Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

A influência da Psicomotricidade na Educação Infantil

A psicomotricidade infantil é uma prática pedagógica e psicológica que usa como referência a educação física para auxiliar o desenvolvimento global da criança por meio de seus movimentos, ajudando a evitar distúrbios de aprendizagem. As ações psicomotoras trabalham os aspectos motor, cognitivo e afetivo.

Segundo a Associação Brasileira de Psicomotricidade, Psicomotricidade significa a integração de todas as funções psíquicas e motoras, em virtude da maturidade do sistema nervoso. Ou seja, a Psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que estuda o homem através do movimento, relacionando também suas ações com o mundo interior e exterior. Trata-se da capacidade do ser humano em determinar e executar mentalmente seus movimentos corporais. O conceito também está relacionado ao processo de maturação, no qual o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

Como pode ser observado em workshops e cursos online relacionados à temática, a Psicomotricidade tem uma ligação intensa com o processo de aprendizagem na Educação, com destaque para a Educação Infantil. E, ao contrário do que pode parecer, tais questões vão muito além do movimento: as atividades de Psicomotricidade na Educação Infantil, por exemplo, contribuem satisfatoriamente para o desenvolvimento cognitivo da criança.

A fim de sanar todas as suas dúvidas e lhe fornecer um material rico sobre a psicomotricidade infantil e as funções psicomotoraselaboramos um guia completo sobre o tema. Esperamos que ao final do artigo você entenda o que é Psicomotricidade na Educação e sinta-se pronto para buscar ainda mais qualificações com cursos à distância. Pronto para os estudos? Vamos lá!

O que se trabalha na Psicomotricidade: Elementos Básicos da Psicomotricidade na Educação Infantil

Há uma grande lista de elementos psicomotores que definem e relacionam-se com a Psicomotricidade na Educação Infantil. Entretanto, podemos destacar os seguintes como sendo os mais utilizados no cenário brasileiro e abordados em muitos cursos a distância na área:

Esquema corporal

Trata-se do conhecimento pré-consciente do ser humano sobre o seu próprio corpo. Tal conhecimento permite que o indivíduo se relacione com os espaços, objetos e indivíduos que se encontram à sua volta. Essas condições são propiciadas pelas informações proprioceptivas ou cinestésicas que, ao longo do desenvolvimento humano, modificam-se e ajustam-se ao esquema corporale que são os principais benefícios da psicomotricidade.

Imagem corporal

É a imagem inconsciente que o indivíduo faz sobre o seu corpo. Esta imagem é construída a partir do momento em que o corpo começa a ser desejado, bem como pelos traços maternos e paternos. Vale salientar que a construção da imagem corporal é anterior ao esquema corporal. Ou seja, sem imagem corporal não há esquema corporal.

Tônus

É chamada de tônus a tensão fisiológica dos músculos responsáveis pelo equilibro estático, dinâmico, postura e coordenação, estando o corpo parado ou em movimento.

Coordenação global ou motricidade ampla

Trata-se da presença de diversos músculos na execução de movimentos voluntários e complexos.

Motricidade fina

Na psicomotricidade, a coordenação motora fina permite que sejam realizados movimentos coordenados utilizando pequenos grupos musculares das extremidades.

Organização espaço-temporal

Trata-se da capacidade de se orientar e realizar movimentos de forma adequada dentro do espaço e tempo disponíveis. Para seguir essa organização é preciso ter noções de perto, longe, em cima, embaixo, dentro, fora, ao lado de, antes, depois.

Ritmo

​​​​​​​Relacionado diretamente à organização espacial.

Lateralidade

​​​​​​​É definida pelo uso dos dois lados do corpo em movimentos do dia a dia. Para entender melhor, este conceito difere-se da dominância lateral, por exemplo, na qual o indivíduo desenvolve maiores habilidades em um determinado lado do corpo, como os destros e canhotos.

A Psicomotricidade Infantil: qual sua importância e objetivos?

A psicomotricidade infantil​​​​​​​ contribui ativamente com a formação dos esquemas corporais, estimulando a prática dos movimentos ao longo das fases. Tais estímulos são propostos através de atividades lúdicas e divertidas. Enquanto brincam, os pequenos aprendem na prática como se relacionar com o mundo e o espaço nos quais vivem. Ou seja, a questão vai muito além do brincar.

