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Como fazer marketing pessoal? 7 ótimas dicas para encantar as pessoas

Construir uma boa imagem é o primeiro passo para se destacar profissionalmente. Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido e com uma série de exigências, trabalhar o marketing pessoal é uma estratégia certeira e que chama atenção de muitos contratantes.

Se você pensa que esse conceito serve apenas para líderes, gestores e pessoas de alto cargo, está muito enganado. Qualquer pessoa, independente de sua área ou função, deve aprimorá-lo visando objetivos ambiciosos: desde a progressão de carreira até se tornar uma verdadeira referência.

Formado por um conjunto de técnicas e comportamentos, o marketing pessoal se tornou uma das principais pautas trabalhadas por coachs e cursos online renomados. Já pensou em aprender como fazer marketing pessoal de forma simples, quando e onde quiser?

Eis a nossa primeira dica: antes de conferir muitos macetes legais para aprimorar seu marketing pessoal que daremos ao longo do artigo, saiba que o Educamundo oferece o Curso Online Marketing Pessoal, formulado com um conteúdo completo e atualizado sobre esse assunto que nunca sairá de pauta. Vale muito a pena investir nesse e nos demais cursos a distância que indicaremos por aqui.

Então, comece a leitura e não deixe nenhum detalhe de lado. Ao final, com certeza você terá uma visão mais ampla e estará instigado em se aperfeiçoar cada vez mais.

O que é marketing pessoal?

O marketing voltado à persona é um modo de promoção de sua própria imagem frente a diversos ambientes e pessoas. Nesse esquema, inclui-se seu modo de se comunicar, vestir, ética, competências, networking, valores morais, entre muitos outros aspectos que devem ser equilibrados para moldar um ótimo perfil pessoal e profissional.

Esse conjunto de qualidades e técnicas pode ser aprimorado por qualquer indivíduo, independente de seu campo de atuação ou ofício. Do recepcionista ao líder de uma grande equipe, agir positivamente, ter bom senso e valorizar sua imagem garante inúmeros ganhos – além de se destacar frente aos concorrentes e sobreviver aos desafios do mercado de trabalho.

Deixar uma marca de modo sutil e com a máxima credibilidade é um dos maiores obstáculos que você encontrará ao trabalhar esse conceito. Porém, mesmo que as pessoas apresentem opiniões distintas, desde que você seja transparente, coerente e objetivo, todos perceberão seus valores e passarão a lhe enxergar como um verdadeiro modelo.

Com certeza você já se deparou com alguém que soa totalmente agradável e resiliente, que sabe se expressar e se portar frente as mais diversas situações. Nesse caso, com certeza o indivíduo em questão compreende o que é marketing pessoal e como utilizá-lo a favor de sua imagem.

Segundo Philip Kotler, o marketing pessoal pode ser definido como "uma disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e das vivências pessoais dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e estrutura".

Já para o coach Ricardo Melo, autor do artigo "Marketing em Treinamento", há 5 pilares básicos para começar a investir no marketing pessoal: aparência, higiene, conteúdo (caráter, honestidade e competência), postura e comunicação. Tais aspectos devem ser aprimorados conjuntamente, realçando os pontos fortes e trabalhando aqueles mais frágeis.

Não é uma tarefa tão simples e com resultados imediatos, depende de ações frequentes e pequenas metas. O segredo é se moldar aos poucos e evitar ser forçado, assim você aprende como fazer marketing pessoal de modo natural e eficiente. Comece com um bom curso de marketing pessoal, leia bastante sobre o assunto e inspire-se em modelos de sucesso. A seguir, apresentaremos dicas essenciais em diferentes contextos. Fique por dentro e aprofunde seu conhecimento no curso online relativo.

Apresentação pessoal

Seja em uma dinâmica de grupo, em uma seleção de emprego ou qualquer outra situação, você precisará apresentar-se para uma ou demais pessoas. Mostrar sua personalidade, valorizar suas qualidades e competências são táticas para chamar atenção, convencer e até encantar.

Em todos os lugares estamos expostos a julgamentos, logo, quanto melhor a apresentação pessoal, mais você prova aos outros que é um indivíduo seguro e pronto para a atividade pleiteada. Em uma entrevista, o recrutador de RH estará lhe analisando por completo, desde o modo de falar até suas vestimentas, por isso é fundamental atentar-se a cada detalhe para evitar falhas latentes.

De forma preliminar, vestir-se bem é um grande passo. Reparamos muito nas roupas, cortes de cabelo e aspectos físicos – fatores que contribuem para os pré-julgamentos. Por mais que o conteúdo "interno" seja mais importante e preponderante em uma pessoa, não dá para ser relaxado com as roupas e com a higiene, e isso vale para qualquer ambiente. Pense na ocasião, busque a harmonia e tenha bom senso. Vestir-se bem está longe de usar peças caras ou de "marca" – desde que as roupas estejam limpas, bem passadas e com o dress code ideal para o local, não tem como errar.

