Home / Blog / Mercado de Trabalho / 7 dicas para você conseguir subir na carreira
dicas-para-subir-na-carreira Mercado de Trabalho

7 dicas para você conseguir subir na carreira

  • Por: Equipe Educamundo
  • 12/05/2022

A valorização no trabalho é o que todo profissional deseja. Para isso, é preciso buscar métodos para evoluir na carreira. Um passo importante para isso é ter objetivo. O estudo Putting purpose to work revelou que 79% dos líderes consideram que o propósito é essencial para o sucesso.

O crescimento profissional também depende da empresa, claro. Se ela não tiver um plano de carreira definido, o caminho para a promoção fica um pouco mais complicado. Isso não quer dizer que seja impossível.

Contudo, você pode estar se perguntando: “o que fazer para evoluir na empresa?”. Neste artigo, separamos 7 dicas para subir na carreira. Então, continue a leitura para saber!

 

Cursos relacionados que podem te interessar:

 

Defina seu objetivo

Como dissemos, o primeiro passo antes de qualquer coisa é definir o seu propósito. Você almeja cargos de liderança? Diretoria? Supervisão? Saber tudo isso é fundamental para planejar a sua carreira.

É importante destacar que essa definição é válida para qualquer momento da sua vida profissional. Ou seja, o objetivo deve ser estabelecido tanto por quem já está no mercado quanto por quem ainda está começando.

Portanto, para subir na carreira, você precisa saber o que quer. Não deixe seu propósito nas mãos da empresa ou de qualquer outra pessoa, combinado?

Conheça as melhores dicas para subir na carreira

Após definir o seu objetivo, é hora de aplicar algumas estratégias para subir na carreira. Afinal, elas são importantes para ajudar você a se destacar na profissão. Por meio delas, você saberá o que precisa melhorar ou mudar.

Neste artigo, separamos 7 dicas para subir na carreira. Veja mais abaixo!

1. Tenha proatividade

A proatividade é uma habilidade fundamental para quem busca crescer dentro de uma empresa. Ela não significa invadir as tarefas de outro colaborador. Ter proatividade é antecipar tarefas, antes de elas serem solicitadas.

Dessa forma, você pode apresentar ideias que sejam inovadoras e conseguem ajudar toda a equipe. Isso mostrará que é uma pessoa dedicada e que tem vontade de crescer na empresa.

2. Dê atenção ao seu marketing pessoal

Você já deve ter ouvido a famosa frase de que “quem não é visto, não é lembrado”. Essa é a principal premissa do marketing pessoal. Ele não significa só vestir as melhores roupas ou andar na moda.

Ser bem-visto vai muito além de só se arrumar. É preciso ter boa comunicação, ser uma pessoa criativa, ter postura e se autoconhecer. O marketing pessoal também envolve a forma como você se apresenta nas redes sociais. Portanto, demonstre profissionalismo e ética.

3. Desenvolva soft skills

As soft skills são as habilidades comportamentais de um profissional. Elas se diferenciam das hard skills que são as competências técnicas. Portanto, para subir na carreira, é fundamental se desenvolver em alguns pontos.

Essas habilidades comportamentais envolvem, por exemplo, inteligência emocional, resiliência, comunicação, flexibilidade, confiança, motivação, entre outras. Dessa forma, é fundamental se conscientizar sobre a importância delas.

4. Mantenha o foco no seu propósito

Essa é mais uma das dicas para subir na carreira: manter o foco. E ela está ligada ao objetivo que você definiu. Por isso, a importância de estabelecer um propósito para a sua estrada profissional.

É que só assim você conseguirá montar estratégias para alcançar o que almeja. Portanto, faça uma lista de suas metas, estabeleça prazos para cada uma e defina o que é necessário para cumpri-las.

5. Tenha autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental tanto para o seu marketing pessoal quanto para a sua evolução no mercado de trabalho. Você precisa saber seus pontos fortes e fracos e trabalhá-los.

Assim, será possível compreender o que é necessário fazer para potencializar suas habilidades e aprimorar o que ainda precisa desenvolver. O autoconhecimento ainda vai ajudar você a avaliar se possui as competências necessárias para chegar ao seu objetivo na carreira.

6. Crie networking

Ter bons contatos é parte importante para quem deseja crescer profissionalmente. O networking permite fomentar as oportunidades que o mercado de trabalho oferece. Portanto, ele deve ser trabalhado com afinco e de forma constante.

É importante destacar também que esses contatos devem ser feitos com profissionais da sua área. Só ter uma rede de pessoas não vai ajudar você nesse propósito de crescimento. Ou seja, você precisa criar um networking com profissionais que podem oferecer novos conhecimentos, oportunidades e fazer você se destacar.

 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

 

7. Mostre resultados

Os resultados são a engrenagem de uma empresa. São eles que ditam a permanência dela no mercado ou não. Para isso, ela precisa de colaboradores que a ajudem a alcançar esses objetivos.

Dessa forma, é fundamental que você abrace as metas da empresa e se esforce para elas serem atingidas. Além disso, é preciso que você demonstre como a sua participação foi fundamental para a empresa nesse processo. Assim, fica muito mais fácil conseguir crescer na carreira.

Invista em cursos online

Como vimos anteriormente, as dicas para crescer na carreira envolvem, em boa parte, comportamentos. Porém, novos aprendizados são essenciais para se desenvolver profissionalmente.

É muito comum que as pessoas se esqueçam de aprimorar os conhecimentos. Entretanto, o mercado de trabalho é muito volátil e exige constante aprendizado. Dessa forma, é fundamental buscar se atualizar na área em que você atua.

Os cursos online são um excelente caminho para você desenvolver tanto habilidades comportamentais quanto técnicas. Hoje, é possível encontrar uma vasta galeria de opções para adquirir novos conhecimentos.

Aqui na Educamundo, por exemplo, oferecemos mais de 1.200 cursos online com certificados reconhecidos. Pagando apenas R$ 69,90, você tem acesso a todos eles durante um ano.

Agora que você já conhece algumas dicas para crescer na carreira, é hora de saber algumas para estudar online.

 

Veja também: 15 cursos online para conseguir o emprego dos seus sonhos | Blog do Educamundo

 

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque