Quem já precisou redigir um trabalho acadêmico, seguindo as regras da ABNT, conheceu, na prática, o significado da palavra detalhe.
Afinal, formatar um documento nesses moldes é uma tarefa que exige dedicação e respeito às diretrizes.
O órgão responsável pela padronização de trabalhos com caráter científico e tecnológico é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Mais do que determinar as regras de redação dos projetos acadêmicos, a ABNT regula todo e qualquer tipo de produção.
Você sabe qual é a importância disso? É simples de entender.
Padronizar processos é a garantia de que algo pode ser aprendido e ensinado por qualquer pessoa, uma vez que se emprega uma linguagem comum.
Se você acabou de ingressar no ensino superior e está de cabelo em pé só de pensar no que vem pela frente com as normas, fique tranquilo.
Preparamos um artigo com todas as dicas e etapas para você aprender a aplicar as regras da ABNT nos seus trabalhos.
Confira nos próximos tópicos!
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Dicas imbatíveis de como fazer um TCC
1. Formatação básica, fontes e margens
Para começar, a folha do TCC deve estar no tamanho A4, que é o padrão na maioria dos editores de texto, mas é bom se certificar de que o seu arquivo está no tamanho correto.
Você deve escrever todos os textos em fonte Arial ou Times New Roman — a Calibri, padrão do Word, não é permitida. A letra deve estar em tamanho 12 e na cor preta, exceto em legendas, tabelas, citações longas ou referências, quando a regra é o tamanho 10. O destaque itálico deve ser aplicado em palavras e expressões em outros idiomas.
O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 no texto — e não 1,15 ou 1,2, como é o padrão de alguns programas — e 1,0 nas citações longas (com mais de três linhas). As margens devem ser fixadas em 3 centímetros nas partes superior e esquerda e em 2 centímetros nas outras (inferior e direita).
2. Elementos pré e pós-textuais
Elementos pré-textuais são tudo que vem antes da introdução do TCC: capa, folha de rosto, folha de aprovação, agradecimento, resumo, listas de tabelas, de abreviações, de imagens e de símbolos, além de sumário. Esse deve ser o último dos elementos pré-textuais, antes de iniciar o texto.
Já as referências bibliográficas são colocadas após o trabalho, assim como os apêndices, o glossário e os anexos, que são opcionais. Todos devem aparecer no sumário, que pode ser feito de forma automática em alguns editores de texto: para isso, você precisa configurar os títulos nos estilos de texto, para que o programa os detecte automaticamente.
3. Cabeçalho, rodapé e paginação
Na hora de fazer a paginação, todos os elementos pré-textuais são contados, com exceção da página de erratas (se houver) e da capa. Porém, eles não recebem números de página, que só aparecem na introdução.
Já os elementos pós-textuais são contados e numerados. Em editores de texto como o Word, é possível configurar a paginação depois da introdução e nas contagens exatas. Os números de página são as únicas informações que você deve colocar no cabeçalho do arquivo.
Os rodapés podem ser usados para fazer notas explicativas, comentários e referências, que devem estar na mesma fonte do documento, mas com tamanho 10. Caso a nota seja de referência, deve seguir o formato de “SOBRENOME, Ano”, como qualquer citação indireta.
4. Citações e referências
Falando em citações, todos os livros, as matérias jornalísticas, os artigos de sites e as demais fontes de estudo que você citou no trabalho devem constar nas referências bibliográficas. Para isso, é interessante registrar todas as referências enquanto escreve o trabalho, para não ter de procurar depois e correr o risco de perder alguma.
De maneira geral, elas devem ser escritas no formato: SOBRENOME, Nome do autor. Título: subtítulo. Local: Editora, data. No caso de referências da internet, o link original e a data do acesso também são indispensáveis. Você pode utilizar sistemas em que insere as informações e a citação sai pronta. Os dois mais utilizados são Menthor e MORE, criado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As citações no meio do texto podem ser indiretas (quando você reescreve o trecho com suas palavras) ou diretas (quando você reproduz o texto com exatidão). As citações indiretas demandam apenas o sobrenome do autor e o ano, entre parênteses; já as diretas devem ter também o número da página de onde foram tiradas. Se uma citação direta tiver mais de três linhas, deve ficar em um parágrafo separado, em tamanho 10 e com recuo de 4 centímetros à esquerda.
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Dicas para estruturar bem seu trabalho
Além de respeitar os princípios de formatação do TCC e monografia, é importante apresentar um conteúdo claro e rico em informações;
Esse item, somado à formatação correta de seu trabalho, ajuda a garantir uma excelente nota no final;
Escolha seus argumentos;
É por meio dos argumentos que o seu projeto será reconhecido;
Por isso, enquanto estiver desenvolvendo seus estudos, certifique-se de incluir dados estatísticos e históricos, citações e exemplificações;
Escreva um texto objetivo;
Informações demais podem confundir o leitor;
Procure, então, selecionar argumentos diretos que ressaltam o seu ponto sobre o assunto em questão;
Desenvolva com clareza;
Tenha o cuidado de apresentar um raciocínio lógico sobre a ideia exposta;
Garanta que o texto seja de fácil compreensão e não gere dúvidas;
Traga soluções;
Ao definir o tema de sua pesquisa, pense também o que você pode solucionar com o estudo apresentado;
Esteja atento ao português, esse é um ponto fundamental para qualquer trabalho acadêmico, mas, principalmente ao TCC;
Procure se atentar à gramática, uma vez que seu trabalho pode servir de inspiração e referência a outras pessoas;
Revise seu texto;
Sempre que surgir um ótimo pensamento, registre-o sem se preocupar com normas e gramática,depois, volte e faça as adequações;
Também vale dizer que é preciso fazer diversas revisões em busca de erros ortográficos, falhas na narrativa e incoerências na formatação.
Quais são as principais normas da ABNT?
Todas as etapas apresentadas ao longo deste artigo são de suma importância para a composição de um bom trabalho acadêmico.
Vale, portanto, fazer uma pesquisa mais aprofundada em suas principais normas:
NBR 14724/2011 – Trabalho Acadêmico
NBR 10520/2002 – Citações
NBR 6023/2018 – Referências
NBR 6027/2012 – Sumário
NBR 6028/2003 – Resumo e Abstract
NBR 6024/2012 – Numeração progressiva das seções de um documento
NBR 6034/2004 – Índice
NBR 15287/2011 – Projeto de pesquisa
Esperamos que tenha gostado do conteúdo.
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