Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Acupuntura para tratar ansiedade: o que diz a ciência?

Acupuntura4-2-1

Manter o equilíbrio emocional é um dos maiores desafios da atualidade. Você concorda?

Felizmente, existem artifícios que nos ajudam nesta missão, como a acupuntura para ansiedade e estresse.

Continue a leitura deste artigo para entender a importância desta técnica na saúde mental.

Acupuntura para ansiedade e estresse: por que procurar?

O termo "estresse", com o sentido que é usado atualmente, foi cunhado por Hans Selye em 1936, que o definiu como "a resposta inespecífica do corpo a qualquer demanda de mudança".

De lá para cá, surgiram muitas definições, mas até agora não há um fundamento teórico globalmente aceito.

Acredita-se que as doenças relacionadas ao estresse, incluindo os transtornos de ansiedade, sejam uma das principais razões para o aumento da licença médica prolongada durante a última década, em diversos países.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prevalência mundial dos transtornos de ansiedade, incluindo transtorno do pânico com ou sem agorafobia, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de ansiedade social, fobias específicas e transtorno de ansiedade de separação, é de 3,6%.

Estes dados são ainda mais preocupantes quando olhamos para a população brasileira, uma vez que a prevalência chega a 9,3% — representando o maior número de casos de ansiedade entre todos os países do mundo.

Farmacologia e psicoterapia compõe o tratamento convencional para transtornos de ansiedade. O problema é que a eficácia dessas estratégias pode ser limitada, especialmente em casos de ansiedade crônica, com altas taxas de recaídas. Além disso, não é incomum que os medicamentos estejam acompanhados de efeitos colaterais adversos.

Neste sentido, estudiosos começaram a buscar terapia complementares para quem sofre com estresse e ansiedade e descobriram que os benefícios da acupuntura parecem ser muito consistentes.

##lista_curso##

Como quem sofre com estresse e ansiedade pode aproveitar os benefícios da acupuntura?

Imagine um lugar tranquilo, onde você pode compartilhar suas angústias, medos e sintomas. Não há julgamento, nem pressa. Você só precisa se acomodar e relaxar enquanto o profissional define a estratégia terapêutica que atende todas as suas necessidades.

Assim deve ser uma sessão de acupuntura. Além dos benefícios diretos da técnica, o ambiente seguro e tranquilo dos consultórios ajuda a produzir uma sessão de relaxamento e bem-estar, beneficiando, por consequência, aqueles que sofrem com estresse e ansiedade.

Quanto aos pontos de acupuntura a serem escolhidos, a técnica tradicional adota uma abordagem holística da saúde e considera a doença como um sinal de que o corpo está em desequilíbrio.

O padrão exato e o grau de desequilíbrio são únicos para cada indivíduo, portanto, o protocolo terapêutico será definido de acordo com necessidades de cada paciente.

O que a literatura sugere é que a maioria dos tratamentos de acupuntura para ansiedade são baseados na estimulação dos pontos: Baihui (DU20), Neiguan (P6), Shenmen (HT7), Tiachong (LIV3), Sanyinjiao (SP6) e Zusanli (ST36).

Como conseguir acupuntura pelo SUS:

A oferta de acupuntura pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não é uniforme em todo território nacional, por isso, o primeiro passo para ter acesso a esta terapia complementar é ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar informações para os profissionais que lá atuam.

##lista_vantagens##

Acupuntura auricular para estresse e ansiedade

Você já deve ter visto alguém com pequenos adesivos em diversos pontos da orelha. Trata-se de acupuntura auricular, uma estratégia simples, segura e eficaz para o tratamento de estresse e ansiedade. Para estas finalidades, os pontos que costumam ser estimulados são: Shenmen, Tranquilizador e Relaxamento.

Quer saber mais sobre acupuntura e suas aplicações? Invista nos cursos online do Educamundo!

Um dos lançamentos mais procurados do portal é o Curso Online Acupuntura, uma capacitação completa e atualizada, que vai mudar sua visão sobre este assunto.

Está esperando o que? Amplie seus conhecimentos com nossos cursos online com certificado do Pacote Master! Faça sua inscrição por apenas {preco_matricula} ao ano e comece a estudar agora mesmo.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.