Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Capacitação, aspectos e guia sobre a Administração Pública brasileira

adm-publica-educamundo_3-1

O poder de gestão do Estado com o objetivo de prestar um serviço público efetivo é chamado de Administração Publica, nele estão os órgãos responsáveis por executar as funções de legislar, fiscalizar, regulamentar e tributar, sejam eles de administração direta ou indireta.

Trabalhar nos diversos órgãos ligados ao governo é um sonho para muitas pessoas. Assim como em qualquer empresa privada, há uma série de setores e campos de atuação nessa área, logo, muitos profissionais estão aptos para começar a carreira no segmento que mais lhe chama atenção. Embora o curso de Administração Pública (a graduação, no caso) seja direcionado ao gerenciamento das instituições que têm ligação com o Estado, um curso online livre que trata desse ramo é indicado tanto para esse quanto demais objetivos.

Para iniciar o aprendizado:

  • O que se estuda em Administração Pública? Na gestão ou administração pública o aluno estuda assuntos relacionados ao gerenciamento eficiente das organizações públicas com foco no interesse público, algumas das matérias da grade curricular do bacharelado são: Políticas públicas, Cálculo, Matemática financeira, Teoria da administração, Economia, Psicologia, Ciências sociais, Direito, Administração estratégia, entre outras.
  • Para que serve a administração pública? A Administração Pública serve para gerenciar todos os recursos do país, organizar os serviços prestados à população, dispor de políticas de gastos e estruturar, regular e fazer a gestão dos interesses e serviços públicos, para isso, o Estado dispõe de um conjunto de órgãos diretos e indiretos que o compõe.

Para se ter ideia, os cursos a distância são ótimos para o conhecimento, atualização e aperfeiçoamento dos agentes atuantes e daqueles que desejam se tornar servidores públicos. Sejam para os gestores em si, consultores, advogados ou empregados em qualquer instância, o Curso Online Administração Pública, destaque do Educamundo, é uma aposta perfeita para se capacitar e qualificar. Por meio desse conteúdo, entende-se o que é gestão pública, seus conceitos e objetivos, além da importância para a organização de nosso país.

Por ser uma nação de dimensões continentais, com mais de 20 estados e cerca de 5 mil municípios, o Brasil possui órgãos variados e um campo de trabalho bastante vasto na Administração Pública. Portanto, conseguir um emprego nesse ramo não é difícil, desde que haja o interesse e a orientação por meios eficazes para isso.

Se você tem dúvidas sobre o que é Administração Pública e tudo que a permeia em termos atuais, leia nosso artigo e informe-se. Além disso, conheça dicas de especialização e como alcançar suas metas nessa área com cursos online. Preparado?

Curso, desafios e a realidade da Administração Pública no Brasil

Que o nosso país vive um momento de crise econômica e política todo mundo sabe, e é nessas situações de insatisfação que a população coloca as funções da Administração Pública em xeque. Infelizmente, ainda há problemas que vão além desse cenário, o que torna a rotina de trabalho bastante árdua para muitos servidores.

Por outro lado, mudar essa realidade cabe a toda a sociedade, começando com o exemplo daqueles que atuam junto à gestão pública no país. Podemos citar, de modo preliminar, os políticos em vários âmbitos, da presidência à prefeitura, umas das categorias mais conhecidas de agentes públicos. A partir daí, o trabalho de pessoas em todos os níveis de atuação – de policiais a professores – e da população em si rende também muitos ganhos que são partilhados de forma coletiva.

A gestão do país e dos órgãos públicos depende de um serviço fiscalizador e de boas políticas e decisões. Por mais que existam adversidades, a construção de um país estruturado só se faz com uma Administração Pública eficiente. Não é à toa que, nesse contexto, é indicado o aperfeiçoamento tanto para concurseiros quanto para quem já trabalha nesse setor – independente da hierarquia.

Imagine que, com a preparação de todos, os debates se fortalecem, há espaço para uma verdadeira gestão pública participativa e a criação de ferramentas que otimizam diversos processos. Portanto, um curso de Administração Pública e a disponibilidade de fontes seguras de informação, como cursos online com certificado, livros e conceitos novos com certeza agregam valor e conhecimento e levam a resultados satisfatórios.

Você sabe qual é seu papel como cidadão? Como funciona a organização de seu país? O que é gestão pública? Caso tenha dúvidas e queira se aprofundar, continue acompanhando o artigo e saiba como o Curso Online Administração Pública pode esclarecer esses e demais aspectos.

Administração Pública: objetivos, formas e funções

Começando pelo conceito geral, a Administração Pública é um conjunto de órgãos integrados e estruturados do Estado, que tem como responsabilidade exercer funções estabelecidas pela Constituição do país sempre em prol da coletividade. O interesse público é o principal objetivo de todas as instituições, garantidas pelas leis e pelo Direito Administrativo.

Para uma atuação íntegra e um funcionamento eficiente, a Administração Pública deve seguir alguns princípios fundamentais: legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade e eficiência. Eles referem-se ao limite da atuação do Estado, ao tratamento igualitário em relação a seus agentes e particulares, ao dever moral, à transparência em seus processos e competência em todos os serviços.

Com a pluralidade de serviços públicos e a alta demanda de atendimento, a Administração Pública deve encontrar meios cada vez mais facilitadores e democráticos em todas as suas esferas. Aqui no Brasil, a divisão entre federação, estados e municípios garante que a atuação dos agentes seja mais direcionada, então cabe a todo cidadão fiscalizar essas ações tanto em seu local como em aspectos gerais.

Quanto à forma, podemos definir o que é gestão pública em três classificações: patrimonialismo, caracterizado pelo nepotismo e corrupção (vigente no Brasil na época da monarquia); burocracia, modelo que destaca a impessoalidade, formalismo (regras e normas) e profissionalismo (contratação por meritocracia); e gerencial, a mais recente, que tem foco no cidadão, conceito dos meios privados e visa flexibilizar a Administração Pública.

Por fim, outro fato presente em nosso curso de Administração Pública é quanto sua organização. Aqui no Brasil, ela se destaca como:

  • Administração Pública Direta: exercida a nível federal, abrange os três poderes (Judiciário, Legislativo e Executivo) e seus agentes (presidente, ministros, governadores, prefeitos), com o intuito de fiscalizar tanto a administração indireta quanto a si mesma.
     
  • Administração Pública Indireta: refere-se às autarquias ligadas à administração direta (pessoas, entidades, empresas) que atuam de forma descentralizada e cuidam de assuntos específicos. Podemos citar como exemplo empresas ou fundações públicas – Banco do Brasil, IBGE, Petrobras, Correios, entre outros.

Esse resumo sobre o que é Administração Pública segue linhas básicas e deve ficar fresco na mente, ainda mais se você está se preparando para um concurso público em algum órgão relativo. Destacamos que em um curso online você aprende esses termos de modo detalhado, com pontos explicativos que fortalecem sua compreensão.

Novos paradigmas da Administração Pública

Em meio a uma situação política tensa e adversidades que trazem instabilidade a vários setores do país, a necessidade de renovação é primordial para a Administração Pública. Se existe a pressão popular e caminhos para tornar as ações mais otimizadas e justas, nesse contexto há tanto padrões que precisam ser quebrados quanto novos paradigmas a considerar – visando sempre o interesse público e coletivo.

Frente às mudanças do mundo contemporâneo, aos novos conceitos que surgem e se reinventam, bem como práticas que podem se modificar, especialistas de diversas correntes criam parâmetros essenciais ao bom funcionamento da máquina pública. A sociedade está cada vez mais fiscalizadora, grita por democracia e melhoria dos serviços.

Mesmo que ainda haja uma certa desorganização e falta de informação a respeito da gestão pública por aqui, por outro lado há meios cada vez mais esclarecedores e fontes diversas que informam sobre pontos que até então não eram divulgados. A internet, por exemplo, é uma ferramenta que fortalece a transparência na Administração Pública e garante o acesso a inúmeros canais de mídias descentralizados.

Nesse ponto, o Direito Administrativo pode ser enfatizado. Esse ramo é direcionado para as ações da gestão pública e deve garantir o cumprimento de seus objetivos segundo a Lei, com a base total no coletivo acima do particular. Ainda que considere os princípios inerentes a todos os órgãos públicos, é intrínseco pensar também em modelos como isonomia, justiça, produtividade, objetividade e meritocracia.

Uma visão "atualizada" e de modo que melhore e democratize os serviços públicos deve acontecer tanto na Administração Pública direta quanto indireta, para que inspire todas suas ramificações a se qualificar e fortalecer. Isso depende também, é claro, da atuação da população. Já ouviu falar da gestão pública participativa? Esse é um modelo essencial que deve se tornar cada vez mais conhecido e popular.

