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O que é e como funciona a educação montessoriana?

Muito além do ensino tradicional, a educação montessoriana se destaca pelos benefícios e pelos princípios que conquistaram pais e profissionais de educação do mundo inteiro.

O método criado pela pedagoga, pesquisadora e médica Italiana de mesmo sobrenome foi responsável, inclusive, pela educação de pessoas que hoje são consideradas personalidades de sucesso.

Nomes mais famosos formados pela educação montessoriana

Alguns dos nome mais famosos formados pela educação montessoriana são:

  • Larry Page – fundador do Google;

  • Gabriel Garcia Marquez – Prêmio Nobel de Literatura;

  • Principe William e Harry;

  • Jeff Bezos – fundador da Amazon.

Apesar de famoso em todo o mundo, o método ainda é pouco difundido por aqui , sendo explorado apenas em algumas escolas de bairros nobres no país.

Entretanto, vale ressaltar que o conteúdo sobre o método está disponível para todos os educadores através de cursos online, um dos exemplos é o curso montessori online aqui do Educamundo.

Mas do que trata o Método Montessori? Como utilizar o método de Maria Montessori na educação infantil? Qual o currículo e como é uma sala de aula montessoriana? Estes e outros assuntos é o que vamos explicar neste artigo.

Acompanhe.

O que é Método Montessori?

Muito além de uma forma de estruturar um ambiente para o aprendizado, o Método Montessori​​​​​​​ é uma forma de educar guiado pela autonomia e pela liberdade, através de princípios pré-estabelecidos, o que ajuda no desenvolvimento e formação da criança, do adolescente e do adulto para a vida.

A chave para o sucesso no desenvolvimento do ser está intimamente ligada à liberdade dada à criança. Com isso consegue-se desenvolver habilidades desde os primeiros anos de vida.

Neste cenário, o adulto surge apenas como um facilitador, um guia, e a criança passa a agir e a pensar por si mesma, com total liberdade.

Perceba que no método montessoriano, há uma mudança como enxergamos a sociedade. Deixa-se de lado aquela ideia de que os adultos constroem a personalidade das crianças e passa-se a entender que as crianças formam os adultos. Ou seja, ela deixa de ser apenas uma figurante no mundo e passa a ser a principal responsável pela construção da sociedade.

As fases na educação montessoriana

A educação montessoriana é dividida em fases que organizadas em idades definem os níveis de independência da criança e do jovem. Tais níveis são nomeados como “planos de desenvolvimento”.

  • 0 a 6 anos: nas etapas iniciais da vida, a educação montessoriana fica responsável por ajudar a criança a entender o mundo, buscando a independência física em relação ao adulto. A chamada “mente absorvente” das crianças nessa fase da vida, faz com que ela absorva a forma como o mundo está estruturado, conseguindo assim desenvolver de forma muito mais rápida, algumas habilidades motoras iniciais.

  • 6 a 12 anos: nessa etapa, as crianças já possuem independência dos adultos, agora é hora de conhecer outras realidades além das suas limitações físicas. É aqui que ela é levada a descobrir a história, os animais e tudo que lhe cerca e que faz parte da construção da sociedade. O objetivo nesta fase é o desenvolvimento e independência intelectual.

  • 12 a 18 anos: sociabilidade e a capacidade para sobreviver em grupo, em sociedade. É nesta fase que o adolescente consegue resolver seus próprios problemas sem a interferência de um adulto, se aprofundando, deste modo, em aspectos mais importantes para a sua realidade, como cultura, política, etc.

  • 18 a 24 anos: o Método Montessori não está restrito à educação de crianças e jovens. Por isso, nessa fase da vida os adultos precisam entender, por conta própria, os motivos de sua existência, o que se chama de papel cósmico.

Método Montessori na Educação Infantil

Como foi possível identificar, o método pode ser aplicado desde o nascimento da criança até a sua fase adulta. A criança e o adolescente são ensinados a aprender e a desenvolver suas habilidades na escola, com ajuda dos professores, e em casa, com o auxílio de seus pais ou responsáveis.

Diz-se portanto que, o Método Montessori na educação infantil se caracteriza pelo auxílio pontual dos professores, somente em momentos necessários, deixando a criança fazer e resolver cada atividade sozinha.

Todo o ambiente em sala de aula é criado para despertar a curiosidade e o desenvolvimento da criança.

Sala de aula montessoriana

Na primeira fase da infância, as crianças são motivadas pelos sentidos. Logo, tudo que é colorido e com formas desproporcionais, conseguem chamar a atenção dos pequenos e é assim que deve ser uma sala de aula montessoriana.

Além dos brinquedos, a mobília deste ambiente é preparada e construída com base nas diretrizes do método. Nenhum objeto é fixo e tudo pode ser mudado de lugar.

Além disso, a altura de todos os móveis, mesas e estantes são menores, de modo que os verdadeiros utilizadores deste ambiente, consigam aproveitá-los e usufruí-los.

