A longevidade no Brasil chegou a 76 anos. Em 2000 era de 60 anos e nos anos 60 era de 55 anos. Por isso, nessa época, pessoas com 50 anos eram consideradas velhas ou idosas, no sentido de não serem mais aptas ao trabalho.
Apesar de a longevidade ter aumentado e as pessoas de mais idade terem um novo ritmo e modo de vida, no mercado profissional as coisas não mudaram tanto.
O mercado não esteve, nas últimas décadas, tão receptivo à contratação de pessoas com mais de 45 anos. O movimento de “juniorização” dos quadros de funcionários se deu por causa de gerações com novas características e um RH em transformação.
Mas, como tudo é muito dinâmico, outra transformação vem ocorrendo: as empresas têm começado a dar oportunidades a pessoas mais velhas. Os “talentos mais experientes” têm começado a movimentar a empregabilidade de uma faixa etária mais avançada no país.
Quer saber mais? Continue lendo nosso artigo.
A empregabilidade de pessoas com 50 anos ou mais
As organizações já têm se dado conta que tão essencial quanto as jovens mentes inovadoras são também as mentes mais experientes.
Profissionais acima de 50 anos têm vários pontos a seu favor:
desejam estabilidade: enquanto o turnover é alto e a retenção de talentos é um desafio quando falamos em jovens colaboradores, os seniores querem “um lugar para chamar de seu” e não lhes agrada a ideia de ficar pulando de empresa a empresa;
contribuem com ampla experiência ao quadro geral de funcionários;
conseguem acompanhar o ritmo produtivo das organizações, além de serem mais comprometidos com as diretrizes e metas do local de trabalho.
Além de tudo isso, devemos considerar que o ensino a distância abriu possibilidades para que pessoas de todas as faixas etárias pudessem se capacitar e qualificar de forma mais prática.
Sejam cursos online livres, sejam cursos de graduação, pessoas de 40, 50 e até de mais idade encontram no EAD formas de lapidar ou de adquirir novas habilidades e competências.
Outra possibilidade é o trabalho freelance e remoto, em diversas áreas como redação, consultoria online, aulas online, design e outras.
##lista_curso##
Cenário da contratação de pessoas com mais de 50 anos no Brasil
Algumas empresas já têm iniciativas voltadas à contratação de pessoas de 50 anos ou mais. Exemplos são a GOL, a Tokio Marine seguradora, o grupo, em São Paulo, que controla as redes de farmácias Pacheco e São Paulo, e a Consultoria PwC, dentre outras.
Esse é um processo recente, mas já é um bom começo para tentar mudanças a mentalidade das organizações em relação a ter colaboradores seniores.
Quer saber quais são mais alguns segmentos que contratam profissionais com mais de 50 anos? Veja o infográfico:
##lista_vantagens##
Quer ampliar seus conhecimentos? Faça cursos online no Educamundo
É hora de se preparar para esse novo mundo que se abre aos profissionais mais maduros. Aprender sempre: esse deve ser seu objetivo. Para isso, desenvolvemos cursos online com certificado em mais de 23 áreas do conhecimento. Ou seja, você só não se atualiza ou aperfeiçoa se não quiser.
A taxa de investimento é de {preco_matricula}, em taxa única, e dá acesso a mais de 1.200 cursos do Pacote Master, durante um ano inteiro, sem cobrança de mensalidades. Inscreva-se agora mesmo e comece a se preparar!