Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O que é e quais as estratégias da recomposição das aprendizagens?

recomposicao-aprendizagens-2

A educação é a base essencial na formação de qualquer ser humano. Ainda assim, ela passa por desafios há anos, referentes a seu acesso, investimentos, qualidade, planejamento, recursos e muitos outros pontos fundamentais. Diante disso, algumas estratégias educacionais estão ganhando espaço na recomposição das aprendizagens. 

Principalmente após a pandemia do novo coronavírus, em que a educação foi adaptada para ocorrer a distância, novos planos para reconectar os estudantes às escolas se mostraram necessários. Com a volta ao presencial, muitos alunos estão enfrentando uma desigualdade educacional perante seus colegas ou ao seu ano de ensino.

A busca por uma educação democratizada e igualitária é constante. Para isso, tem-se notado a necessidade do desenvolvimento de um plano de recuperação a fim de superar todos os obstáculos agravados pela pandemia. 

Separamos algumas informações importantes para todos os profissionais da educação que querem ajudar nessa missão. Confira a seguir! 

O que são estratégias educacionais?

Estratégias educacionais são técnicas e ações utilizadas por educadores e instituições de ensino com o intuito de auxiliar a aprendizagem. São formas desenvolvidas para atender todos os níveis de estudantes e têm como objetivo atuar dentro da pedagogia e da didática.

Por meio delas, é desenvolvida a construção de conhecimentos sobre variados temas importantes para a educação básica. Muitas das práticas são criadas baseadas em recursos e metodologias diversas, sempre buscando a melhoria no desempenho escolar dos indivíduos.

O que é e qual a importância da recomposição das aprendizagens na educação?

A recomposição das aprendizagens é um conjunto de ações que possui como finalidade a intervenção pedagógica e educacional nas instituições de ensino. O principal objetivo é recuperar as oportunidades de construção de conhecimento dos alunos.

É feita uma análise das circunstâncias de cada turma para compreender quais são as lacunas a serem preenchidas através de formas alternativas de ensino, com o intuito de alcançar o rendimento necessário para determinada idade ou série. 

A recomposição engloba não somente os estudos e avaliações feitas por professores e educadores, mas também o próprio acompanhamento diário dos estudantes.

Com a recomposição das aprendizagens, é possível alinhar quais são as prioridades de ensino, quais habilidades precisam ser mais desenvolvidas e o que foi consolidado. 

A partir disso, novas diretrizes devem ser traçadas, assim como devem ser definidas quais serão as estratégias para recompor o ensino que foi perdido ou está em atraso.

Por que estratégias educacionais são importantes na recomposição de aprendizagens?

Novas metodologias e técnicas são testadas diariamente por profissionais da educação para entender quais trazem melhores resultados para a aprendizagem dos alunos. E, junto a isso, temos as estratégias educacionais que têm sido usadas a fim de recuperar essa qualidade de ensino.

Para um professor escolher uma estratégia específica, primeiramente, ele precisa analisar se ela, de fato, é adequada para o conteúdo que está sendo abordado e se atinge a grande maioria dos alunos de forma positiva.

Lembre-se de sempre considerar a faixa etária e todo o contexto em que o aluno está inserido, uma vez que as circunstâncias têm influência sobre a participação dele nas aulas e o envolvimento com os conteúdos propostos. 

Independentemente das metodologias escolhidas, o foco neste momento de recomposição deve estar nos temas essenciais para a aprendizagem

Por isso, também é importante realizar avaliações dos conhecimentos prévios antes de iniciar qualquer técnica de ensinamento alternativo.

Estratégias educacionais para melhorar a qualidade do ensino

Listamos algumas das técnicas mais testadas e utilizadas por educadores nessa missão de recompor as aprendizagens, ajudando os alunos a fortalecer o vínculo com a escola e melhorando a qualidade do ensino. 

