Quando pensamos no contexto educacional, é sempre desafiador para pais e professores lidarem com determinados comportamentos, espectros e condutas típicas de muitas crianças, que necessitam de métodos especiais além do convencional. Por isso, é primordial que estejam sempre preparados para lidar com elas e garantir o que há de melhor para sua formação.
Nosso artigo tratará justamente sobre educação especial e condutas típicas, mostrando alguns dados interessantes para educadores e demais pessoas que precisam entender o que é educação inclusiva no contexto de condutas típicas e se qualificar no tema. O Curso Online Educação Especial – Condutas Típicas, por exemplo, é um dos materiais que serve como base para essa pauta, um dos melhores cursos online do Educamundo, essencial para se tornar um expert nesse aspecto.
Descubra o que é educação especial e como os cursos do Educamundo podem aprofundar sua compreensão neste campo.
Educação Especial: um direito de toda criança
Primeiramente, é importante contextualizar o papel da educação inclusiva no nosso ensino e o quanto tem sido importante para diversas pessoas. Crianças e adultos com qualquer tipo de deficiência tem cada vez mais à disposição ferramentas e métodos que visam sua inclusão.
Desde que o Brasil começou a seguir os decretos da Declaração de Salamanca, um acordo entre diversos países que garante o direito básico à educação para todas as crianças, vemos muitas escolas cada vez mais adaptadas e profissionais prontos para receber deficientes visuais, mentais, físicos, auditivos ou com qualquer transtorno.
a partir do programa governamental Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, essencial para a inclusão escolar e adaptação necessária nas necessidades educacionais especiais, e conhecido oficialmente como Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Como essa educação inclusiva se faz necessária, é essencial para que uma escola, seja pública ou particular, esteja pronta para receber qualquer criança ou adulto – no caso da EJA (Educação de Jovens e Adultos) – e nunca negue sua matrícula. O problema de algumas instituições, porém, é a falta de preparo da gestão e dos professores para orientarem e ensinarem esse grupo, ainda mais quando se trata de alunos com condutas típicas.
Quem já conhece um pouco da área, com certeza já ouviu falar nesse termo, mas não consegue defini-lo. De fato, não é tão básico assim compreender, mas com bons materiais e a observação prática, dá para chegar a um entendimento. Aqui no Educamundo, por exemplo, há muitos cursos online com certificado ideais para esse objetivo.
Tanto o Curso Online Educação Especial – Condutas Típicas quanto outros diversos cursos EAD que tratam do universo da educação inclusiva e das pessoas com deficiência podem ajudar. Muitos cursos online do portal são exclusivos e já foram testados por milhares de alunos, que garantem e comprovam sua qualidade.Atualizamos regularmente o número de alunos para garantir a precisão da informação.
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O que são Condutas Típicas na Educação Especial?
Agora que você já sabe mais sobre a educação especial no país, chegamos ao ponto principal de nosso artigo. Afinal, o que são condutas típicas? Bom, nossa base para explicar esse conceito é o manual oficial do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Especial. São alguns dados gerais que podem ser aprofundados nos cursos a distância presentes no nosso portal.
Segundo o MEC, um aluno que necessita de procedimentos educacionais especiais é aquele que possui ”dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos: aquelas não vinculadas a uma causa orgânica específica; aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências”. Vale esclarecer que, considerando esse termo, não se trata de um grupo orgânico e que necessita especificamente das mesmas metodologias, longe disso. Cada um tem limitações e condições diferenciadas que pedem maior atenção e abordagem distinta do profissional.
é bom dar ênfase a esse argumento para que os educadores entendam que um aluno com condutas típicas é aquele que tem dificuldade de adaptação escolar, transpassando o fato de possuir alguma deficiência ou condição diferente dos demais. O MEC define como ”as dificuldades causadas por comportamentos que tendem a prejudicar e por vezes inviabilizar as relações do aluno com seu professor e/ou com seus colegas com os materiais de uso pessoal e coletivo e ainda o processo ensino aprendizagem”.
