Marketing digital é um conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa executa online, com objetivo de atrair clientes, desenvolver canais de relacionamento com o consumidor e desenvolver a identidade de uma marca.
Com certeza você já ouviu falar e sabe, em termos gerais, o que é marketing digital. Essa tendência é essencial para se destacar na internet e chama atenção de muitas pessoas e organizações, afinal, quem não deseja ganhar dinheiro com as variadas ferramentas e canais da web?
"Bombar" um canal no Youtube, ganhar milhões de seguidores no Instagram ou promover uma página no Facebook é o desejo de muitos, porém não é simples alcançar esses status. Tudo depende de dedicação e ações estratégicas, disponíveis tanto em um curso de marketing digital quanto em uma série de tutoriais.
De qualquer forma, é preciso recorrer a muitos guias para não ficar atrás e manter a consistência de qualquer negócio online. Não adianta pensar que tudo dará certo de uma hora pra outra: é necessário contar com boas técnicas, fazer testes e, mais do que isso, planejar cada detalhe. Obviamente, isso só é possível com uma boa qualificação em marketing digital e seus recursos. Quer uma dica bacana para dar um plus em seus conhecimentos?
O Curso Online Marketing Digital, do Educamundo, aborda toda essa estrutura, os macetes e dicas para seu site ficar bem ranqueado nas páginas dos buscadores, seu canal consquistar mais seguidores, aproveitar o máximo das redes sociais, vender mais, gerar muito tráfego e acessos e até ganhar dinheiro empreendendo online.
A partir de cursos a distância como esse e para tirar suas principais dúvidas, fizemos este artigo com informações fundamentais sobre marketing digital para te mostrar o quanto seus conceitos são importantes para "conquistar seu lugar ao sol" no vasto universo da internet. Saiba mais e não deixe de apostar em cursos online para se tornar um verdadeiro expert nessa área.
O que é Marketing Digital?
Começamos com a questão básica e que ainda causa dúvidas em muitos indivíduos: o que é marketing digital e por que tem tanta gente ligada nessa tendência? Como suas técnicas ajudam no desenvolvimento de um negócio online e no que se diferencia do marketing tradicional? Por que cada vez mais os empreendedores se voltam a seus fundamentos para ganhar dinheiro na internet?
São diversas perguntas e vamos começar pela mais trivial delas – o conceito de marketing digital, que parece novo, mas já tem cerca de 20 anos. Trata-se de uma série de atividades que utiliza a internet para a promoção de uma marca ou produto, a criação de relacionamentos, o fortalecimento de uma identidade, a atração de novos negócios ou quaisquer outros objetivos que chamem atenção de determinado público.
Entre alguns exemplos comuns de que compõem o marketing digital estão o marketing de conteúdo, as estratégias de SEO (visando aumentar o alcance de uma página nos motores de busca), o inbound marketing, o e-mail marketing, as redes sociais, entre muitos outros.
Cada um desses sistemas depende de técnicas bem apuradas e verdadeiros tutoriais para que gerem os resultados esperados. Hoje em dia, tornou-se essencial entender o que é marketing digital e dominar suas ferramentas, já que sua popularidade alcançou todos os canais e cada vez mais empresas e pessoas visam alcançar os clientes via web.
Com a ascensão da internet, foi a partir da década de 2000 que o marketing digital começou a ganhar forma. Conforme muda e se molda aos interesses do público, mais indivíduos se especializam e apostam em cursos online com certificado sobre o tema. Esse boom começou com o advento da Web 2.0, em que a interação entre os internautas se tornou hipermidiática, ou seja, a internet abraçou todos os veículos de comunicação e abriu espaço para a convergência.
Com o surgimento das redes sociais, dos fóruns, dos blogs e novas tecnologias, os usuários "assumiram o controle, a produção e o consumo de informação, atividades antes restritas aos grandes portais e empresas", revela Cláudio Torres, autor da “Bíblia do Marketing Digital”.
Mais do que a simples presença online, corporações de todos os portes precisam ser notadas, mostrar seus destaques e chamar atenção do público que deseja atingir. Para isso, existem diversas táticas, das quais as melhores são sempre aquelas que realmente alcançam resultados orgânicos e satisfatórios. Essa é a abordagem do nosso curso de marketing digital, que pretende mostrar ao aluno o quanto um trabalho contínuo e bem feito pode chegar a um ótimo nível e levar ao sucesso que tantos esperam.