Quando a criança conquista sua própria e ideal percepção, entendendo, de fato, suas possibilidades e limitações ao longo do processo de aprendizagem, segue apta a:

  • Desenvolver habilidades motoras que a permita conhecer seu próprio corpo, bem como movimentar-se de forma livre, madura e segura;
  • Comunicar-se com os demais indivíduos, expressando suas ideias de forma clara e precisa;
  • Perceber e desenvolver movimentos rítmicos com o auxílio de projetos que envolvam jogos em movimento e danças específicas;
  • Desenvolver e amadurecer habilidades motoras finas que facilitem a aprendizagem da escrita;

É interessante frisar que para o andamento satisfatório do processo de aprendizagem, bem como melhor aproveitamento da ciência da Psicomotricidade na Educação Infantil, é de extrema importância que o ambiente ofereça segurança à criança. Quando falamos em segurança, relacionamos não somente a segurança física, mas também a segurança emocional e psicológica; pontos indispensáveis e que auxiliam também no planejamento direcionado à Psicomotricidade na Educação Infantil e atividades correlatas.

A Psicomotricidade Infantil está relacionada às ações que permitem ao indivíduo unir o corpo, a mente, o espírito, a natureza e a sociedade, de modo que através da conexão afetividade + personalidade a criança demonstre o que sente.

A psicomotricidade infantil tem cunho educativo e preventivo: através dos jogos e brincadeiras lúdicas, os educadores trabalham todas as dimensões do aluno, auxiliando-o na afirmação de sua identidade e construção da unidade corporal. Entende-se, portanto, a busca dos especialistas na área em inserir, cada vez mais, jogos e brincadeiras nos planejamentos pedagógicos, já a partir da Educação Infantil. Cursos EAD como o curso online Atividades com Crianças ou o curso online Brincadeiras para Recreação Infantil podem se mostrar como um excelente suporte para a carreira dos profissionais da Educação Infantil.

Para trabalhar estes conceitos acertadamente, os profissionais da área da educação e aspirantes podem apostar em cursos online com certificado que abordam questões interessantes relacionadas à necessidade da ludicidade nos processos de Psicomotricidade Infantil. Você tem acesso a bons cursos disponibilizados, inclusive, aqui pelo Educamundo.

image A influência da Psicomotricidade na Educação Infantil

Quais são os três pilares da psicomotricidade?

Os três pilares da psicomotricidade são:

  1. Movimento
  2. Intelecto
  3. Afeto

Esses pilares formam a base da abordagem psicomotora, que considera o ser humano de forma integral, reconhecendo a interconexão entre os aspectos físicos, cognitivos e emocionais do desenvolvimento e funcionamento humano.

Movimento

O movimento refere-se às habilidades motoras e à expressão corporal.

Intelecto

O intelecto engloba as funções cognitivas e o processamento mental.

Afeto

O afeto diz respeito às emoções, sentimentos e relações interpessoais.

A psicomotricidade busca promover o desenvolvimento harmonioso desses três aspectos, entendendo que eles se influenciam mutuamente. Por exemplo, o desenvolvimento motor adequado pode impactar positivamente o desenvolvimento cognitivo e emocional, e vice-versa.

Esta abordagem é particularmente relevante em campos como educação infantil, terapia ocupacional e reabilitação, onde se busca um desenvolvimento global do indivíduo.

Psicomotricidade na Educação Infantil: exemplos de atividades para aplicar em sala de aula

Asatividades de Psicomotricidade na Educação Infantil devem trazer caráter recreativo, de modo que auxiliem no desenvolvimento psicomotor e afetivo das crianças, independentemente da faixa etária. Relacionamos a seguir alguns exemplos de atividades que podem ser adicionadas ao plano de aula, direcionando as ações ao desenvolvimento das relações cognição-corpo, afetividade- energia e indivíduo-grupo. Realizar cursos online que abordem exemplos práticos destas atividades também é bem interessante para o currículo profissional.

Chapéu ao alto (área motora)

Os principais objetivos desta atividade relacionam-se ao desenvolvimento da agilidade, coordenação motora, atenção e prontidão de reação. Para realizá-la, o educador necessita apenas e um chapéu, além de dispor as crianças em círculos. Deve ser escolhido um comandante para a brincadeira, que se dará da seguinte forma: o líder define um comando para o restante da turma (bater palmas, pular, dançar etc), que obedece. Enquanto todos realizam as atividades, o líder joga o chapéu para alto. Até o objeto tocar ao chão, a turma segue realizando as ações. Quando o chapéu cair, todos os movimentos devem ser paralisados. Sai da roda a criança que continuar com os movimentos, mesmo após a queda do chapéu. As rodadas seguem, sempre revezando os líderes e os comandos.

