Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Gestão escolar: conceito, estratégias e capacitação

 

Com o objetivo de melhorar o ensino oferecido aos estudantes, a gestão escolar faz uso de estratégias e princípios para coordenar e elevar a eficiência dos processos que acontecem dentro da escola. Ou seja, administrá-la como um todo, considerando as particularidades de cada setor.

Para isso, ela requer uma liderança bem fundamentada, resultados visíveis, entendimento dos objetivos da instituição por parte dos funcionários, relevância do currículo e a participação ativa dos pais.

Podemos dizer com tranquilidade que a função de um gestor escolar é uma das mais desafiadoras, afinal, a escola é um negócio completamente diferente dos demais.

Ter lucro é necessário, claro, mas a missão da instituição de ensino envolve muita coisa, como lidar com sonhos, valores e, sem nenhum exagero, ajudar a formar o futuro da sociedade. 

O mundo vem mudando cada vez mais rápido, devido às novas tecnologias. As necessidades dos colégios também. A escola do futuro deverá formar adultos resilientes. Já que as mudanças acontecem em um ritmo cada vez mais rápido, saber se adaptar a elas será uma habilidade fundamental.

Logo, a gestão também precisa se adaptar às transformações, para que as escolas possam crescer e atingir todas as metas.

A Gestão Escolar compreende todos os setores, mas podemos citar os principais, o pedagógico, o administrativo, o financeiro e o RH.

A gestão escolar e qualidade de ensino

O objetivo principal da gestão escolar é garantir que todos os setores da instituição de ensino funcionem em harmonia. Sendo assim, é por meio dela que os objetivos das áreas financeira, pedagógica, de marketing, entre outras, podem convergir para um ponto em comum ao invés de apresentarem-se de forma dispersa.

Dessa maneira, uma boa administração reflete em uma boa qualidade de ensino, já que todos os agentes da instituição educacional trabalham alinhados.

O papel da gestão escolar 

De forma simples, o termo se refere à coordenação de tarefas e recursos para atingir metas comuns. Sendo assim, é função da área administrativa:

  • ser a ponte de comunicação entre a sociedade acadêmica e a comunidade externa;

  • acompanhar o desenvolvimento do planejamento pedagógico anual;

  • garantir a boa manutenção das instalações físicas da instituição de ensino;

  • cuidar da capacitação do corpo docente;

  • fazer análises financeiras e definir orçamentos;

  • delegar tarefas etc.  

O desenvolvimento do trabalho em gestão escolar

Depois de tudo o que apresentamos, é inegável a importância da área administrativa dentro das escolas e dos colégios, atuando integrada a todos os demais setores, principalmente, ao pedagógico.

Porém, por conta de todas as responsabilidades que recaem sobre o setor, os profissionais precisam estar em constante qualificação. É necessário aumentar os conhecimentos acerca da área educacional e também os conhecimentos sobre processos administrativos, de modo a acompanhar todas as mudanças do mercado.

Por que é importante desenvolver uma gestão escolar estratégica?

Uma escola pode definir suas diretrizes e os conteúdos das grades curriculares, que são aspectos dos quais não há como fugir ao abrir as portas para os alunos. Contudo, sem uma gestão estratégica, é possível que os desafios ganhem proporções ainda maiores, a ponto de tornarem a rotina dos diretores muito tumultuada.

Com uma gestão escolar eficiente, os bons resultados são uma consequência inevitável: para os alunos, que recebem as melhores oportunidades de ensino, e para escola como um todo, que tem ganhos em retenção de estudantes, reconhecimento no mercado e na otimização dos processos.

Assim, não há retrabalhos ou ruídos de comunicação, e os diretores têm espaço para tomar decisões acertadas. Uma escola que tem conhecimento de suas despesas, além dos seus pontos fracos, consegue encontrar formas de melhorar o trabalho realizado.

Isso dá a cada colaborador mais estímulo para desempenhar suas funções dentro do ambiente escolar. Afinal, ele tem pleno conhecimento do seu papel no processo de ensino-aprendizagem e também de sua importância.

Capacite-se em gestão escolar: aproveite nossa trilha de aprendizagem

Focado em oferecer opções em capacitação, atualização ou aperfeiçoamento de competências e habilidades necessárias para o trabalho na área educacional e para contemplar a demanda de formação continuada, nosso portal criou uma trilha de aprendizagem sobre gestão escolar. 

A Trilha Gestão Escolar trata do planejamento à formação por meio de métodos ativos, além de dicas e ações para uma boa relação entre liderança, professores e famílias. 

Nossa trilha conta com cinco cursos: 

  1. Gestão Escolar 

  2. Projetos e Inovação na Educação

  3. Conhecendo a Base Nacional Comum Curricular 

  4. Mídias, Tecnologias e comunicação para o ensino básico 

  5. Docência – formação, trabalho e práticas educativas 

Você recebe um certificado de 40 horas por cada um desses cursos da trilha. Ou seja: 5 certificados de 40 horas, somando 200 horas de carga horária total. 

E tem um presente: ao fazer sua matrícula nessa trilha de gestão escolar, você ganha acesso à nossa plataforma durante um ano e com acesso a mais de {quantidade de cursos} cursos online. 

Não espere mais! Aproveite e comece a se capacitar agora mesmo!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

plugins premium WordPress