Você já parou para pensar como a tecnologia facilitou o cotidiano de muitas profissões? Uma delas é a Arquitetura. Com o avanço dos programas tridimensionais, a criação de projetos ganha um novo nível e torna-se visualmente mais realista.
Ao longo do post de hoje vamos apresentar para você mais detalhes da arquitetura 3D. Então não saia daí e siga com a leitura.
Sobre a arquitetura 3D
Desenhos e cálculos que antes era feitos em grandes folhas de papel agora passam a preencher as telas do computador. A cada dia, as técnicas 3D vêm ganhando espaço dentro da área de Arquitetura.
Um dos principais benefícios em se utilizar a computação gráfica para a elaboração de projetos é que ela facilita a visualização dos mesmos. Desse modo, torna-se possível ter uma perspectiva do espaço muito próxima da realidade. Como consequência, o profissional percebe erros e já modifica detalhes do projeto que não vão funcionar na prática.
Outro ponto importante é que a arquitetura 3D dá ao cliente uma visão mais clara e atrativa do projeto. Até porque ele quase nunca vai ter o olhar técnico de um profissional para entender plantas ou projeções mais abstratas.
##lista_curso##
Arquitetura e sustentabilidade
A sustentabilidade é uma preocupação constante na área da arquitetura. Isso aparece tanto na utilização de materiais — muitas vezes recicláveis — como no momento de aproveitar iluminação natural, reaproveitamento de água, entre outras questões.
Com a modelagem 3D, arquitetura e sustentabilidade passam a andar ainda mais unidas. Isso, pois a representação gráfica ajuda você a simular todos os detalhes de um espaço e ver se eles irão funcionar. Algo que economiza tempo, material e evita desperdícios, já que a probabilidade de erros é muito menor.
Projetos de arquitetura: a maquete eletrônica
Maquete eletrônica é uma simulação digital feita com a utilização de softwares de modelagem tridimensional. Ela é uma nova forma de criar projetos de arquitetura e oferece funcionalidades múltiplas. As principais delas incluem a ideia de volume e visualização de espaços mais reais.
Com essa forma de projetar, o arquiteto consegue fazer cálculos estruturais, testar combinações de materiais, texturas e iluminação, além de decorar a área que está criando.
Isso torna todo o trabalho mais rápido e simples. Até porque não é mais necessário fazer aquelas maquetes reais que demandam um grande cuidado.
##lista_vantagens##
Programas para arquitetura
A criação de maquetes eletrônicas geralmente é feita com um software CAD, que é voltado para uma modelagem técnica e prática. Mas então surge a pergunta: "qual o melhor programa para arquitetura?".
Bem, as opções de resposta são variadas, já que o mercado possui uma lista ampla de programas para arquitetura. A seguir é possível conferir os principais softwares CAD:
SolidWorks;
AutoCAD;
SketchUp Pro;
ZWCAD;
V-Ray;
Autocad;
3Dream;
Sweet Home 3D.
Depois de acompanhar o texto, fica fácil perceber que a arquitetura 3D chegou para ficar. E a cada dia ela se torna uma ferramenta mais essencial no ramo da construção.
Aqui no Educamundo, nós, inclusive, temos o curso online Solidworks, caso você queira aprender mais sobre o assunto. Se quiser estudar conteúdos diferentes também vale a pena dar uma olhada no nosso portal e entender por que somos referência em cursos online com certificado.
Ao todo, a plataforma possui mais de 1.200 cursos online com conteúdos diversos para você sempre se atualizar. Então não perca tempo e inscreva-se. Até o próximo post.