Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

4 maneiras de empreender e ter sucesso nos negócios

Empreendedorismo_450x236

 

Começar um novo negócio não é uma tarefa fácil. Afinal, o empreendedorismo é um universo que envolve inúmeras responsabilidades, competências e conhecimentos voltados para o mercado, suas variáveis e os meios para fazer com que a companhia cresça. 

Para se ter uma ideia, menos de 20% das empresas passam do quinto ano de vida, e menos de 50% das companhias que sobrevivem ao quinto ano de vida realmente crescem para novos patamares, firmando-se como estabelecimento de grande sucesso.

Você sabe qual é o segredo dos empreendedores de sucesso? Simples: determinação, ponderação e inteligência. Além disso, família, amigos, boas parcerias e um muito estudo também contribuem para ter sucesso nos negócios. 

Pensando nisso, preparamos neste post uma lista com 4 dicas infalíveis para você começar a empreender e ter sucesso em seu negócio. Se quiser saber mais sobre o assunto e aprender os segredos dos empreendedores de sucesso, continue lendo e confira!

Dicas de empreendedorismo

1. Inspira-se em algo ou alguém

 O primeiro passo, sem sombra de dúvidas, é encontrar a sua inspiração. Você pode inspirar-se em alguém, como em um empresário que admira muito; ou mesmo em algo que enxerga como ponto de partida para empreender. 

Uma ótima maneira de conseguir inspiração é fazer serviços comunitários, uma vez que você conseguirá enxergar como você pode suprir as necessidades da comunidade em que se situa. 

Vamos imaginar que você tenha em mente abrir um negócio voltado para o mercado de impressora térmica não fiscal. No entanto, respirando novos ares, é possível descobrir outras paixões e avaliar se a sua ideia inicial realmente lhe traria bons resultados em curto, médio e longo prazo. 

2. Estude como nunca

Para começar a empreender não é necessário nenhum tipo de educação formal. Mas isso não significa que você deve ficar na sua zona de conforto por anos e se manter longe dos estudos. Na verdade, você precisará estudar como nunca. 

A todo momento você irá se deparar com situações que exigem conhecimento de mercado, do seu produto, serviços, concorrentes, e por aí vai. Por isso, o ideal é que você se mantenha atualizado e acompanhe todas as tendências. 

Suponhamos que você vá trabalhar com tendas para eventos. Assim, vale fazer cursos relacionados às áreas de marketing, vendas, logística, divulgação, entre outros. 

3. Tenha bons contatos

Outro ponto importante para começar a empreender é ter bons contatos. Sem networking, dificilmente você conseguirá construir o seu nome no mercado e, consequentemente, ter sucesso nos negócios. 

Vamos imaginar que você trabalhe com modernização de elevador. Portanto, marque presença em eventos da área, faça cursos e seminários, crie perfis nas redes sociais, como o Linkedin, por exemplo, e leve seu cartão de visitas em todas as situações que envolvem o ambiente externo.

4. Use a tecnologia

Por fim, vale mencionar que a tecnologia pode contribuir – e muito! – para quem está pensando em empreender. Aliás, ela é fundamental até mesmo para os empreendedores já consolidados no mercado.  

Dessa forma, invista em softwares e ferramentas capazes de automatizar a gestão e tarefas repetitivas, que geralmente afetam o seu engajamento e produtividade. 

Gostou do nosso post sobre 4 maneiras de empreender e ter sucesso nos negócios? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.