Diferenças entre a escola montessoriana e a escola regular

As escolas montessorianas e as escolas regulares diferem em diversos aspectos, desde a filosofia educacional até a organização das salas de aula e os métodos de ensino. A seguir, destacamos as principais diferenças entre os dois modelos.

 1. Filosofia Educacional

Escola Montessoriana: Baseia-se na filosofia criada por Maria Montessori, que valoriza a autonomia, a liberdade com responsabilidade e o desenvolvimento natural das crianças. O foco é no aluno como um indivíduo único, com o aprendizado acontecendo em um ritmo próprio.

Escola Regular: Geralmente, segue um currículo padronizado, onde todos os alunos aprendem os mesmos conteúdos ao mesmo tempo. A ênfase está na transmissão de conhecimentos por meio de instrução direta, com foco na preparação para exames e avaliações.

2. Papel do Professor

Escola Montessoriana: O professor atua como um guia ou facilitador, observando os interesses da criança e oferecendo materiais e atividades que promovam o aprendizado autônomo. O ensino é mais individualizado.

Escola Regular: O professor é o centro do processo de ensino, responsável por transmitir conhecimentos de forma direta para a turma. O ensino é frequentemente em grupo, com menos personalização.

3. Ambiente de Aprendizagem

Escola Montessoriana: As salas de aula são organizadas para incentivar a independência, com materiais educativos acessíveis e preparados para o uso das crianças. Os ambientes são projetados para serem calmos e estimulantes, promovendo a autoaprendizagem.

Escola Regular: As salas de aula geralmente têm uma disposição tradicional, com carteiras enfileiradas voltadas para o quadro. O ambiente é mais estruturado, com menos flexibilidade para o movimento e a escolha dos alunos.

4. Método de Ensino

Escola Montessoriana: Enfatiza o aprendizado prático e sensorial, com materiais específicos que ajudam as crianças a explorar conceitos de forma concreta antes de passarem para o abstrato. As crianças têm a liberdade de escolher as atividades que desejam realizar.

Escola Regular: Foca em métodos de ensino mais tradicionais, como aulas expositivas, leituras e exercícios escritos. O currículo é dividido em disciplinas, e o aprendizado é mais teórico e baseado em livros-texto.

5. Avaliação

Escola Montessoriana: A avaliação é contínua e qualitativa, focada no desenvolvimento individual da criança. Não há testes ou provas tradicionais; em vez disso, os professores observam e registram o progresso da criança ao longo do tempo.

Escola Regular: A avaliação é frequentemente quantitativa, com notas baseadas em provas, testes, trabalhos e outros critérios padronizados. A progressão dos alunos é medida em relação a uma média ou padrão estabelecido.

6. Relação com o Tempo

Escola Montessoriana: O tempo é flexível, permitindo que as crianças explorem atividades pelo tempo que precisarem, sem interrupções frequentes. A ênfase está em “aprender pelo fazer” no tempo da criança.

Escola Regular: O tempo é estruturado em períodos fixos para cada matéria, com horários específicos para cada atividade. A rotina diária é mais rígida, com menos espaço para a exploração individual.

7. Enfoque na Disciplina

Escola Montessoriana: A disciplina é vista como autodisciplina, desenvolvida através da liberdade de escolha e da responsabilidade individual. As crianças aprendem a regular seu próprio comportamento dentro de limites claros.

Escola Regular: A disciplina é frequentemente imposta externamente, com regras e normas estabelecidas pelo professor ou pela escola. As crianças são ensinadas a seguir as regras e a respeitar a autoridade.

Essas diferenças destacam as abordagens distintas da educação montessoriana e da educação regular, cada uma com seus próprios objetivos, métodos e vantagens. A escolha entre os dois modelos depende das necessidades e dos valores de cada família.

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Como você viu, a teoria Montessori é bem diferente da forma de ensino tradicional e os benefícios colhidos dessa forma de aprendizagem têm sido comprovados ano a ano por pedagogos de todo o mundo.

Não é à toa que o mesmo é mundialmente conhecido, principalmente pela utilização e educação de personalidades do nosso tempo.

Entretanto, para conseguir trabalhar ou criar um ambiente propício a essa forma de educar, é preciso conhecimento e estudo dos princípios criados por sua fundadora, Maria Montessori.

Para ajudar com isso, o setor pedagógico do Educamundo criou o Curso Online Método Montessoriano, com um conteúdo disciplinar completo para você aprender cada detalhe dessa forma de ensino.

O que você vai aprender no curso Método Montessoriano

No curso, você terá à disposição, os seguintes módulos:

  • A vida e a obra de Maria Montessori

  • O Método Montessori

  • Os períodos sensíveis de desenvolvimento infantil

  • Os pilares da educação montessoriana

  • A importância das linhas ou aulas rítmicas

  • O papel do professor na Educação Montessori.

O curso é voltado não apenas a professores, mas também a pais que queiram dar a melhor educação para seus filhos.

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O que você achou da pedagogia montessori? Aproveite para deixar sua opinião na caixa de comentários abaixo e compartilhe este artigo com amigos e familiares. Até a próxima.

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