Siga o chefe (área percepto-cognitivo)

Na oficina ‘Siga o Chefe’ são trabalhadas s percepções visuais e de espaço, prontidão às ordens, coordenação de movimentos e processos de aprendizagem. Os alunos devem formar uma fila indiana atrás do professor, que é o chefe.  Ao início da atividade, o chefe deve realizar movimentos como pular, andar em círculos, fazer mímicas, gargalhar, atravessar obstáculos, dentre outros. Cabe aos alunos seguir os comandos do chefe. Quando a criança não imitá-lo, deverá pagar uma prenda pré-determinada antes do início da atividade, além de voltar para o final da fila.

Dança do jornal (socialização)

Além de estimular a expressão corporal, esta trabalha também a percepção espacial e a sociabilização. Durante a atividade são utilizados folhas de jornal, aparelho de som + cd ou DVD. A execução deve ser realizada em pares.

As folhas de jornal devem ser postas sobre o chão, mantendo um espaço confortável de distância. Ao iniciar a música, os pares deverão dançar em cima das folhas, sem sair ou rasgar o papel. Conforme os alunos forem quebrando estas regras, vão saindo da brincadeira. Vence o desafio a dupla que conseguir dançar sob a folha de jornal até o final, sem danificá-la.

Acorda gatinho (estruturação e organização temporal)

Trata-se de uma oficina bem completa que propõe estímulos à rapidez de reação, atenção, percepção visual, estruturação espacial e audição. Não são necessários objetos nem materiais. As crianças devem ser alocadas em círculo, sendo que uma criança permanecerá ao centro (o ‘gato’). A atividade funciona assim: as crianças andaram no círculo cantarolando a frase “Acorda gatinho(a), gatinho(a) manhos (a)”, tentando acordar o gato. Quando ele acordar, tocará com as mãos de um das crianças que segue no círculo. A criança escolhida, por sua vez, irá para o centro do círculo e será o novo gatinho.

Corrida da maçã (equilíbrio, tônus e postura)

Direcionada ao desenvolvimento do equilíbrio, concentração e espírito de equipe, a corrida da maçã pode ser realizada dentro de sala de aula, sendo necessária apenas uma maçã como material. Para início da oficina, as carteiras deverão estar organizadas em colunas, sempre com o mesmo número de alunos. Depois da autorização do educador, o último aluno da fila coloca a maçã na cabeça e se dirige à primeira carteira, da forma mais rápida possível. Enquanto o aluno se desloca, os colegas pulam uma carteira para trás, sempre deixando a primeira mesa vaga. Quando o colega chegar ao final da fila, passa a maçã para o próximo colega e a brincadeira se reinicia.

Estas são apenas algumas das possibilidades de atividades de Psicomotricidade na Educação Infantil que traduzem e trabalham fielmente os conceitos relacionados ao tema.

Para não esquecer mais!

O que é psicomotricidade na educação infantil

Psicomotricidade é a integração de funções psíquicas e motoras. Ela sugere a interdependência entre os desenvolvimentos intelectual, afetivo e motor e atua de forma a estimular os movimentos da criança e alcançar metas propostas, como capacidade sensitiva, perceptiva e outras.

Como trabalhar a psicomotricidade na educação infantil

As atividades devem ser baseadas no estímulo do esquema corporal, considerando que a criança se organiza com o meio pela percepção de seu próprio corpo.

Como avaliar a psicomotricidade na educação infantil

Vários autores propõem baterias de testes psicomotores, a escolha por um deles deve se dar de acordo com as análises feitas pelos educadores. Nesses testes são avaliados aspectos como estruturação temporal, estruturação espacial, habilidades psicomotoras e outros.

Atividades de psicomotricidade na educação infantil

São atividades recreativas que estimulem a consolidação de hábitos, melhorias na aptidão física; desenvolvimento corporal; socialização e interação com o meio etc. Exemplos de atividades: caminhar sobre linhas no chão; andar para os lados; dar cambalhotas; equilibra-se em um só pé etc.