Não precisa abrir mão de seu estilo, dá para ser original e equilibrar cores, acessórios e todas as peças com total coerência. Como essa parte sempre gera dúvidas, indicamos um curso online interessante para lhe auxiliar, o Curso Online Moda – Noções Essenciais, que desmistifica muitas questões sobre o tema. 

Além da higiene sempre em dia – com cabelos penteados, barba feita, pele bem cuidada, boa higiene bucal, pouco perfume e maquiagem -, outros fatores pertinentes à apresentação pessoal são os gestos, a conversa (falar e ouvir) e a postura física. Para todos, vale saber que:

  • Gesticular excessivamente não é uma boa ideia. As pessoas acabam focando mais em seus movimentos no que você tem a dizer;
     
  • Ao conversar, você deve saber a hora certa de falar e ouvir. Roer unhas, mexer no cabelo, em joias ou nos bolsos e torcer os braços são algumas atitudes deselegantes e de descaso. Já na hora de falar, seja claro, firme e objetivo. Use um tom adequado e aprimore seu vocabulário.
     
  • Em muitas situações, não cabe o uso de gírias, chavões, elogios demasiados e maledicência. Mostre que é um sujeito culto, que tem bom papo, que gosta de assuntos inteligentes e que agregam.
     
  • A regra básica da postura física é manter sempre a coluna reta, com cabeça e tórax levantados, braços relaxados e pés firmes ao chão. Ao se sentar, não deixe as pernas abertas demais (vale para os homens), não fique estirado na cadeira e nunca apoie a cabeça com os braços quando estiver em uma mesa.

Aparência pessoal vai muito além dos quesitos externos. As atitudes contam muito, lembre-se que você é constantemente observado e julgado. São muitas dúvidas, por isso diversas pessoas se sentem perdidas e não sabem como fazer marketing pessoal com coerência. Em muitos casos, parecem pressionadas, o que atrapalha ainda mais. Então, para não fazer feio e saber qual o caminho exato a seguir, é interessante contar com boas dicas e materiais.

No Curso Online Marketing Pessoal há tópicos estruturados, com conteúdos atualizados e pertinentes a todos que precisam compreender o que é marketing pessoal e como aprimorá-lo. Aproveite essa proposta e os mais de 1200 cursos online com certificado disponíveis em nosso portal para dar um upgrade em sua formação.

marketing pessoal

Etiqueta social

A vida em sociedade pede regras de etiqueta para uma convivência harmônica. Em casa, no trabalho ou em qualquer local, um cidadão exemplar nunca deve abrir mão de boas ações e valores morais. De acordo com a consultora Ana Vaz, muitas pessoas esquecem o outro e acabam cometendo deslizes pensando apenas em seu próprio ego. É nesse contexto que você deve ter em mente: não faça ao próximo o que não gostaria que fizessem com você.

A empatia, o discernimento e a sensatez são imprescindíveis, assim como aspectos básicos como respeito, educação e cordialidade – isso vale para a etiqueta social e todas as relações humanas.

Entre os principais conceitos de etiqueta social – presentes no nosso curso de marketing pessoal – podemos citar os cumprimentos ao se apresentar e a comunicação assertiva, que serão detalhados agora. 

Cumprimentos

Cumprimentar as pessoas é uma ação básica da etiqueta social. Ninguém gosta de gente carrancuda, que passa pelos outros como se fossem invisíveis. Por isso, mesmo que você esteja em um dia ruim, dar um Bom Dia, Boa Tarde ou Boa Noite é questão de educação e elegância.

Manter um sorriso no rosto também enobrece as pessoas e gera empatia. Sempre que chegar a um local, cumprimente a todos e apresente-se, caso necessário. A regra do beijo na bochecha depende muito da situação, em todo caso um aperto de mão firme é o ideal. Quanto às normas de apresentação, o mais jovem sempre é apresentado ao mais velho; o menos influente ao mais influente; os convidados ao anfitrião.

Quando for para um evento ou reunião, não abra mão desses artifícios e tente segui-los à risca – assim, você encantará a todos com tamanha cordialidade. Aproveite os cursos online do Educamundo para atualizar seus conhecimentos nessa disciplina, como o Curso Online Relações Interpessoais.

Desenvolvendo a boa comunicação

Comunicar-se assertivamente também faz toda a diferença para quem precisa exaltar suas técnicas de marketing pessoal. Além de falar bem, é fundamental saber ouvir, afinal, ninguém gosta de uma pessoa que interrompe os outros, não usa um tom adequado e indelicada.

Além de aperfeiçoar sua comunicação com o auxílio de cursos a distância – como o Curso Online Oratória – vale seguir algumas dicas:

  • Evitar contar histórias. Seja objetivo e vá direto ao ponto;
     
  • Conhecer o perfil do interlocutor para saber a melhor forma de abordar o assunto, o tom de voz e o ritmo da conversa;
     
  • Ser educado e ter empatia para falar e ouvir;
     
  • Ser sincero e assertivo em suas colocações;
     
  • Precisa comunicar para persuadir ou vender algo? Não abra mão de boas técnicas auxiliares. Use imagens, vídeos, símbolos, textos e formas que despertem a curiosidade do receptor. 