Nesse contexto, podem ocorrer de forma latente, contínua, grave, ou tudo isso junto, desde uma inquietação até um comportamento explosivo, de enfrentamento e por vezes, violento, com possíveis agressões às pessoas mais próximas e até automutilação. Esse espectro ainda pode ser variável dependendo do quadro emocional da criança e da reação que terão com seu comportamento. Se for rebatida com agressão, pode gerar um problema ainda maior.
Quais são os Exemplos de Condutas Típicas?
Entenda o que são exemplos de condutas típicas e como elas impactam a vida escolar dos alunos e professores…
O mais peculiar e que leva, definitivamente, à definição de um aluno com condutas típicas é que praticamente uma criança possui diversos desses comportamentos. Analisando bem, você pode perceber que eles têm relação e é nessa percepção que um educador sabe qual aluno precisa de um apoio e educação especial. Mas é aí que vem o maior desafio: como lidar com essa situação?
Estratégias para Educadores Lidar com Condutas Típicas
O problema de muitos professores, gestores e profissionais envolvidos até mesmo na educação inclusiva é saber como devem agir cotidianamente com essas condutas típicas. Quando se trata de métodos didáticos, é inerente ao educador lidar de maneiras diferenciadas com uma criança com condutas típicas. Por isso, necessita também de orientação, para não chegar ao ponto de afastá-lo socialmente, achar que é algo ”normal” e, pior que isso, a escola determinar que não sabe como prestar apoio e transferir o aluno para outra instituição.
O problema de muitos professores, gestores e profissionais envolvidos na educação inclusiva é saber como agir com condutas típicas. Quando se trata de métodos didáticos, é essencial:
- Lidar de formas diferenciadas com crianças apresentando condutas típicas.
- Buscar orientações para evitar o afastamento social do aluno.
- Evitar considerar o comportamento como “normal” sem um entendimento profundo.
- Garantir apoio adequado sem transferir responsabilidade para outras instituições.
Essas ações servem tanto para professores quanto demais profissionais que lidam com crianças e começam a perceber comportamentos diferenciados. Pode acontecer em qualquer aula e cenário, logo, caso se sinta inseguro, o educador deve pedir ajuda para outra pessoa mais preparada.
Entendendo de forma mais direta e categórica como ocorrem essas condutas típicas, você como professor ou estudante da área da educação pode se sentir mais instigado e até desafiado a desbravar ainda mais esse conceito. Não é à toa que indicamos fazer cursos online com certificado para se qualificar e ficar por dentro desse e de demais temas primordiais para sua formação. Com os cursos a distância, você conta com ótimos materiais e ferramentas para se certificar estudando em casa ou em qualquer ambiente que achar conveniente.
O que causa Mudança de Comportamento em Crianças?
Você também deve estar se perguntando por que essas condições ocorrem e a criança começa a apresentar determinados comportamentos que se manifestam e por vezes até assustam pais e educadores. Em muitos casos, a mudança é repentina mesmo, ainda mais quando a pessoa já apresenta algum quadro que necessita de uma educação especial.
Aquelas que já possuem um quadro neurológico ou transtorno estão mais propensas a adquirir essas condutas devido à pressão ou diversos fatores muito pessoais que contribuem para tais reações. Crianças com hiperatividade, epilepsia ou com Síndrome de Down se enquadram nesse termo.
Podem-se considerar também quadros mais complexos ou passageiros. No primeiro caso, são aqueles classificados como psicológicos ou psiquiátricos, que denotam comportamentos mais sérios e até um tratamento clínico e medicamentoso. Alguns exemplos: falta de noção do perigo, autoagressão, acessos de raiva latentes, pouca ou nula relação interpessoal.
Já os quadros passageiros são derivados de situações vistas como adversas pela criança e que acontecem ”de uma hora para outra”, fugindo de sua compreensão. Podem ser tanto no ambiente escolar ou em casa mesmo, como a chegada de um irmão, a morte de um animal de estimação, uma mudança de professor, uma briga com um colega e qualquer condição que gere tensão necessária para prejudicar a adaptação e aprendizagem.
