Uma das principais dúvidas quando se está iniciando um negócio é o que é público-alvo e como conhecê-lo.
E você, conhece o seu público?
Descubra como conhecer e o que é público-alvo
Antigamente era muito fácil delimitar o público-alvo de uma empresa, já que a concorrência era menor e pouca informação já era considerada suficiente para conseguir vender.
Também, o marketing era diferente. Antigamente a preocupação era oferecer produtos para consumidores aleatórios, hoje o foco é em conquistar o público-alvo certo.
Hoje em dia, com o aumento da concorrência e o uso das tecnologias é cada vez mais relevante levantar informações concretas sobre o público-alvo de uma empresa e estudar o caminho da compra.
Com tais informações, a empresa poderá traçar estratégias de marketing eficazes, que servirão como uma forma de comunicação com o público.
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O que é perfil da empresa
O perfil da empresa é o conjunto de características que resume toda a atuação, visão, foco e valores.
O público-alvo está diretamente relacionado com o perfil da empresa e é a partir de seus valores que as primeiras informações sobre o assunto serão coletadas.
O que é perfil de consumo
Além de definir o público-alvo, há a necessidade de conhecer o perfil de consumo deste grupo, ou seja, como ele chega à decisão de compra.
O perfil de consumo é uma análise de hábitos, influências e demais fatores que levam o consumidor a adquirir um determinado produto ou serviço.
Há diversas formas de determinar o perfil, por exemplo, agressivo, influenciador, alto padrão econômico, etc.
Além dessas formas, também pode ser criado o perfil de consumo de acordo com o caminho da compra por ele realizado.
No Curso Online Pesquisa de Mercado estuda-se mais a fundo o processo de compra e o perfil de consumo durante a seleção de amostragem de pessoas.
O que é público-alvo de uma empresa?
O público-alvo de uma empresa é um grupo especifico em que estarão as pessoas a quem o negócio se destina, sendo que a maior parte das pessoas inseridas neste grupo possui um perfil semelhante, ou seja, é o público-alvo que estará disposto a consumir seu produto/serviço.
Conhecer o público-alvo aproxima a empresa de seu público, visto que as estratégias de comunicação são direcionadas a eles.
Como conhecer o público ou segmento alvo de uma empresa?
Para conhecer o segmento alvo ou público comprador de uma empresa, siga os passos a seguir:
Conheça seu mercado e segmento de atuação: consulte dados sobre o segmento, conheça seus concorrentes e trace de imediato quem poderá adquirir ao seu produto/serviço (Uma pergunta que pode te ajudar: quem pode querer adquirir o produto? Depois reflita os motivos iniciais para chegar a um perfil especifico);
Delimite um público dentro do segmento: não adianta querer agradar a todos, por isso é importante delimitar o tipo de audiência que você pretende alcançar (use questionários e pesquisas online nesta etapa);
Faça o uso das redes sociais: crie perfis para sua empresa nas redes sociais e identifique qual o perfil que mais interage nestes canais, tais informações podem te ajudar muito a identificar qual é o seu público-alvo;
Use ferramentas: utilize ferramentas para identificar o que o seu público-alvo busca em produtos ou serviços, objeções, formas de busca, o que consideram importantes, entre outras. Através das ferramentas online é possível encontrar informações demográficas sobre quem pesquisou pelo produto, por exemplo.
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Todos esses passos ajudam a conhecer seu público-alvo, bem como oferecem informações relevantes para entender e compreender o que as pessoas buscam em um produto ou serviço.
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