Ensino dinâmico

Transforme a sala de aula. Mude o ambiente físico, alinhando as carteiras de formas diferentes, dando aula em círculos, colocando os alunos em pé ou sentados no chão. Há diversas formas simples de mudar a disposição da sala e, assim, criar uma nova dinâmica! 

Uma proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para trabalhar esse dinamismo é colocar os próprios alunos como protagonistas do ensino. Ou seja, eles aprendem para ensinar, seja através de apresentações, jogos ou até mesmo bate-papos mediados pelo professor. 

Além do processo de aprendizagem, essa é uma forma de trabalhar a cooperação entre os colegas.

Visualização

Essa estratégia educacional tem como objetivo oferecer experiências através de estímulos visuais. A visualização está entre as diferentes formas de aprendizagem para potencializar os conhecimentos adquiridos pelos alunos, com maneiras de memorizar e guardar conteúdos importantes.

Podem ser utilizadas imagens, vídeos e desenhos de locais que apresentam informações sobre o tema que está sendo estudado. São diversos recursos simples e, muitas vezes, sem custos adicionais para explorar novas formas de ensino.

Aulas práticas

Apesar de muito importantes, as aulas teóricas precisam ser complementadas com oportunidades de se colocar em prática aquilo que aprendeu. Essa estratégia educacional é uma das maneiras mais eficientes de melhorar o desempenho escolar dos alunos, pois traz os novos conhecimentos para as ações do dia a dia. 

Propiciar momentos em que os alunos coloquem a mão na massa, muitas vezes, faz com que eles compreendam melhor o que está sendo ensinado. As aulas práticas precisam ser bem planejadas e estar de acordo com a realidade da instituição, considerando tempo, espaço e recursos.

Elas também promovem um maior engajamento por parte dos indivíduos, independentemente da idade, pois eles começam a entender como poderão aplicar tais conhecimentos em sua vida – seja no momento atual ou no futuro.

Conteúdos personalizados

Para conseguir desenvolver habilidades e otimizar a qualidade nos estudos, trabalhe com conteúdos personalizados para cada nível. 

Cada estudante apresenta um ritmo diferente com dificuldades específicas. Se possível, faça um diagnóstico ou avaliação para entender, de modo geral, em que nível seus alunos estão

É compreensível que em salas grandes ou com a rotina diária de um professor seja difícil proporcionar uma educação personalizada para cada um. Por isso, utilize métodos que te auxiliem nessa missão, como plataformas adaptativas que geram atividades voltadas para temas e níveis específicos. 

Uso da tecnologia e de plataformas digitais

Com a evolução tecnológica, as gerações mais novas estão cada vez mais conectadas. Diante disso, utilizar novos métodos digitais de ensino é uma das estratégias educacionais que mais vem se popularizando devido à sua influência sobre os alunos. 

Educadores estão otimizando suas práticas pedagógicas com a ajuda de plataformas digitais especializadas em educação básica. Com elas, são apresentados métodos inovadores, que promovem a melhoria na qualidade do aprendizado do aluno.

Capacite-se e aprenda muito mais sobre recomposição de aprendizagens

Sabemos da importância de remediar os danos na aprendizagem, sobretudo nessa época pós-pandemia em que estudantes estão ainda se adaptando à volta às aulas presenciais. 

Sendo assim, para que você conheça mais sobre esse assunto, o Educamundo criou o Curso Online Recomposição das Aprendizagens, que aborda os principais tópicos sobre o tema e enriquece o seu conhecimento teórico para que possa aplicá-lo nas prática, em suas aulas. 

Esta é mais uma opção entre as centenas de cursos online com certificado opcional que nosso portal oferece na área de Educação. 

Após conhecer este curso, navegue pelo nosso site e veja o mundo de possibilidades para sua capacitação, atualização e aperfeiçoamento. 

Aproveite e faça sua matrícula! Por apenas {preco_matricula} você se matricula no curso que escolher e ganha acesso ao portal e aos demais cursos online durante um ano inteiro.

SIM! EU QUERO O CURSO

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.