Em meio à amplitude de casos e suas especificidades, o domínio pleno das melhores ações a se realizar ao notar um aluno com condutas típicas é essencial a um educador, para saber se é normal, permanente ou passageira. Nesse caso, vale estabelecer desde um procedimento básico, como muda-lo de lugar para que tenha mais atenção na aula, desde pensar em termos mais complexos, como a necessidade de uma educação especial e direcionada.
Vale lembrar que, quando a criança é mais velha, já carrega impressões determinadas e fracassos, dificultando ainda mais sua relação com o ambiente e as outras pessoas. Logo, desde que o educador ou pai já saibam identificar o comportamento peculiar, podem ajudar o aluno/filho a lidar com as adversidades de modo mais fácil, mostrando que são um apoio que ele pode confiar para desabafar e contar tudo o que se passa em sua cabeça.
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Diretrizes do MEC para Condutas Típicas
Todo esse processo, essencial para alunos com necessidades especiais, é garantido por lei
A partir do momento em que há a real noção e identificação de um aluno com condutas típicas, se faz necessário um procedimento diferenciado que deve seguir, segundo o MEC, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Trata-se de um conjunto de leis, passos, métodos e estratégias que visam orientar os educadores e gestores da escola a respeito do assunto, pensando sempre em inclusão. Recomendamos verificar regularmente as atualizações diretamente nas fontes governamentais para assegurar que as informações estejam sempre atualizadas.
Sendo assim, em uma escola pública com ensino regular, por exemplo, se faz necessário processos como:
Perceba que, ao se capacitar nessa área específica e ter acesso a todo o conhecimento e as melhores estratégias para trabalhar com alunos com condutas típicas, um educador está apto para comprovar seus conhecimentos em diversas instituições, seja de modo regular e frequente ou itinerante. Por isso, quem busca se formar nesse quesito, seja pelos materiais oficiais ou por cursos EAD, além de encontrar uma base para sua carreira, pode ajudar a mudar muitas vidas. Esses guias são essenciais para se informar de modo efetivo, com conteúdo atualizado e, além disso, podem ser consultados e estudados em horários flexíveis, em diversos ambientes e de várias formas.
Como a Educação Especial Promove Inclusão e Respeito
A regra principal em qualquer método de ensino em grupo na sala de aula é que o respeito vale para todos. Independente da criança e de seus comportamentos e condições, todos devem ser tratados da mesma maneira e compreendidos pelos professores, que precisam agir como verdadeiros observadores em um ambiente estruturado e motivador.
Trabalhar na área da educação não é uma tarefa simples, mas, ao mesmo tempo, é inspirador saber que você pode fazer parte de mudanças relevantes para muitas pessoas. Um profissional atualizado e capacitado sempre saberá como agir em casos de condutas típicas ou qualquer adversidade, atuando como um verdadeiro mediador e se destacando em sua função.
Os cursos online com certificado do Educamundo podem te ajudar nesse objetivo. Tanto o Curso Online Educação Especial – Condutas Típicas quanto muitas opções dentre os mais de 650 cursos EAD são ótimos para isso.
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Perguntas frequentes
O que são condutas típicas na educação especial?
Condutas típicas referem-se a comportamentos que prejudicam a aprendizagem e a interação social de alunos com necessidades educacionais específicas, incluindo dificuldades de adaptação que não estão necessariamente ligadas a uma deficiência orgânica.
Quais são os exemplos de condutas típicas comuns?
Exemplos incluem impulsividade, comportamentos agressivos, falta de interação social, e reações emocionais intensas que podem dificultar o processo de ensino-aprendizagem.
Como as escolas devem lidar com condutas típicas?
As escolas devem implementar estratégias educacionais individuais, capacitar os professores, e utilizar recursos como a comunicação alternativa e a tecnologia assistiva para apoiar alunos com condutas típicas.
Qual é o papel da Declaração de Salamanca na educação inclusiva?
A Declaração de Salamanca estabelece princípios para a educação inclusiva, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas condições físicas ou intelectuais, tenham direito ao ensino em ambientes educacionais convencionais.
Como as diretrizes do MEC orientam sobre educação especial?
As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial fornecem um marco de políticas, métodos e estratégias para assegurar a inclusão e adequação curricular necessário para estudantes com necessidades especiais, promovendo uma educação acessível e igualitária.