Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

A origem da Administração, suas funções e conceitos

administracaocentro-02-1

Que tal explorar as noções de administração em um resumo abrangente, examinando os conceitos-chave, as teorias fundamentais e sua importância em diversos contextos organizacionais?

Apesar de ser, como ciência, um produto do século XX, quando surgiu, a Administração era diferente. Sua história data de séculos, desde quando os povos antigos se organizavam, planejavam e controlavam recursos materiais e humanos para conseguir seus objetivos.

Desde quando surgiu a Administração, muita coisa mudou, mas a Administração continua presente em tudo que fazemos em nosso dia a dia. Todo mundo a utiliza, mesmo que de forma empírica, para organizar a rotina, tarefas, horários, formas de estudo etc.

Há pensamento distorcido de que quem estuda Administração quem não sabe qual carreira seguir. Mas, assim como Direito e Medicina, por exemplo, a Administração é a base para uma sociedade e coloca excelentes profissionais no mercado de trabalho. Para se ter uma ideia, o curso de administração online é um dos mais procurados para se obter formação profissional – e essa procura continua em ritmo crescente.

A Administração é a área de estudo que coloca pessoas atuando em vários segmentos, seja qual for o tipo de negócio. Além disso, possibilita que uma pessoa consiga descobrir em que segmento tem suas habilidades mais desenvolvidas e possa direcionar sua carreira a esse campo de trabalho. Como exemplos há Marketing, Economia, Logística ou Contabilidade, entre outros temas relacionados à ciência de administrar e que também são mote de cursos a distância.

Neste artigo vamos tratar da administração geral, temática do Curso Online Administração – Prática e Fundamentos do portal Educamundo – uma excelente opção em curso online de qualificação na área administrativa.

O curso online de administração do portal abrange de forma bem ampla os fundamentos e objetivos da administração, assim como suas práticas e aplicação no cotidiano das organizações.

Principais teorias administrativas e curso de administração online

Quando surgiu a Administração, o passar do tempo e alguns momentos específicos na História fizeram com que a ela assasse a ser vista e utilizada como uma ferramenta para a solução de problemas em organizações. Ela passou a ganhar teorias e funções específicas, que direcionavam o trabalho nas empresas, tudo em função de se encontrar os melhores meios para se chegar aos melhores resultados: máxima produtividade com o mínimo de desperdício, por exemplo.

Administração: origem, conceito e objeto

Quando pensamos na administração como ciência, nosso pensamento se direciona às primeiras teorias, a quem começou a dar embasamento a essa ciência. Dificilmente pensamos em séculos atrás, em como os povos antigos se organizavam e quais conhecimentos eles tinham nessa área – deveria ser uma bagunça, certo? Espera, vamos pensar um pouco mais. Quantas civilizações conhecemos que tiveram grandes feitos e legados? Várias. Dinastias, impérios, cidades, territórios, impostos, leis, navegação, arquitetura e vários outros exemplos de organizações se ligam diretamente à administração. Como seria possível se não houvesse planejamento, organização, coordenação e controle?

Como você pode ver, a administração foi praticada desde sempre e estudar a sua origem é viajar no tempo e conhecer coisas incríveis feitas por povos antigos. Esse é um dos motivos pelos quais cursos de administração são tão interessantes. Além disso, são ótimas ferramentas de qualificação profissional e também pessoal, uma vez que a administração pode trazer soluções para vários aspectos do nosso dia a dia. Há que se considerar também a praticidade ao estudar o tema por meio de cursos online, que são totalmente adaptáveis à realidade e disponibilidade de cada um.

A Revolução Industrial foi importante no estudo da ciência, pois desencadeou a necessidade de que houvesse uma administração elaborada e praticada em busca da eficiência e da eficácia de processos. Essa necessidade foi acelerada durante a Segunda Revolução Industrial que trouxe transformações que causaram velocidade no ritmo das organizações, como o petróleo e a energia elétrica. Empresas passaram a ganhar máquinas automatizadas, mercados se expandiram e novos métodos de produção e organização do trabalho passaram a ser necessários, ou seja, era preciso uma administração mais profissionalizada.

Administração é a ciência que estuda e sistematiza ferramentas utilizadas para gerenciar organizações, recursos ou pessoas. É planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos, de forma eficiente e eficaz, para alcançar objetivos e metas definidas. O objeto de estudo da administração é a atividade organizacional, considerando as relações existentes entre as organizações e seus ambientes.

