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Teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil: quais são suas bases teóricas?

teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil

O desenvolvimento e a aprendizagem são processos complexos que envolvem múltiplas interações. As teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil estão em um campo de estudo que investiga como as pessoas adquirem, processam e armazenam informações ao longo da vida.

Essas teorias da aprendizagem, com raízes em diferentes correntes filosóficas e psicológicas, buscam entender não apenas os mecanismos cerebrais envolvidos, mas também o papel do ambiente, das interações sociais, o desenvolvimento psicossocial e das experiências individuais no processo de aprendizagem.

Desde os primórdios da psicologia, grandes pensadores, como Jean Piaget, Lev Vygotsky e Erik Erikson, dedicaram-se a destrinchar os labirintos da mente humana, esforçando-se para decifrar as etapas e os mecanismos que orientam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das pessoas.

Cada um, a partir de sua perspectiva e contexto histórico, contribuiu com visões e modelos que ainda hoje servem como alicerce para educadores, psicólogos e demais profissionais da área. Os estágios de desenvolvimento Piaget e a teoria de Vygotsky, por exemplo, foram contribuições inestimáveis para a educação.

Que tal aprofundar mais os conhecimentos sobre as teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil? Continue a leitura!

Por que conhecer as teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil

Entender as teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil é fundamental para adequar práticas pedagógicas, criar estratégias de ensino mais eficazes, como a BNCC, por exemplo, e reconhecer as individualidades e ritmos de cada aluno.

Em um mundo em constante mudança, o conhecimento sobre como aprendemos e nos desenvolvemos é uma ferramenta indispensável para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos, sobretudo em uma era em que passamos a adotar o ensino híbrido e que podemos usar tecnologias digitais como auxílio na aprendizagem.

Por isso, as teorias da aprendizagem, como os estágios de desenvolvimento Piaget e a teoria de Vygotsky são fundamentais para o desenvolvimento eficaz dos alunos em seu processo de aprender.

3 principais teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil

As teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil fornecem uma estrutura para entender como as crianças crescem, aprendem e adaptam-se ao ambiente ao seu redor.

Diversos teóricos contribuíram com visões distintas sobre as teorias da aprendizagem. Conheça algumas dessas visões.

Aqui estão 3 principais teorias:

1. Teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget

Jean Piaget, psicólogo suíço, é amplamente reconhecido por seu extenso trabalho sobre o desenvolvimento cognitivo nas crianças. A Teoria de Piaget é baseada na ideia de que as crianças não são simplesmente receptores passivos de informações, mas sim, construtores ativos do seu próprio conhecimento. Esta é uma das principais teorias da aprendizagem estudadas e aplicadas na educação.

Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de adaptação e organização mental que ocorre através de estágios.

Teoria de Piaget propôs quatro estágios principais de desenvolvimento cognitivo. Veja quais são os estágios de Piaget:

Estágio sensório-motor (0-2 anos)

Durante este período, a criança experimenta o mundo principalmente através de suas sensações e ações motoras. É aqui que ela desenvolve o conceito de permanência do objeto (a compreensão de que os objetos continuam a existir mesmo quando não estão à vista).

Estágio pré-operacional (2-7 anos)

Nesta fase dos estágios de Piaget, a criança começa a usar símbolos para representar objetos. No entanto, o pensamento ainda é egocêntrico, o que significa que a criança tem dificuldade em ver as coisas da perspectiva de outra pessoa. A criança também começa a desenvolver a habilidade de brincar de faz de conta.

Estágio operacional concreto (7-11 anos)

Aqui, as crianças começam a pensar logicamente sobre eventos concretos. Elas começam a entender o conceito de conservação (a ideia de que a quantidade não muda mesmo que sua forma mude, como líquido em diferentes recipientes).

Estágio operacional formal (a partir dos 12 anos)

Neste outros dos estágios de Piaget, o pensamento torna-se mais abstrato e lógico. As crianças são capazes de raciocinar sobre situações hipotéticas e utilizam o pensamento dedutivo para resolver problemas.

É importante notar que, para Piaget, cada criança pode progredir através destes estágios de Piaget em ritmos diferentes. No entanto, a ordem dos estágios permanece a mesma para todas as crianças.

Piaget acreditava que as crianças aprendem através de um processo de equilibração, que envolve assimilação (integrar novas informações às suas ideias pré-existentes) e acomodação (ajustar as ideias antigas em resposta a novas informações ou experiências).