Marketing tradicional x marketing digital
Há muitas dúvidas quando comparamos o marketing tradicional com o marketing digital. Para entender as principais distinções, é necessário contextualizar que o marketing lida com estratégias de vendas, comunicação e desenvolvimento total de um negócio, com base no público alvo e seu comportamento. No geral, tem relação com as grandes mídias e se incorpora a qualquer formato – do marketing que vimos na TV, nos jornais, de modo visual e, nos últimos tempos, digital.
Com a evolução da internet, o marketing migrou para a rede e precisou adaptar as suas características. As tendências se modificaram, assim como as preferências do público, os métodos de vender, o atendimento e contato com o consumidor, as ferramentas e os resultados. Nesse contexto, vai se reinventando e alcançando novos patamares.
Explorar os meios digitais e todas as plataformas para divulgar sua marca, produtos e serviços, tornou-se, assim, o principal objetivo do marketing digital. Para Philip Kotler, guru do marketing, nenhuma empresa deve se prender aos somente aos conceitos antigos, é preciso acompanhar as mudanças e se adaptar a elas. O "velho marketing" se reinventou e as mídias sociais já se tornaram o principal sistema para as corporações atingirem seus clientes, para um relacionamento direto, foco na interação, campanhas mais versáteis e renovação em muitos setores, como o atendimento, por exemplo.
Embora o marketing em si seja multiplataforma, crucial para qualquer veículo, há algumas características particulares quando falamos em marketing digital:
- Comunicação: o marketing digital se atenta mais à opinião pública, de modo mais direto e latente. De acordo com a aceitação, opinião e respostas em geral, logo se molda aquilo que os consumidores precisam/desejam. Já o tradicional deixa que as marcas falem por si, ouvindo o público por meio de pesquisas ou canais de atendimento como o SAC.
- Tempo: as ações de marketing tradicional são de longo prazo. Alguns comerciais e anúncios em outdoors podem durar meses. Já no digital, é tudo mais ágil: tem campanha que fica só algumas horas no ar, para se ter ideia.
- Alcance: no marketing digital, o alcance pode ser bem maior do que se imagina. As redes sociais contribuem para a viralização de muitas promoções, o que é mais custoso no outro método, que faz uma extensa pesquisa antes de lançar uma propaganda.
- Linguagem: a abordagem também muda. Em muitos canais online dá para ser mais descontraído, usar gírias e outras técnicas de aproximação. Já uma campanha para TV ou jornal costuma ser mais padronizada.
- Atendimento: enquanto o SAC é um dos poucos modos de dialogar com a empresa de modo offline, usando a internet você pode consultá-la a qualquer hora, seja em um chat, e-mail, redes sociais, etc.
Por outro lado, alguns pontos ainda preponderantes no marketing tradicional são totalmente moldados ao digital, dentre o principais:
- Comunicação e marketing direcionado ao cliente: se antes eram usadas apenas propagandas via rádio, jornal e TV, atualmente elas marcam presença em sites e diversos canais, de modo ainda mais específico e com base no "user experience (UX)", remarketing, entre outras técnicas.
- Pesquisa de mercado: funcionários com questionários grandiosos se integram a formulários prontos e gerados de modo mais direto e sucinto, divulgados pelo e-mail marketing e outras fontes.
- O popular branding, que objetiva melhorar o posicionamento da marca por meio de um planejamento estratégico, pode ser feito também considerando o marketing de conteúdo, a produção de informações relevantes aos clientes e a forte presença online, com site, blog, vídeos e outros métodos que aumentam a comunicação e o contato com os consumidores.
Viu só o quanto dá para integrar as ferramentas conhecidas do marketing com o meio digital? Esses são apenas alguns exemplos principais: você pode desvendar muitas coisas no curso de marketing digital online e outros cursos online do Educamundo – como o Curso Online Marketing.
Fundamentos do Marketing Digital
Dúvidas que você pode ter:
- Como fazer um bom marketing digital? É preciso criar um plano de marketing digital levando em consideração alguns aspectos fundamentais como: definição de objetivos, pesquisa de público alvo, definição dos canais a serem utilizados, capacitação da equipe, determinar o conteúdo a ser apresentado, criar cronogramas de ações e monitoramento.
