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Como a Educação Física se relaciona a Artes em Linguagens na BNCC?

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A Educação Física, segundo a BNCC, aborda a expressão dos alunos através das práticas corporais, que possibilitam experiências sociais, estéticas, emotivas e lúdicas, essenciais para a Educação Básica. É um dos componentes curriculares e uma das competências essenciais para o Ensino Fundamental.

Como área de conhecimento, se enquadra na área das Linguagens, junto com Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Artes, sendo assim, pois permite ao aluno o acesso ao conhecimento, sentido e significado das manifestações da cultura corporal de movimento, sendo as práticas corporais  textos culturais passíveis de leitura e produção.

Enquanto disciplina escolar, deve abordar as práticas corporais de acordo com as diferentes formas de expressão social, uma vez que o movimento humano caracteriza aspectos culturais.

As aulas devem possibilitar aos alunos a construção de um conjunto de conhecimentos sobre seus movimentos, de modo a desenvolver autonomia sobre a cultura corporal de movimento, para o cuidado de si e dos outros. 

Dessa forma, são capazes de atuar de forma autônoma e confiante na sociedade, através das diversas finalidades humanas que envolvem o corpo em movimento.

A Educação Física tem um diferencial importante das outras áreas do conhecimento, pois ela não se restringe à racionalidade científica que costuma nortear as práticas pedagógicas, mas vai além e proporciona experiências mais amplas que envolvem cultura, lazer e saúde.

As práticas corporais possuem três elementos fundamentais:

  • Movimento corporal: como elemento essencial.

  • Organização interna: com uma lógica específica, de graus variados.

  • Produto cultural: associado a lazer, entretenimento, cuidado e saúde do corpo.

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Quais são os eixos da Educação Física na BNCC?

Educação Física e BNCC consideram as práticas corporais tematizadas e divididas em seis unidades temáticas que devem ser abordadas ao longo do Ensino Fundamental, apresentando possibilidades de manifestações culturais.

  • Brincadeiras e jogos: são atividades voluntárias realizadas em grupos, para fins de recreação e lazer, em que os participantes criam regras comuns para todos. Caracterizam expressões culturais e a possibilidade de aprender sobre a convivência social.

  • Esportes: envolvem práticas corporais realizadas com o intuito de comparação e competição entre indivíduos ou grupos quanto ao melhor desempenho. Possuem normas formais e específicas para a disputa.

  • Ginásticas: de modo geral, exploram as possibilidades de expressão corporal, a interação social e o compartilhamento do aprendizado através das práticas corporais. As outras modalidades permitem o aprimoramento do condicionamento físico e a conscientização corporal.

  • Danças: práticas corporais que se caracterizam a partir do ritmo musical, de modo a formar uma coreografia, e exploram a expressão corporal de forma individual ou coletiva, com codificações específicas.

  • Lutas: abordam disputas corporais entre adversários, utilizando-se de movimentos orientados por técnicas e estratégias de ataque e/ou defesa.

  • Aventura: explora as práticas corporais em um ambiente desafiador, seja na natureza ou na cidade, envolvendo correr, escalar, pular, saltar, escorregar etc. 

Como pode ver, a arte está presente na forma de danças — nesse eixo e também no das ginásticas —, mas também pode se encaixar na unidade temática de brincadeiras, já que essas brincadeiras podem ser apresentações teatrais, representação de cenas de filmes, uso da mímica em atividade de descobrir o nome de filmes etc. 

Quais são as competências e habilidades na Educação Física na BNCC?

As competências e habilidades gerais específicas para o Ensino Fundamental de Educação Física na BNCC que abordem essa área do conhecimento e devem ser contempladas nas atividades escolares são:

  1. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.

  2. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.

  3. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.

  4. Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.

  5. Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.

  6. Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.

  7. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.

  8. Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer e ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.

  9. Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.

  10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

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