A forma gerencial, da qual já citamos, também é um modelo relativamente novo – surgiu nos anos 90 – que busca novos paradigmas para uma boa gestão. A grande questão é romper definitivamente com o patrimonialismo, que ainda existe por aqui (a corrupção que o diga) e flexibilizar a burocracia, para que cumpra realmente seu papel empírico e não seja levada apenas ao lado negativo como acontece atualmente.

O Brasil é um país enorme que ainda sofre com uma herança histórica problemática. Muitos contratempos persistem e a insatisfação popular frente à crise e a atuação da Administração Pública aumenta. Porém, não devemos esquecer que somos parte desse sistema e que ele depende de nós também. Não adianta apenas transferir o problema: vale a pena se informar, lutar por direitos e realizar o verdadeiro papel inspetor e opinativo.

É nessa linha que indicamos a capacitação, atualização e aperfeiçoamento por meio de boas fontes, como cursos online com certificado e demais ferramentas. O Educamundo possui uma grande lista que amplia seus conhecimentos no assunto, como o Curso Online Gestão Pública Participativa‍, Curso Online Direito Administrativo‍, Curso Online Políticas Públicas no Brasil‍, entre muitos outros. 

Perguntas que podem cair em concurso:

Quais os princípios da administração pública?

  1. Legalidade: pode fazer apenas o que a lei permite;
  2. Moralidade: atos dos agentes devem ser com ética moral e honestidade;
  3. Impessoalidade: praticar atos apenas em seus fins legais;
  4. Razoabilidade e Proporcionalidade: deve existir sensatez, prudência e bom senso nos atos e ao mesmo tempo ser proporcional a necessidade e finalidade.

Quais os poderes da administração pública?

  • Poder hierárquico: capacidade de estabelecer coordenação e subordinação entre seus órgãos e servidores;
  • Poder disciplinar: permite apurar infrações e aplicar sanções aos vinculados à Administração;
  • Poder regulamentar: possibilidade de expedir atos normativos;
  • Poder de polícia: permite limitar, disciplinar, restringir e condicionar direitos para preservação do interesse público.

O que são bens públicos?

São bens públicos todos aqueles pertencentes a Administração Pública (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) e suas autarquias, ou seja, destinados ao interesse público.

O que é administração pública direta e indireta?

Fazem parte da administração pública direta os órgãos responsáveis pela função administrativa diretamente ligados às pessoas de direito público interno. Já a administração indireta é realizado por entes descentralizados que exercem função administrativa pública, mas não diretamente ligados ao poder público (ex: Correios e Telégrafos)

curso de administração pública

Agentes públicos e suas funções

Trabalhar na Administração Pública chama a sua atenção? Sua meta é se tornar um servidor? Pois bem, o que não faltam são áreas de atuação para milhares de funcionários que podem trabalhar diretamente nos órgãos e fazer a diferença – o verdadeiro papel desses profissionais. Embora haja benefícios como estabilidade, salários acima da média (dependendo da função), aposentadoria diferenciada, dentre outras vantagens, o trabalho de um servidor público ainda enfrenta muitos percalços e desafios. Em nosso artigo Funcionário Público: Guia completo para quem já é ou deseja se tornar‍ você tem uma visão melhor dessa realidade.

Lembre-se:

São agentes públicos todos que exercem função vinculada a administração pública (Estado) direta ou indiretamente, independentemente da forma de contratação ou se recebe ou não remuneração.

Ademais, é importante ficar por dentro da classificação dos agentes públicos e quais são suas funções conforme a hierarquia – nem todos são concursados, sabia? Então, atente-se ao esquema:

  • Agentes políticos: são os ocupantes do alto escalão da gestão pública, que possuem prerrogativas devido ao cargo (como o foro privilegiado, por exemplo). Podemos citar o presidente, os ministros, deputados, algumas categorias de juízes, entre outros.
     
  • Servidores públicos: chamados também de agentes administrativos profissionais, são aqueles com vínculo empregatício remunerado, sejam concursados, indicados por agentes políticos ou mediante processo seletivo. Podem ser efetivos ou temporários.
     
  • Militares: pessoas físicas que prestam serviços ligados à segurança do Estado também são considerados agentes públicos. Destacamos os funcionários das Forças Armadas (Aeronáutica, Marinha e Exército), polícias e bombeiros.
     