- Qual o conceito de marketing digital? É o conjunto de ações estratégicas aplicadas no meio digital (internet )para divulgar e vender produtos e serviços, fidelizar clientes, gerando crescimento da participação da empresa no mercado e ampliando as redes de relacionamento da organização.
- O que é uma agência de marketing digital? São empresas criadas para facilitar as ações entre cliente e empresa,criar um elo entre eles. A agência de marketing digital trabalha com foco em resultados, medidos por análise de números e indicadores e para isso deve ter uma equipe especializada para desenvolver estratégias eficientes para atingir seu público alvo.
- O que é trade marketing? É um mediador de relações entre consumidor e fabricante. O foco do trade marketing é o canal de distribuição, aproximando o consumidor da marca, buscando ganhar sua fidelidade de consumo. Para isso se cria promoções, stands de apresentação do produto.
- O que é pesquisa de marketing? É uma coleta de dados, análise desses dados,apresentação dos resultados e descobertas obtidas sobre uma situação de marketing enfrentada pela empresa, que servirá como base para tomadas de decisões.
Com forte destaque no Curso Online Marketing Digital, os fundamentos dessa área são imprescindíveis para o profissional que precisa aprimorar seus conhecimentos no assunto. Com um bom curso online e as informações gerais deste artigo, com certeza fica mais simples compreender quais são seus objetivos. Vamos citar alguns:
- Marketing de conteúdo: é uma das técnicas mais interessantes e com alto investimento por inúmeras corporações. Produzir um conteúdo de qualidade – e que chame atenção dos internautas – visando um objetivo não é uma tarefa fácil, porém, feito do jeito correto, pode aumentar as conversões significativamente. Os youtubers e blogueiros de sucesso estão aí para provar isso.
- Pesquisa e planejamento: tais fundamentos são recorrentes em um bom plano de marketing digital, porém muitos ainda subestimam esses processos e querem fazer tudo imediatamente esperando que as coisas aconteçam milagrosamente. Pesquisa e planejamento são tão essenciais que existem agências voltadas especialmente a esse trabalho.
- Relação com o cliente e UX (experiência do usuário): A fidelização dos clientes é meta de qualquer estratégia de marketing, e com o digital não seria diferente. Nesse caso, o foco principal é a “user experience”, ou seja, sondar ao máximo as preferências do cliente e mostrar a ele somente o que interessa – bem como aumentar e manter o contato direto via web.
- Métricas e mensuração de resultados: todo planejamento e campanha visa um resultado. No caso do marketing digital, dá para mensurar de modo mais fácil e com métricas mais claras, fáceis de compreender e dispostas para qualquer empreendedor digital.
- Testes constantes e estratégias assertivas: a internet e seus canais abrem margem para muitos testes. Há uma liberdade maior, porém se um erro acontece, ele pode ter duras consequências. Embora seja válido experimentar, é sempre bom recorrer a um planejamento completo com foco apenas em estratégias assertivas, evitando cases fracassados e negativos.
Inbound e Outbound Marketing
Sempre quando alguém questiona o que é marketing digital, vem outra dúvida específica acerca dessa matéria: a definição e a diferença de inbound e outbound marketing, dois termos que parecem complicados, mas são fáceis de entender e aplicar.
Segundo a Hubspot, inbound Marketing é caracterizado como o marketing de atração, que rompe definitivamente com os conceitos do velho marketing e busca novas visões de trabalho. A principal delas, que já é muito utilizada, é fazer que os clientes procurem a marca – ao contrário do que ocorre no outbound, que refere-se às tendências antigas, em que a meta é alcançar o público oferecendo produtos e serviços de modo direto e com viés propagandístico, o método mais tradicional que estamos familiarizados.
Um grande exemplo de inbound é quando você pesquisa no Google determinado produto e se depara com um site que atende perfeitamente suas necessidades. Mais do que todas as técnicas utilizadas para navegação, uma página que cria artifícios para encantar os clientes, usa uma linguagem de fácil compreensão, tem menus fáceis de acessar e foca em propostas interativas mostra que está trabalhando perfeitamente esse conceito. Assim, com informações realmente relevantes e boas etapas, conquista o cliente, caminha para sua fidelização e contribui até para que ele a indique para pessoas próximas.
