Transformação digital é um processo de adaptação da empresa ao uso de novas tecnologias. Trata-se da aplicação de ferramentas tecnológicas para elevar o alcance das estratégias e melhorar o desempenho das ações, obtendo assim os melhores resultados.
Você já ouviu falar sobre transformação digital nas empresas? O termo, apesar de ser bastante difundido principalmente em negócios da área de tecnologia e comunicação, deve ser explanado e aplicado em todos os segmentos empresariais.
Em uma época em que a tecnologia é a grande responsável por otimizar processos e aproximar ainda mais o consumidor da sua marca, vale apostar no assunto e aprofundar seus conhecimentos.
Entenda tudo sobre transformação digital nas empresas
Cabe salientar que a transformação digital está amplamente ligada aos processos de gestão empresarial. Ao adequar-se às inovações, as empresas também necessitam implementar uma nova cultura organizacional, reavaliando, inclusive, muitos de seus processos internos.
Todo este processo de readaptação traz frutos positivos, como garantia da qualidade dos produtos e serviços, fortalecimento da competitividade no mercado e, finalmente, elevação nas vendas.
Quer saber mais sobre a transformação digital? Acompanhe nosso artigo e saiba mais!
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Sobre a transformação digital no Brasil
Quando falamos sobre transformação digital no Brasil, os níveis ainda são relativamente baixos se compararmos aos países com forte inovação tecnológica. Segundo a pesquisa Sofitex realizada em 2018, apenas 1 em cada quatro empresas brasileiras possui níveis elevados no que diz respeito a transformação digital.
Uma das principais barreiras para a transformação digital tupiniquim está na falta de mão de obra qualificada. Embora a movimentação financeira da área de TI seja surpreendente, algo em torno de R$ 2 bi ao ano, o déficit de profissionais ainda é considerável, ultrapassando os 48 mil profissionais.
Junto ao segmento de tecnologia, cabe aos profissionais, principalmente dos setores gerenciais, renovarem seus conhecimentos e estratégias de gestão empresarial. O cenário atual prioriza processos cujas relações sejam mais humanas, focadas na experiência real do consumidor.
Uma boa maneira de fomentar ainda mais este mercado é capacitar-se profissionalmente. Atualmente, a web disponibiliza excelentes cursos online de formação, como é o caso do Curso Online Gestão Empresarial do Educamundo. O curso faz um apanhado geral sobre liderança, nova cultura organizacional, responsabilidade social, comunicação eficiente, dentre outros tópicos.
Nova cultura organizacional
É interessante dizer que a transformação digital está atrelada a implementação de uma nova cultura organizacional. Isso porque, apesar de inserirmos novas tecnologias aos processos empresariais, o fator humano ainda é de extrema importância para o sucesso das soluções. Os envolvidos nesta readaptação são os responsáveis pelo aceite ou bloqueio das novas ferramentas.
Além de apostar em novas ferramentas, as empresas devem focar suas ações na construção de uma nova cultura, destacando pontos como a qualificação e comprometimento das posições de liderança, bom relacionamento entre os colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, estratégias transparentes e tangíveis, abertura para feedbacks, dentre outros.
Tendências e exemplos de transformação digital
Quer conferir como a tecnologia pode, na prática, ser a aliada dos negócios? Destacamos alguns exemplos de transformação digital que não devem ser deixados de lado. Veja só!
Soluções em Business Intelligence (BI): significando “inteligência empresarial” em português, as soluções de BI são responsáveis pela coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que podem ser úteis ao processo de gerenciamento.
Transações mais seguras: aderir à transformação digital requer segurança redobrada. Sendo assim, para garantir a proteção dos dados e transações empresariais, é necessário implementar o uso de ferramentas que preservem informações, como os certificados SSL.
Pluralidade de canais de contato: assim que o consumidor entra em contato com a empresa, ele espera por um retorno rápido; sendo assim, é importante apostar em multicanais.Disponibilizando-os, o cliente sente-se acolhido, uma vez que pode optar pelo meio de contato preferido.
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