Você já ouviu falar da Biossegurança na Podologia? Os cuidados com equipamentos e higiene pessoal dos profissionais da área são muito importantes. A profissão exige um contato direto e diariamente com diversas infecções e impurezas, deixando o Podologista bastante suscetível a doenças.
Sabendo disso, precisamos informar quais os principais cuidados em uma sala de Podologia, por exemplo, assim como nos equipamentos, roupas e saúde do podólogo . Neste post escolhemos as principais questões que envolvem a Biossegurança na Podologia para contar para você. Confira.
O que é a Biossegurança na Podologia? Alguns cuidados para podólogos
É preciso seguir o padrão de segurança para evitar contaminações e pequenos acidentes. Dessa forma, destacamos as principais ferramentas e equipamentos de proteção individual. Todas as condições de espaço e cuidados são fiscalizadas e regulamentadas pela Anvisa e conversaremos sobre elas abaixo.
Quais os principais equipamentos de Podologia
Os equipamentos de Podologia referem-se aos instrumentos de proteção individual utilizado pelo profissional durante o atendimento. Esses ajudam a prevenir doenças e lesões nos ambientes de trabalho. Sabendo disso, todo podólogo deve ter:
- Máscara de proteção: minimizam o risco de contaminação por microorganismos dispersos no ar;
- Óculos de proteção: bloqueiam impactos de resíduos de unhas, peles e produtos durante o procedimento;
- Jalecos ou aventais: ajudam a proteger o corpo de objetos cortantes, produtos químicos e resíduos de pele e unhas contaminados;
- Touca ou gorro: além de proteger o podólogo , também evita que caia cabelo no ambiente laboral;
- Luvas: é o equipamento de Podologia mais imprescindível. As luvas diminuem o risco de contaminação por sangue e outros fluidos, além de evitar a disseminação de germes.
##lista_curso##
Como deve ser uma sala de Podologia
Além dos equipamentos de proteção individual, o ambiente também é parte importante da biossegurança na Podologia. De acordo com a Anvisa, toda sala de Podologia precisa ter:
- Área mínima de 2,5 metros quadrados;
- Pisos e paredes de textura lavável;
- Todos os ralos devem conter a opção de fechar ou ter uma tela de passagem milimétrica;
- Água encanada e potável;
- Ligação com a rede de esgoto local;
- Todas as mobílias devem ter superfície 100% lisa;
- Banheiro com pia, sabão líquido, papel toalha e água corrente. Recomenda-se o uso de banheiros separados para os profissionais do consultório;
- Pia de uso exclusivo para limpeza dos materiais de trabalho, como pinças e tesouras;
- Equipamento completo de esterilização;
- Lixo em saco plástico fechado, preferencialmente separados para coleta seletiva.
Todas as condições de higiene e o padrão exigido pela Anvisa, são supervisionados antes de o podólogo ter a concessão do alvará de funcionamento da clínica. Elas também fazem parte da grade curricular de cursos online ou presenciais de Podologia.
##lista_vantagens##
Medidas de biossegurança: melhore a prevenção de doenças transmissíveis
Mesmo com um ambiente completo, ainda é importante ficar atento com a prevenção de doenças transmissíveis. Essa questão também faz parte da Biossegurança na Podologia e está diretamente ligada à atenção que o profissional tem com seus equipamentos e manejo durante as consultas.
Tipos de doenças transmitidas na Podologia:
- AIDS;
- Hepatites B e C;
- Tétano;
- Micoses;
- Escabiose;
- Pediculose.
Uma das formas mais eficientes de prevenção de doenças transmissíveis na Podologia é realizar a assepsia das mãos, dos instrumentos e dos locais com bastante atenção antes de cada atendimento.
Você já conhecia essas questões da Biossegurança na Podologia?
No curso online de Podologia do Educamundo, você tem acesso às noções básicas da área para iniciar a carreira neste setor. É possível ainda aproveitar mais de 1.200 cursos online com certificado, por apenas {preco_matricula} por mês. Faça a sua inscrição e qualiique-se já!