O trabalho de Piaget revolucionou o entendimento sobre o desenvolvimento cognitivo e influenciou fortemente a educação e a psicologia. Seu foco no papel ativo da criança na construção do conhecimento destacou a importância de proporcionar ambientes de aprendizagem que estimulem a curiosidade e a exploração.

2. Teoria sociocultural de Lev Vygotsky

Outra das teorias da aprendizagem mais importantes e conhecidas é a teoria de Vygotsky.

Lev Vygotsky, psicólogo russo, propôs uma abordagem distinta do desenvolvimento cognitivo, dando grande ênfase ao contexto social e cultural como fundamentais para a aprendizagem e desenvolvimento. Vygotsky e as teorias da aprendizagem são amplamente estudados e aplicados na Educação.

Segundo a teoria de Vygotsky, a mente humana é formada através das interações sociais e das experiências culturais.

Principais conceitos e ideias da teoria sociocultural de Vygotsky:

Mediação cultural

Vygotsky acreditava que as ferramentas culturais, como a linguagem, símbolos e sistemas numéricos, desempenham um papel crucial na formação do pensamento. Por exemplo, a linguagem não é apenas um meio de comunicação, mas também uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo,.

Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)

Este talvez seja o conceito mais conhecido da teoria de Vygotsky. A ZDP refere-se à diferença entre o que uma criança pode fazer de forma independente e o que ela pode fazer com a ajuda de um adulto ou colega mais capacitado. Em outras palavras, é a distância entre o desenvolvimento real e o potencial.

Aprendizagem colaborativa

Outro ponto da teoria de Vygotsky é que ele enfatizou a importância das interações sociais na aprendizagem. Ele acreditava que o diálogo e a colaboração com os outros são essenciais para o desenvolvimento cognitivo.

Internalização

​​​​​​​Este conceito refere-se ao processo através do qual as habilidades e conhecimentos externos (sociais) tornam-se internos e integrados ao indivíduo. Por exemplo, uma criança que inicialmente precisa verbalizar (externamente) etapas para resolver um problema, com o tempo, pode começar a realizar essas etapas internamente;

Papel do adulto

​​​​​​​Para Vygotsky, o adulto (ou qualquer indivíduo mais experiente) tem a função de guia ou mediador, facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Através da “scaffolding” (andaime, em tradução literal), o adulto oferece suporte, dando à criança as ferramentas necessárias para resolver problemas ou compreender conceitos que estão além de sua capacidade independente.

A teoria de Vygotsky tem implicações profundas para a educação e a pedagogia. A teoria sociocultural sugere que a aprendizagem é mais eficaz quando é social e colaborativa, e que educadores devem considerar o contexto cultural e social da criança ao planejar atividades educacionais.

Ao longo dos anos, Vygotsky e as teorias da aprendizagem têm sido amplamente estudadas e aplicadas em diversos contextos educacionais, moldando práticas pedagógicas e políticas educacionais ao redor do mundo.

3. Teoria psicossocial de Erik Erikson

Erik Erikson, psicólogo e psicanalista germano-americano, desenvolveu uma das teorias mais influentes sobre o desenvolvimento humano, abrangendo todo o ciclo de vida, o desenvolvimento psicossocial.

Ao contrário de Freud, que se focou primariamente nos primeiros anos de vida, Erikson propôs uma série de oito estágios psicossociais, que se estendem desde o nascimento até a idade adulta avançada. Em cada estágio, o indivíduo enfrenta uma crise ou conflito central que deve ser resolvido.

No entanto, vamos mostrar os cinco primeiros ciclos do desenvolvimento psicossocial infantil, que estão relacionados às fases escolares dos indivíduos. Dessa forma, você entenderá o que é desenvolvimento psicossocial do nascimento até a adolescência.

Confiança vs. Desconfiança (nascimento – 18 meses)

O bebê aprende a confiar que suas necessidades serão atendidas pelo mundo ao seu redor. A confiança ou desconfiança formada aqui influenciará as futuras relações do indivíduo;

Autonomia vs. Vergonha e Dúvida (18 meses – 3 anos)

Nesta fase, a criança começa a explorar o mundo e a desenvolver um senso de independência. O apoio dos pais é crucial para que a criança desenvolva confiança em suas próprias habilidades;

Iniciativa vs. Culpa (3-6 anos)

Aqui, a criança começa a mostrar mais iniciativa, planejando atividades e interagindo mais com outras crianças. Uma resolução positiva desse estágio leva a um senso de propósito;

Competência vs. Inferioridade (6 anos – puberdade)

Durante este estágio, a criança começa a desenvolver habilidades e competências que são valorizadas pela sociedade e quer se sentir produtiva;

Identidade vs. Confusão de Papéis (adolescência)

Este estágio é marcado por questões sobre quem eles são e qual o seu lugar no mundo. A formação de uma identidade clara e estável é essencial para o próximo estágio da vida.

As teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil e os problemas de aprendizagem

As teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil fornecem um quadro para compreender como e por que as crianças aprendem de certas maneiras. Estas teorias são fundamentais para identificar e intervir eficazmente quando surgem problemas de aprendizagem.

A compreensão do desenvolvimento normal permite aos educadores e profissionais reconhecer desvios e intervenções adequadas. Entenda a relação entre os problemas de aprendizagem e as teorias que citamos no tópico anterior:

Teoria Cognitiva de Piaget

​​​​​​​Piaget descreveu a aprendizagem como um processo de equilibração, onde a criança constantemente ajusta suas percepções em resposta às experiências. Problemas neste desenvolvimento podem surgir quando a criança não consegue efetivamente transitar de um estágio para o próximo, possivelmente causando dificuldades em áreas como lógica ou habilidades abstratas.

Teoria Sociocultural de Vygotsky

​​​​​​​Vygotsky enfatizou a importância das interações sociais e culturais para a aprendizagem. Problemas de aprendizagem podem se manifestar quando a criança não tem oportunidades adequadas de interação social ou quando a Zona de Desenvolvimento Proximal não é adequadamente explorada pelo educador.

Teoria Psicossocial de Erikson

​​​​​​​Esta teoria destaca a importância de resolver conflitos específicos em diferentes estágios da vida, focando no desenvolvimento psicossocial. Problemas na aprendizagem podem ocorrer se a criança enfrentar traumas ou não resolver com sucesso as crises de cada estágio, levando a problemas de autoestima ou confiança.

As teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil e a ludicidade

Ao explorar as teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil, é impossível ignorar a importância da ludicidade no processo educativo das crianças. O jogo, muitas vezes considerado uma simples diversão, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança.

Entenda como as teorias da aprendizagem que estudamos aqui consideram a ludicidade:

Teoria Cognitiva de Piaget

​​​​​​​Para Piaget, o jogo é uma expressão do desenvolvimento cognitivo da criança. Durante o estágio pré-operacional, as crianças se envolvem em jogos simbólicos, que não apenas refletem sua compreensão do mundo, mas também ajudam a construir sua capacidade de pensar de forma abstrata. Através da brincadeira, as crianças experimentam, exploram e tentam entender o mundo ao seu redor;

Teoria Sociocultural de Vygotsky

Vygotsky via a brincadeira como uma ferramenta para o desenvolvimento social e cognitivo. Ele acreditava que, ao brincar, as crianças operam na Zona de Desenvolvimento Proximal, explorando habilidades e conceitos que ainda não dominam totalmente. A interação social no jogo ajuda as crianças a aprenderem umas com as outras e a construírem conhecimento coletivamente;

Teoria Psicossocial de Erikson

Erikson também contribuiu com uma das principais teorias da aprendizagem conhecidas, o desenvolvimento psicossocial.

Para entender o que é desenvolvimento psicossocial, veja seu conceito: ​​​​​O desenvolvimento psicossocial é um conceito que se refere à forma como as pessoas evoluem emocional e socialmente ao longo de suas vidas. Ele inclui as mudanças no comportamento, emoções, relacionamentos e atitudes que ocorrem desde a infância até a velhice.

No contexto desta teoria, o desenvolvimento psicossocial infantil, que é nosso nosso foco, o jogo ajuda as crianças a resolverem conflitos internos e a explorarem seus papéis no mundo social. Por exemplo, jogos de faz de conta permitem que as crianças experimentem diferentes papéis e identidades, ajudando-as a entender melhor a si mesmas e aos outros.

Como pode ver, a ludicidade é intrinsecamente ligada ao desenvolvimento e aprendizado infantil. Por meio do jogo, as crianças não apenas se divertem, mas também constroem seu entendimento do mundo, desenvolvem habilidades cruciais e estabelecem relações sociais. A integração da brincadeira nos ambientes educativos é, portanto, essencial para um desenvolvimento infantil holístico e equilibrado, além de proporcionar aulas mais atrativas e envolventes.

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