Curso online Psicomotricidade na Educação: Qualificação Profissiona

Se você acompanhou sobre a psicomotricidade infantil até aqui, percebeu que para trabalhar a interação entre aspectos motores, cognitivos e afetivos, com foco no desenvolvimento na Educação Infantil, são necessários profissionais qualificados no assunto. Dentre as possibilidades de profissionalização através de cursos online com certificado, uma boa dica é investir no curso online Psicomotricidade na Educação Infantil. Veja a seguir alguns detalhes sobre o curso oferecido pelo portal Educamundo.

Geralmente, cursos online relacionados à Psicomotricidade trazem em seu cronograma grandes questionamentos e reflexões acerca do processo de aprendizagem. Quando relacionados à Educação Infantil – como é o caso deste nosso curso – as reflexões são ainda mais profundas, dada a importância do processo educacional nos primeiros anos escolares das crianças. Aliando tais análises ao embasamento teórico, o curso online Psicomotricidade na Educação Infantil propõe ao interessado entender a real importância do tema na Educação Infantil.

Além de explanar o que é Psicomotricidade na Educação Infantil, estes cursos EAD abordam os princípios básicos da Psicomotricidade – que mencionamos, em detalhes, aqui no artigo – de modo que os profissionais que atuam na área desejam atuar ou apenas interessados norteiem suas ações à prática da educação psicomotora na educação infantil. Quanto ao conteúdo programático, além de discorrer sobre Psicomotricidade na Educação Infantil e atividades, os inscritos receberão informações relacionadas aos seguintes tópicos:

  • Recreação e Ludicidade como instrumentos pedagógicos;
  • A Psicomotricidade na educação;
  • As fases do desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos;
  • A estimulação psicomotora na aprendizagem infantil;
  • A importância da Psicomotricidade na educação infantil.

Outros cursos indicados para professores da educação infantil

Além do curso online Psicomotricidade na Educação Infantil, os profissionais têm a oportunidade de enriquecer ainda mais seus currículos com outros cursos à distância. Bons exemplos são o curso online Psicomotricidade e Educação Física Adaptada e o curso online Ludicidade, ambos também oferecidos pelo Educamundo.

Enquanto o primeiro curso aborda o que é psicomotricidade na educação infantil, bem comoa importância Educação Física na Psicomotricidade relacional, reunindo conceitos sobre Psicomotricidade, exemplos de atividades físicas inclusivas e as possibilidades pedagógicas da Educação Física Escolar, o segundo foca seu conteúdo nas vantagens de utilizar a ludicidade no processo de aprendizagem. Através de ações direcionadas, as atividades lúdicas atuam positivamente no desenvolvimento cognitivo das crianças, desde as primeiras experiências escolares nos jardins de infância.

Ao longo deste curso os interessados receberão dicas de como aprender com a ludicidade, refletirão sobre a contribuição do tema ao ambiente escolar, conhecerão exemplos de técnicas que trabalham a Psicomotricidade na Educação Infantil e atividades, além de analisar o uso da ludicidade como proposta pedagógica.

E então, curtiu nosso guia completo sobre Psicomotricidade na Educação Infantil, que além de conceitos e definições trouxe uma lista mais do que interessante contendo atividades de Psicomotricidade na Educação Infantil? Saiba que além das informações destacadas, é interessante que você busque alguns dos cursos relacionados disponíveis aqui no Educamundo, ok? Esta é a melhor forma de obter conhecimento para discutir sobre o tema, qualificar-se profissionalmente e valorizar o seu currículo.

Os cursos EAD do Educamundo são um grande parceiro no seu processo de qualificação. Oferecemos mais de 1.500 cursos que já foram realizados por mais de centenas de milhares de alunos, em várias áreas. Além do conteúdo elaborado por um time pedagógico competente, disponibilizamos um sistema de matrículas diferenciado: ao contrário do que acontece em outros portais, aqui você investe R$ 79,90 de forma única e tem acesso a todos os cursos pelo período de 1 ano. Bacana demais, não é? Ao finalizar o seu curso, ainda é possível solicitar a emissão do certificado de conclusão.

Estas são apenas algumas vantagens dos cursos online com certificado do portal. Para ter acesso a todos estes benefícios, faça sua inscrição e escolha o curso ideal, que se encaixe perfeitamente em sua necessidade. Em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

plugins premium WordPress