Fique atento: no Educamundo há muitos cursos online com certificado sobre comunicação e marketing primorosos e perfeitos para sua especialização. Estude com total economia, praticidade e flexibilidade. 

O networking

Investir no networking para conseguir contatos e realizar objetivos profissionais é uma tática ponderada por muitos coachs e especialistas. De fato, quanto mais você interage com pessoas da sua área e influenciadores que considera importante, as chances de reconhecimento aumentam.

Nesse contexto, podemos dizer que o marketing pessoal influencia no networking de modo suplementar. Pense na prática: se você é um ótimo profissional, realiza um excelente trabalho, tem boas competências e até a admiração de seus colegas, com o tempo seu chefe ou um indivíduo em um cargo influente perceberá todas essas qualidades. De certa forma, apenas com as técnicas recorrentes de marketing pessoal você já consegue destaque, sem precisar "correr atrás" daqueles que podem ajudar em sua ascensão na carreira.

Imagine se você é um cantor que começa a gravar vídeos de suas obras. Ao divulgá-las nas redes sociais, chama atenção de uma legião de pessoas e começa a ser exaltado pelo seu talento. Chegará um momento em que empresários do ramo estarão interessados em promover seu trabalho e você receberá diversas propostas vantajosas. Essa é apenas uma analogia que se encaixa no mundo corporativo e evita um problema sério, o mau networking, do qual trataremos mais especificamente no próximo tópico.

Evite o mau networking

Segundo o professor Adam Grant, em um artigo para o The New York Times, grande parte das pessoas não suporta a ideia de fazer networking, mas com a "necessidade" de conseguir bons contatos, acabam recorrendo a esse artifício. O problema, porém, é que essa obrigação acaba levando a erros e gerando o efeito contrário.

Se um indivíduo não se sente à vontade em interagir com aquele que considera influente, são grandes as chances de se tornar mecânico, forçado e até grosseiro, indo além de sua personalidade e assustando em vez de encantar. Sabe aquele colega "puxa saco" que vive no pé do chefe? Ele é um exemplo claro dessa máxima, pois usa essa artimanha para disfarçar suas falhas.

Para Grant, "o networking sozinho leva a transações vazias, não a relacionamentos enriquecedores". Nessa afirmação, percebemos que o foco não deve ser apenas a busca por contatos e laços, mas também nas técnicas de marketing pessoal para que o profissional seja reconhecido naturalmente, por meio de suas competências, valores e tarefas.

Além disso, outros fatores que prejudicam o networking são:

  1. o exagero no contato via redes sociais e plataformas da internet. A aproximação física é a que rende melhor interação, desde que você tenha uma boa postura e saiba conversar com o indivíduo;
     
  2. falar de si demasiadamente. O indicado é saber ouvir e aproveitar as "brechas" para fazer seu marketing e mostrar suas qualificações;
     
  3. esquecer sua personalidade e qualidades em prol do contato. Pode até convencer no início, mas ninguém consegue "usar uma máscara" por um longo tempo. Não tente mudar sua essência, apenas se adeque à situação com integridade e bom senso.

São detalhes assim que destacam seu profissionalismo e levam aos benefícios esperados. Quanto mais saberes e aperfeiçoamento, melhor será seu networking e marketing pessoal. Tópicos como esses são tratados em muitos cursos online com certificado que, além de ampliar seus conhecimentos, ainda agregam boas qualificações ao currículo.

Desenvolvendo sua carreira

Todo planejamento de carreira depende de um longo trabalho, técnicas e etapas que precisam ser seguidas passo a passo. Agora que você já sabe o que é marketing pessoal e tem uma boa noção de seus conceitos, tente usá-lo a seu favor, corrigindo os pontos falhos e esmerando aqueles que já estão encaminhados. Assim, você desenvolve sua carreira e se transforma tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Aposte no conteúdo do curso de marketing pessoal e complemente seu estudo com os cursos online que indicamos ao longo do artigo – é só fazer sua inscrição agora no Educamundo.

Aproveite nossa proposta e realize tanto o Curso Online Marketing Pessoal quanto aqueles que mais lhe chamar atenção. Basta se matricular investindo uma taxa única de {preco_matricula}, que garante seu acesso a todos os cursos a distância do Pacote Master por um ano inteiro. Não precisa se preocupar com mensalidades e ainda há opção de certificados. Inscreva-se, comece já e, se tiver dúvidas, deixe um recado pra gente.

Esperamos que tenha gostado do artigo e já tenha em mente como fazer marketing pessoal no cotidiano. Capacite-se com nosso curso online e não deixe nenhum detalhe de lado. Boa sorte e até a próxima.

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