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Assessoria de imprensa Comunicação e Marketing

O que é e como funciona a assessoria de imprensa?

  • Por: Equipe Educamundo
  • 03/08/2021

Mais do que nunca, a comunicação tem sido fundamental para todas as empresas que buscam destaque no mercado. No entanto, comunicar-se envolve diferentes atores, e é justamente nesse contexto em que a assessoria de imprensa surge.

A assessoria de imprensa trabalha lado a lado com a comunicação, tendo como principal função disseminar à imprensa tudo que ocorre dentro de uma empresa ou organização. 

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O que é assessoria de imprensa?

Assessoria de imprensa é um ramo da comunicação de uma empresa ou organização, a qual tem como objetivo principal conquistar mídia entre marcas e jornalistas dos diversos veículos de comunicação. 

Quando dizemos que o objetivo é conquistar mídia, pode parecer confuso, mas o que o assessor de imprensa busca é construir uma imagem sólida da empresa, o que inclui além da mídia positiva (emitida pela empresa) e a mídia negativa (emitida por usuários insatisfeitos). 

Por isso, a assessoria de imprensa deve trabalhar incansavelmente em busca de difundir a missão, as políticas e as práticas da organização, e essa difusão deve passar segurança, consistência e credibilidade aos usuários. 

Geralmente, por ser uma atuação com muitas ramificações, as empresas adotam a estratégia de ter uma equipe para desempenhar tal função, por vezes, é comum também incluir outras áreas de atuação dentro dessa equipe. 

No entanto, há empresas que optam por contratar uma equipe externa de assessoria de imprensa, pois existem diversas que prestam esse serviço para inúmeras empresas simultaneamente. 

O que faz um assessor de imprensa?

É provável que você esteja se perguntando “o que faz o assessor de imprensa?". A dúvida é comum, por isso, a seguir explicamos detalhadamente. 

Dentro da atuação do assessor, é comum que ele trabalhe em 3 eixos principais, sendo eles:

Gerenciar crises internas e externas 

Como citamos anteriormente, a assessoria deve estar presente nas crises da organização, onde deverá criar a melhor estratégia de comunicação, visando passar pelo momento sem danos para a imagem; 

Relacionamento com mídia 

Além da comunicação direta, o assessor poderá indicar pautas que são necessárias para os objetivos da organização/empresa (mídia orgânica e organizacional); 

Orientação em oratória 

É comum em empresas maiores que os assessores de imprensa se reúnam com quem irá dar um discurso, uma entrevista ou outro. Conhecendo o perfil da empresa e seus objetivos, o assessor irá contribuir na construção do discurso, além de prever possíveis armadilhas.

Também é comum ficar assustado com tantas atribuições, mas para conseguir desempenhar a função, o profissional conta com algumas ferramentas, tais como:

  • Press release: é um texto jornalístico, que é usado quando a empresa quer comunicar algum acontecimento marcante; 

  • Press Kit: é um kit enviado à imprensa (hoje em dia, para influencers) que tem como objetivo divulgar a marca. Quando se trata de uma empresa que vende serviços, os kits podem ser brindes com a logomarca da empresa; 

  • Press trip: são viagens patrocinadas pela organização, o objetivo é o mesmo do press kit; 

  • Clipping: trata-se de uma análise de como a organização tem se destacado na mídia (positiva ou negativamente);

  • Presença na web: trata-se de analisar e criar estratégias para que a organização se destaque na web e tenha uma presença nos mais diversos canais; 

  • Mailing: trata-se de criar uma rede de contatos sólida, permitindo conhecer cada vez mais veículos de comunicação e pessoas. Faz parte dessa ferramenta, os encontros, reuniões e cafés com jornalistas; 

  • Produção e gestão de conteúdo: como mencionamos, o assessor é a espinha dorsal da comunicação, por isso, é comum que este profissional atue também na produção de conteúdo, criando releases, pontos de fala, discursos e roteiros institucionais. 

  • Organização de entrevistas coletivas: essa é uma estratégia muito comum na assessoria de imprensa, geralmente usada para mostrar novidades ou como uma forma de contornar uma crise. 

Dessa forma, em resumo, o que o assessor de imprensa faz é criar e consolidar o posicionamento da empresa na mídia, e sobretudo, comunicar-se com seus consumidores utilizando as melhores estratégias. 

Assessoria política

No mundo da política, todas as luzes sempre serão em torno da figura política em questão, essa deve se comunicar com todos, de forma clara e gentil. 

Mas, por trás de um político sempre haverá assessores, podendo ter-se um assessor para substituir ou responder em nome do político e/ou para contribuir para comunicação do mesmo com seu eleitorado. 

A assessoria de comunicação em si já não é tarefa fácil, porém, tende a ser mais complexa no caso dos políticos. Afinal, o assessor deve trabalhar incansavelmente pela imagem da figura do político, além de acompanhar sua agenda, que costuma ser movimentada. 

As funções e estratégias da assessoria política são as mesmas da assessoria de comunicação, citadas acima. No entanto, é comum que profissionais da área foquem suas ações baseados em estudos políticos, muitas vezes, criando outras estratégias e ferramentas. 

Ainda sobre o tema, vale lembrar que “o que não é visto não é lembrado”, então cabe ao assessor comunicar toda e qualquer ação do político para o povo, e hoje, as redes sociais são fundamentais mecanismos dessa comunicação. 

Assessor de comunicação

Um assunto que sempre aparece quando se está procurando sobre assessoria de imprensa é a assessoria de comunicação. 

Na verdade, a assessoria de imprensa nada mais é do que uma subdivisão da assessoria de comunicação. Outras ramificações da assessoria de comunicação são: publicidade e propaganda; mídias digitais e publicidade/ propaganda. 

Em resumo, a assessoria de comunicação e suas subdivisões são responsáveis por elaborar e monitorar a comunicação da empresa ou organização. Interagindo internamente e principalmente externamente (clientes e usuários). 

Contudo, é de responsabilidade da assessoria de comunicação criar relatórios e traçar estratégias visando construir uma imagem sólida e comunicar-se com todos sem ruídos.  

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