  • Agentes delegados, honoríficos e credenciados: esses são casos bem particulares. Os delegados prestam serviço ao país de modo remunerado, como os leiloeiros; já os honoríficos de forma gratuita (mesários e jurados). Já os credenciados representam o Estado em eventos nacionais ou internacionais.

Tenha em mente: agente público é uma pessoa física que atua em qualquer órgão da Administração Pública, seja de modo gratuito, remunerado, temporário ou permanente. Essa é uma questão comum em provas de concursos e recorrente no conteúdo de cursos online sobre essa área também.

Gestão de pessoas na Administração Pública

Se a gestão de pessoas é essencial para qualquer empresa, na Administração Pública também não pode ser deixada de lado. Seus recursos são fundamentais para a eficiência dos serviços, a democratização das funções e a competência total dos órgãos e seus empregados.

A gestão por competências (derivado da meritocracia) é um modelo que está em ascensão na Administração Pública brasileira. Muitas empresas ligadas a esse setor têm buscado estabelecer programas para qualificarem seus serviços, como a avaliação dos empregados, a otimização da relação entre chefes e subordinados, a análise do clima organizacional e o estímulo a novas estratégias.

É claro que esse conceito deve ser equilibrado. Os agentes precisam ter ferramentas e métodos ordenados para que possam trabalhar com competência e para que as mudanças sejam realmente efetivas. Nesse caso, cabe tanto à administração em geral quanto às lideranças colocarem em prática ações fundamentais. Com a estratégia organizacional formulada, é possível realizar o mapeamento de competências, analisando tanto o que já é realizado quanto aquilo que será agregado visando as melhorias. 

Para entender mais sobre esse aspecto e suas nuances, indicamos cursos a distância excelentes que tratam do assunto, como o Curso Online Gestão de Pessoas‍, que possui a abordagem tanto da gestão por competências quanto da gestão em tempos de crise.

Planejamento estratégico para Administração Pública

Já que é imprescindível pensar em métodos fortalecidos de gestão de pessoas, também devemos considerar o planejamento estratégico na Administração Pública. Nesse caso, os responsáveis precisam trabalhar os aspectos teóricos e práticos, realizados em qualquer empresa privada. A definição de metas é o primeiro passo. O planejamento ocorre de modo preliminar visando melhorias e otimização de todo o trabalho, e para isso é primordial um bom começo, sem pular etapas, por mais que os procedimentos sejam árduos e trabalhosos. São alguns objetivos desse processo:

  1. A revisão da missão, a definição do objetivo final e dos caminhos para chegar até eles;
  2. O desenvolvimento do plano e recursos necessários para torna-lo realidade;
  3. Delegação das tarefas e funções dos colaboradores no planejamento estratégico;
  4. A eficácia dessas estratégias e dos serviços que serão melhorados;
  5. A criação de políticas em todos os setores, o monitoramento e fiscalização das mesmas;
  6. Identificação e prevenção de riscos;
  7. Orientação, apoio e avaliação tanto do planejamento quanto da atuação das pessoas envolvidas no processo.

Esses são alguns pontos extremamente suscetíveis a qualquer empresa e que podemos entender melhor em cursos online também, como o Curso Online Planejamento Estratégico‍, do Educamundo. Agora que você já sabe o que é Administração Pública e suas formas gerais, nossa dica é que aposte de vez no aprendizado sobre todos os aspectos dessa área.

Para isso, dá para estudar tanto com o Curso Online Administração Pública quanto com demais cursos a distância do portal. São mais de 1200 alternativas disponíveis no Pacote Master que podem ficar a sua disposição por um ano inteiro – basta investir uma taxa única de apenas {preco_matricula}. Essa vantagem incrível do Educamundo já conquistou mais de 200 mil alunos, que ampliam seus conhecimentos e até se certificam.

Depois de realizar o curso online de sua preferência, você tem a opção de certificação em cargas horárias de 5 a {carga horaria maxima} horas, utilizando o comprovante para muitos objetivos, da progressão de carreira à prova de títulos em concursos públicos. Uma proposta dessa não dá para perder. Inscreva-se agora e estude nos melhores cursos online com certificado do mercado.

Aproveite e deixe um comentário em nosso artigo, além de compartilhá-lo em suas redes sociais também. Boa sorte e até mais.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.