Essa ciência pode formar profissionais pela graduação e pode mantê-los atualizados por meio de cursos na área administrativa. Aqui no portal há excelentes opções em cursos online com certificado desenvolvidos por um departamento pedagógico exclusivo, que lhe garantem um ótimo aprendizado.

Funções da Administração

Para realmente aprender as noções de Adminstração, o resumo também as quatro funções essenciais, que norteiam todo o trabalho realizado em uma organização e que também são tópicos de nosso curso online. Veja quais são elas:

Planejar

A função se relaciona à definição e metas para o futuro. É nesta fase que se questiona onde a empresa quer estar no futuro e de que forma ela pretende chegar lá, definindo-se então as tarefas e os recursos necessários. Há três fatores bem importantes nesta função: identificar as oportunidades, interpretar dados e analisar recursos disponíveis.

Organizar

Feito o planejamento, é hora de segui-lo. Basicamente, se trata de: o que será feito, como será feito e quem fará. As tarefas serão designadas, os recursos alocados e as atividades coordenadas. Esta função pode abranger várias outras fases, como definição de estruturas organizacionais e composição de níveis hierárquicos.

Dirigir

Liderar e motivar, conduzindo as pessoas para que realizem os objetivos e metas estabelecidos pelo planejamento. É também a função de tomada de decisões.

Controlar:

A quarta função do processo administrativo é monitorar as atividades realizadas e compará-las com o planejado. É basicamente verificar a execução e avaliar os resultados.

Cursos na área administrativa podem lhe capacitar ou atualizar os conhecimentos que você já possui. São ótimos meios de aprendizagem, que lhe dão tanto embasamento teórico quanto exemplos de usos na prática. Caso queira saber como é a carreira na área, temos uma dica de leitura: A carreira em Administração: dicas sobre área, mercado e cursos online.

Curso de administração online

As teorias da Administração

As teorias da administração são pontos-chave de qualquer curso online de administração. Por isso, quando falamos em noções de administração, o resumo sobre as teorias não deve faltar. Foram elas que passaram a dar forma à ciência de administrar e de profissionalizá-la. Cada uma delas enfatiza um fator: as tarefas, a estrutura, as pessoas, a tecnologia e o ambiente. Não são contrárias umas às outras, e sim complementares. Veja a seguir as principais.

Clássica

Quando surgiu a Administração, começaram a surgir as teorias. A clássica, por exemplo, tem como seu principal autor o engenheiro francês Henry Fayol, que contribuiu especialmente com o pensamento sobre o conjunto de operações que integram as funções de uma empresa. Compõem esse conjunto as operações técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis  e administrativas.

Fayol também indicou que a função administrativa não é exclusiva dos dirigentes, mas também dos gerentes, supervisores, assistentes etc. A função administrativa, de acordo com a Teoria Clássica consiste em: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Os princípios gerais da administração, para o autor, são: divisão do trabalho, disciplina, autoridade e responsabilidade, unidade do comando, centralização, hierarquia, remuneração do pessoal, iniciativa, ordem e união do pessoal.

Das relações humanas

Como um movimento de reação à teoria clássica, surge a Teoria das Relações Humanas, tirando o foco dos aspectos técnicos e formais e direcionando para os psicológicos e sociológicos. Essa teoria surgiu a partir da Experiência de Hawthorne, realizada em uma fábrica da Western Eletric Co., em Chicago e tem como seu principal representante Elton Mayo.

Uma das maiores contribuições dessa teoria é a ideia de organização informal, que surge de forma espontânea, por grupos de interesses em comum ou pela presença de elementos de ordem afetiva ou cultural, por exemplo. A Experiência de Hawthorne estudou a rotatividade, fadiga, os acidentes e o que as condições do ambiente de trabalham causavam na produtividade humana. Essa teoria não causou nenhuma alteração nas anteriores, dos modelos de Ford e Fayol, mas trouxe mudanças na atitude de empregadores com seus funcionários.

Burocrática

Max Weber contribui com a compreensão da burocracia, como uma forma racional de adaptar os meios de operação ao objetivo final de uma organização, com a finalidade de atingir o máximo de eficiência. São algumas características da burocracia:

  • Organização contínua de cargos e funções, com regulamentos orientando como a empresa deve funcionar;
  • Divisão sistemática do trabalho;
  • Hierarquia de autoridade, ou seja, cada cargo inferior está sob supervisão do superior;
  • Registro de normas e decisões, toda a documentação passa a ser escrita.

