na Terceira Idade

Como falamos, a Arteterapia é uma ferramenta importante para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. Os idosos também podem ser beneficiados com esse tipo de aula de artes, pois ela eleva a autoestima e dá um novo sentido para a vida. É uma ótima ideia para quem já se aposentou e procura uma atividade nova que estimule a mente e a criatividade.

O Curso Online Arteterapia na Terceira Idade apresenta aos profissionais da área e demais interessados pelo tema, as principais técnicas para aplicar a Arteterapia para idosos. Esse é um dos melhores tipos de arte para resgatar o seu autoconhecimento, além de ajudar na coordenação motora, auxiliando tratamentos fisioterápicos, por exemplo.

Segundo um artigo apresentado no Congresso Nacional de Envelhecimento Humano, a Arteterapia oferece uma sensação de conforto e relaxamento, sendo uma atividade com aspectos lúdicos, proporciona sentimentos agradáveis, de resgate de emoções. Por essas e outras que esse curso online em artes se mostra tão importante, tanto para profissionais da área (enfermeiros, cuidadores, professores de arte, etc) quanto para os demais interessados.

##lista_vantagens##

Curiosidades sobre arte:

  • Munch, um artista alemão, representante do expressionismo, tem entre suas obras famosas uma intitulada “O Grito”. No entanto, o que poucos sabem é que essa obra tem quatro variações. Isso mesmo, são quatro versões da pintura, feitas entre 1893 e 1910.
  • O segredo de um dos mais famosos artistas da arte contemporânea é sua identidade. Conhecido apenas como Bansky, é um artista de rua que se expressa por meio da técnica conhecida como estêncil. Sua arte é polêmica, tachada de satírica e provocativa, e expressa aversão aspectos como poder e autoridade.

Conheça mais sobre o universo das artes em cursos online

Além de traduzir o que sentimos e as experiências vividas, as artes são um veículo de informação. Presentes na vida de cada um desde os primeiros anos de vida, elas têm um papel social e educativo também. Por conta disso, o interesse nesse campo do conhecimento é muito importante para qualquer um.

Caso você tenha ficado animado com os 10 cursos EAD mais buscados na área de artes que elencamos acima, não perca tempo. O Educamundo é um portal consolidado e que disponibiliza mais de 1200 cursos online. Para você ter ideia, mais de 200 mil alunos já realizaram alguma capacitação nele.

Você pode utilizar o conhecimento adquirido nos cursos à distância para melhorar suas técnicas artísticas e maneiras de ensinar outras pessoas. Os cursos online com certificado são ideais para quem quer dar um up na carreira.

Para ter acesso integral aos cursos de artes, você fará um investimento de apenas {preco_matricula}. Sim, por esse valor você pode realizar todos os cursos da área de artes e ainda outros que desejar dentro do período de um ano. Que tal fazer sua inscrição agora?

Esperamos que tenha gostado do artigo! Agora conte para a gente: quais dos cursos você mais gostou e ficou com vontade de fazer? Tem alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão? Deixe um comentário que responderemos prontamente, até mais!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.