Pilar principal do marketing de conteúdo, o inbound marketing se dispõe em quatro etapas fundamentais – detalhadas em nosso curso online referente:
- atrair o tráfego de visitantes;
- convertê-los em leads (oportunidades de negócio);
- transformar os leads em clientes em potencial;
- encantar e fidelizar os consumidores para que se tornem promotores de sua marca.
Alcançar o último nível é o sonho de consumo de muitos empreendedores, e isso pode se tornar realidade desde que sejam planejadas e executadas ações contínuas. Felizmente, o marketing digital dispõe muitas ferramentas e técnicas para esse objetivo, das quais você conhece melhor em nossos cursos online com certificado.
Os benefícios do Marketing Digital
Em todo nosso texto exaltamos a importância de se especializar nessa tendência e aprender ao máximo tanto com um curso de marketing digital quanto com cursos a distância correlatos. Mas para que fique claro o porquê em buscar uma qualificação nesse campo, listamos alguns benefícios essenciais:
- Aumentar as vendas e o alcance da marca;
- Gerar autoridade e oportunidades de negócio;
- Destacar em relação à concorrência;
- Gastar menos, com investimentos menores e mais eficientes;
- Delimitar personas e conhecer seu público;
- Concorrer com empresas de todos os portes e lugares;
- Fidelizar clientes e conquistar resultados em longo prazo.
É claro que tudo isso só é possível com um trabalho contínuo, um bom planejamento, o uso de ferramentas variadas e o acompanhamento constante de seu negócio online. Tudo isso demanda muita dedicação e uma atualização frequente, pois não existe fórmula mágica e dificilmente os resultados aparecerão de um dia para o outro.
Ainda é leigo no tema? Realize um curso online de capacitação. Já tem noção e precisa aprimorar? Cursos online com certificado também são ótimas opções, sobretudo as alternativas do Educamundo, preparadas por uma equipe pedagógica dedicada e com um dos melhores conteúdos do mercado.
Curso de marketing digital: qualifique-se
Todas as ferramentas e utilizações do marketing digital são democráticas e estão disponíveis para qualquer pessoa que deseja empreender na web e destacar seus negócios na rede, usando boas estratégias e se qualificando no que essa tendência tem de melhor. Tanto a capacitação quanto a atualização e o aperfeiçoamento podem ser feitos no curso de marketing digital online, estudando quando e onde quiser com total autonomia.
Neste artigo, explanamos o tema e algumas de suas utilizações de modo geral, mas o marketing digital vai muito além e possui diversas ferramentas interessantes, como o e-mail marketing, as redes sociais e suas características particulares, as estratégias para um bom ranqueamento nos buscadores, o remarketing, os mapas de calor, entre muitas outras que estão disponíveis em nosso curso de marketing digital online.
E além do Curso Online Marketing Digital, aqui no Educamundo há mais de 1200 cursos online de diversas áreas, atestados por mais de 200 mil alunos. Você poderá ficar a par tanto dos temas ligados à comunicação e marketing quanto realizar os cursos a distância dos campos que te chamam atenção. Para isso, basta investir uma taxa única de {preco_matricula} para ter acesso a todas as opções do Pacote Master por um ano.
Profissão e formação – O que você precisa saber?
- O que faz um analista de marketing? É o profissional responsável por elaborar análises e acompanhar planos de ação de marketing. Ele desenvolve e coordena ações na área de marketing, executando processos e rotinas, com objetivo de promover e divulgar produtos, serviços e imagem da empresa.
- Como ganhar dinheiro com marketing digital? Trabalhando como redator (copywriter), trabalhar online como afiliado, criação de infoprodutos, trabalho como freelancer, webdesigner, criador de sites e aplicativos, criação de cursos online. Antes de iniciar qualquer negócio, é necessário fazer cursos especializados na área para garantir o sucesso do projeto.
- Quanto custa um curso de marketing digital? O custo de um curso de marketing digital varia muito, podendo custar de 500 a mais de 3.000 reais. Há várias opções de cursos online e presenciais que trabalham aspectos ligados ao marketing digital. Há também cursos rápidos como os oferecidos no Educamundo e que vão direto ao ponto.
- O que se estuda em um curso de marketing digital? Planejamento de marketing digital, comportamento do e- consumidor, segmentação de público e buyer persona, mídias sociais, inbound marketing, marketing de conteúdo, publicidade online, métricas e KPIs, SEO
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