A teoria burocrática é que norteia os processos do setor público, da Administração Pública Direta e Indireta. Aliás, não tem como ser diferente, já que o setor addministra os recursos públicos e deve ter total controle e transparência sobre isso.

No entanto, a Administração Pública tem, ao longos das duas útimas décadas, implementado conceitos e ferramentas da administração gerencial, como forma de modernizar seus processos e diminuir, dentro do possível, processos muito burocráticos.

Neoclássica

O crescimento das organizações fez com que se desse uma nova roupagem à teoria clássica e, nessa nova leitura, se tornasse mais eclética, aproveitando a contribuição das demais teorias. Tem como referência Peter Drucker e é amplamente estudada e aplicada nos dias atuais.

Sistêmica

O livro Teoria Geral dos Sistemas, do biólogo Alemão Karl Ludwig von Bertalanffy, influenciou várias áreas do conhecimento, inclusive a administrativa. Em resumo, a teoria prega que para que se entenda a realidade de uma organização há que se considerar suas inter-relações e não somente partes isoladas.

Diferentemente das outras, não busca resolver problemas ou encontrar soluções, mas sim, criar teorias e conceitos para que sejam aplicados na realidade empírica. A teoria passa a visão de que qualquer ação em uma das unidades do sistema deverá provocar mudanças em outras unidades, porque elas são relacionadas, e o efeito total resultará um em ajuste de todo o sistema.

Parâmetros para a dinâmica dos processos da teoria geral dos sistemas

1. Entradas (ou insumos ou inputs)

São os recursos que entram em uma organização. Podem ser humanos, materiais, financeiros ou tecnológicos;

2. Processamento (throughputs)

Interligam os componentes de uma organização e transformam as entradas em resultados;

3. Exsumos (ou saídas ou outputs)

As entradas foram processadas e saem para o ambiente em forma de serviços ou produtos;

4. Retroação (ou retroalimentação ou feedback)

Acontece quando as saídas retornam à entrada, alterando de alguma forma o comportamento do sistema, seja para uma melhoria no serviço prestado, ajustes no produto e tudo que seja necessário adaptar para que se consiga melhorias nas saídas ou nos resultados.

Contingencial

A proposta desta teoria é a de que não há uma única melhor forma de administrar, mas sim uma que se adequa melhor a cada situação. A Teoria da Contingência diz que nada é absoluto na administração, que é preciso uma análise de cada situação para que se encontre a melhor solução organizacional. Dessa forma, dependendo da situação, se pode usar separadas ou de forma combinadas, as outras abordagens, como as comportamentais e a de sistemas, por exemplo.

É importante salientar que há várias outras teorias, sendo as abordadas neste artigo, as principais. Cada uma delas teve a contribuição de vários autores, mas são apontados somente os principais. O assunto pode ser aprofundado em um curso online de administração, como o Curso Online Administração – Prática e Fundamentos. Anote essa dica e aproveite todas as vantagens que os cursos a distância proporcionam à sua formação profissional.

Curso online de administração

Os objetivos da Administração

Os objetivos da administração são os pilares fundamentais que direcionam e orientam o processo de gestão em qualquer organização, independentemente de seu tamanho, natureza ou setor de atuação. Em primeiro lugar, a administração busca alcançar a eficiência, que se refere à capacidade de realizar as atividades com o menor desperdício de recursos, como tempo, dinheiro e energia. Isso implica em otimizar processos, reduzir custos e maximizar a produtividade, garantindo que a organização alcance seus objetivos de forma econômica.

Além da eficiência, outro objetivo crucial da administração é a eficácia. A eficácia está relacionada à capacidade de alcançar os resultados desejados e cumprir os objetivos da organização. Isso implica em definir metas claras e alinhadas com a missão da empresa, planejar estrategicamente, implementar ações adequadas e medir constantemente o desempenho para garantir que as metas sejam alcançadas de maneira efetiva.

Por fim, a administração também busca a adaptação e a inovação. O ambiente de negócios está em constante evolução, e as organizações precisam se adaptar às mudanças e antecipar as tendências para permanecerem competitivas.

Nesse contexto, a administração procura promover a inovação, incentivando a criatividade e a busca por soluções inovadoras que possam impulsionar o crescimento e a sustentabilidade a longo prazo da organização. Em resumo, os objetivos da administração são essenciais para garantir o sucesso e a sobrevivência de uma organização em um mundo empresarial dinâmico e desafiador.

O que é uma empresa?

Uma das definições de empresa é “uma associação de pessoas que exploram um negócio”. É um empreendimento que reúne recursos e competências em busca de lucratividade pela produção e comercialização de algum tipo de bens ou serviços. A administração de empresas é uma ramificação da Administração que se ocupa desse tipo de organização e que aplica a ela a melhor forma de gerenciar.

Ambiente das Empresas

Partindo de seu conceito, ambiente é tudo que envolve a organização e que está além de seus limites e fronteiras. É caracterizado por mudanças tecnológicas, dificuldades de ordem econômica, incertezas sobre o cenário político e qualquer outra coisa que possa ameaçar o futuro da organização. O ambiente se divide em geral ou específico.

Ambiente Geral

Alguns cursos de administração o abordam como macroambiente. É o ambiente que envolve toda a sociedade. Toda organização opera em um ambiente geral, definido por elementos que podem ter influência nas decisões estratégicas. Ele se divide nos seguintes componentes: cultural, político, legal, econômico, tecnológico, demográfico, social e natural. Exemplos:

– o componente econômico indica a forma como os recursos devem ser distribuídos e usados dentro da organização;

– o legal significa ter a legislação aprovada;

– o tecnológico diz respeito a novas formas de prestar serviços ou de produzir mercadorias, como novos equipamentos ou novos procedimentos.

Ambiente específico

Também tratados em cursos de administração como microambiente, dizem respeito ao ambiente mais imediato da organização. Cada empresa funciona em um ambiente competitivo mais próximo e abrange organizações específicas com as quais tem interação. O microambiente é formado pelos componentes: concorrentes, agências reguladoras, fornecedores, consumidores.

Cursos online com certificado são fontes valiosas de benefícios – eles podem ser utilizados para créditos em atividades complementares de cursos técnicos e graduação. Também funcionários públicos que querem progredir na carreira,  têm nos cursos a distância boas opções para a sua formação continuada.

Características das empresas

Outro tópico abordado em cursos na área administrativa são as características das empresas, que as tornam diferentes de outros tipos de organização empresarial. Elas são voltadas para o lucro, devem ser reconhecidas como negócios, constituem propriedade privada, são dirigidas por uma teoria de negócios, para citar algumas.

Além de diferenciá-las de outros tipos de organizações, as características também as diferenciam com relação ao seu porte. Veja um exemplo:

Pequenas empresas

Administração pessoal ou familiar, sistemas de informações simples, manuais e informais, estrutura informal.

Grandes empresas

Administração profissional, sistema de informações personalizados, informatizados e complexos, estrutura organizada.

Atenção a esta dica: um curso de administração online pode ser direcionado a outros ramos dessa ciência. O Curso Online Administração – Prática e Fundamentos faz uma abordagem na administração geral, mas há um que trata especificamente os órgãos públicos. Trata-se do Curso Online Administração Pública, que pode ser também um curso complementar na área.

Organização da empresa

O último tópico do artigo sobre o curso de administração online aqui do portal traz uma visão geral sobre a organização empresarial. A função da organização das empresas é dispor dos recursos físicos e humanos para tornar efetivas as metas e objetivos estabelecidos. Ela pode ser formal ou informal:

Organização formal

É conduzida por uma política de gestão, pela lei, por normas, por padrões e todos outros aspectos que direcionem as ações. Tem caráter lógico e racional.

Organização informal

Se dá pela espontaneidade, pela associação de pessoas que têm interesses, ideias ou normas sociais em comum, pela simpatia etc.

Exemplo de organização formal é cada um em seu espaço de trabalho e de informal é, em seu “tempo livre” a pessoa ir até outro setor conversar com outro funcionário com que tem afinidade e interesses em comum.

Qualifique-se em Administração no Educamundo

Como você pode notar, o cursos onlines voltados à administração podem ajudar tanto em ambientes empresariais quanto nos pessoais – pode ajudar a organizar o dia a dia. Para fazê-lo é fácil, basta se inscrever no portal. Ao fazer a sua matrícula, você tem acesso a todos os cursos online do Pacote Master, durante um ano inteirinho. E sabe quanto você investe? Só 79,90. Pense nas vantagens que os cursos online com certificado do Educamundo podem trazer à sua vida pessoal e profissional.

Gostou do nosso texto? Compartilhe com colegas e amigos. Aproveite e deixe a sua opinião, ela é muito importante. Até mais!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.