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Como fazer um TCC: dicas de regras da ABNT

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Quem já precisou redigir um trabalho acadêmico, seguindo as regras da ABNT, conheceu, na prática, o significado da palavra detalhe.

Afinal, formatar um documento nesses moldes é uma tarefa que exige dedicação e respeito às diretrizes.

O órgão responsável pela padronização de trabalhos com caráter científico e tecnológico é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Mais do que determinar as regras de redação dos projetos acadêmicos, a ABNT regula todo e qualquer tipo de produção. 

Você sabe qual é a importância disso? É simples de entender.

Padronizar processos é a garantia de que algo pode ser aprendido e ensinado por qualquer pessoa, uma vez que se emprega uma linguagem comum. 

Se você acabou de ingressar no ensino superior e está de cabelo em pé só de pensar no que vem pela frente com as normas, fique tranquilo. 

Preparamos um artigo com todas as dicas e etapas para você aprender a aplicar as regras da ABNT nos seus trabalhos.

Confira nos próximos tópicos!

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Dicas imbatíveis de como fazer um TCC

1. Formatação básica, fontes e margens  

Para começar, a folha do TCC deve estar no tamanho A4, que é o padrão na maioria dos editores de texto, mas é bom se certificar de que o seu arquivo está no tamanho correto. 

Você deve escrever todos os textos em fonte Arial ou Times New Roman — a Calibri, padrão do Word, não é permitida. A letra deve estar em tamanho 12 e na cor preta, exceto em legendas, tabelas, citações longas ou referências, quando a regra é o tamanho 10. O destaque itálico deve ser aplicado em palavras e expressões em outros idiomas. 

O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 no texto — e não 1,15 ou 1,2, como é o padrão de alguns programas — e 1,0 nas citações longas (com mais de três linhas). As margens devem ser fixadas em 3 centímetros nas partes superior e esquerda e em 2 centímetros nas outras (inferior e direita).

2. Elementos pré e pós-textuais

Elementos pré-textuais são tudo que vem antes da introdução do TCC: capa, folha de rosto, folha de aprovação, agradecimento, resumo, listas de tabelas, de abreviações, de imagens e de símbolos, além de sumário. Esse deve ser o último dos elementos pré-textuais, antes de iniciar o texto. 

Já as referências bibliográficas são colocadas após o trabalho, assim como os apêndices, o glossário e os anexos, que são opcionais. Todos devem aparecer no sumário, que pode ser feito de forma automática em alguns editores de texto: para isso, você precisa configurar os títulos nos estilos de texto, para que o programa os detecte automaticamente. 

3. Cabeçalho, rodapé e paginação

Na hora de fazer a paginação, todos os elementos pré-textuais são contados, com exceção da página de erratas (se houver) e da capa. Porém, eles não recebem números de página, que só aparecem na introdução. 

Já os elementos pós-textuais são contados e numerados. Em editores de texto como o Word, é possível configurar a paginação depois da introdução e nas contagens exatas. Os números de página são as únicas informações que você deve colocar no cabeçalho do arquivo. 

Os rodapés podem ser usados para fazer notas explicativas, comentários e referências, que devem estar na mesma fonte do documento, mas com tamanho 10. Caso a nota seja de referência, deve seguir o formato de “SOBRENOME, Ano”, como qualquer citação indireta. 

4. Citações e referências

Falando em citações, todos os livros, as matérias jornalísticas, os artigos de sites e as demais fontes de estudo que você citou no trabalho devem constar nas referências bibliográficas. Para isso, é interessante registrar todas as referências enquanto escreve o trabalho, para não ter de procurar depois e correr o risco de perder alguma. 

De maneira geral, elas devem ser escritas no formato: SOBRENOME, Nome do autor. Título: subtítulo. Local: Editora, data. No caso de referências da internet, o link original e a data do acesso também são indispensáveis. Você pode utilizar sistemas em que insere as informações e a citação sai pronta. Os dois mais utilizados são Menthor e MORE, criado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As citações no meio do texto podem ser indiretas (quando você reescreve o trecho com suas palavras) ou diretas (quando você reproduz o texto com exatidão). As citações indiretas demandam apenas o sobrenome do autor e o ano, entre parênteses; já as diretas devem ter também o número da página de onde foram tiradas. Se uma citação direta tiver mais de três linhas, deve ficar em um parágrafo separado, em tamanho 10 e com recuo de 4 centímetros à esquerda.

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Dicas para estruturar bem seu trabalho

  • Além de respeitar os princípios de formatação do TCC e monografia, é importante apresentar um conteúdo claro e rico em informações; 

  • Esse item, somado à formatação correta de seu trabalho, ajuda a garantir uma excelente nota no final;

  • Escolha seus argumentos;

  • É por meio dos argumentos que o seu projeto será reconhecido;

  • Por isso, enquanto estiver desenvolvendo seus estudos, certifique-se de incluir dados estatísticos e históricos, citações e exemplificações; 

  • Escreva um texto objetivo;

  • Informações demais podem confundir o leitor;

  • Procure, então, selecionar argumentos diretos que ressaltam o seu ponto sobre o assunto em questão;

  • Desenvolva com clareza;

  • Tenha o cuidado de apresentar um raciocínio lógico sobre a ideia exposta;

  • Garanta que o texto seja de fácil compreensão e não gere dúvidas; 

  • Traga soluções;

  • Ao definir o tema de sua pesquisa, pense também o que você pode solucionar com o estudo apresentado;

  • Esteja atento ao português, esse é um ponto fundamental para qualquer trabalho acadêmico, mas, principalmente ao TCC;

  • Procure se atentar à gramática, uma vez que seu trabalho pode servir de inspiração e referência a outras pessoas; 

  • Revise seu texto;

  • Sempre que surgir um ótimo pensamento, registre-o sem se preocupar com normas e gramática,depois, volte e faça as adequações; 

  • Também vale dizer que é preciso fazer diversas revisões em busca de erros ortográficos, falhas na narrativa e incoerências na formatação. 

Quais são as principais normas da ABNT?

Todas as etapas apresentadas ao longo deste artigo são de suma importância para a composição de um bom trabalho acadêmico. 

Vale, portanto, fazer uma pesquisa mais aprofundada em suas principais normas:

  • NBR 14724/2011 – Trabalho Acadêmico

  • NBR 10520/2002 – Citações

  • NBR 6023/2018 – Referências

  • NBR 6027/2012 – Sumário

  • NBR 6028/2003 – Resumo e Abstract

  • NBR 6024/2012 – Numeração progressiva das seções de um documento

  • NBR 6034/2004 – Índice

  • NBR 15287/2011 – Projeto de pesquisa

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. 

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