Home / Blog / Educação / 5 atividades de artes para educação infantil
Atividades de artes para educação infantil Educação

5 atividades de artes para educação infantil

  • Por: Equipe Educamundo
  • 05/10/2021

O ensino de artes tem benefícios diretos no processo de construção do indivíduo, desde que sejam aplicados métodos adequados para cada perfil e faixa etária de alunos. 

Entretanto, essa forma de ensino tende a trazer desafios para o professor, haja vista a dificuldade em sair das pinturas. 

Para ajudar com isso, preparamos a seguir uma lista com 5 atividades para educação que podem ser aplicadas, modificadas e adaptadas para os mais diferentes assuntos de artes na educação infantil.

Artes na educação infantil 

Como qualquer faixa etária, o professor da educação infantil deve preparar planos de aula, de acordo com os parâmetros curriculares vigentes. 

De forma geral, o ideal é que as atividades sejam preparadas de modo a deixar as crianças livres, pois isso fortalece a possibilidade de inúmeras aprendizagens. As artes ensinam o aluno a se expressar, a se conhecer e também estimula a criatividade. 

Importante mencionar que muitas vezes as atividades dos alunos da educação infantil não terão padrões estéticos, e o ideal é não interromper as atividades por se prender a esses padrões. 

Dito isso, a seguir listamos 5 atividades para a educação infantil que você pode aplicar em casa ou em sala de aula.

5 atividades para a educação infantil 

1 Obras de arte famosas para ser pintadas 

Essa primeira atividade traz além da expressão artística, o conhecimento de obras de artes renomadas. Além dos desenhos, você fala com os alunos um pouco sobre a vida do artista, sobre seus diferenciais e também sobre as cores que o mesmo usava e o porque do uso. 

2 Desenho do dia-a-dia 

Essa atividade tem como intuito estimular a criatividade e instigar a observação. Você deve pedir aos alunos que desenhem objetos, animais ou pessoas do seu dia-a-dia. Nesse tipo de atividade, os professores costumam se surpreender com a riqueza de detalhes das observações.

3 Uso de texturas 

Outra atividade que traz resultados positivos é levar diferentes texturas para que os alunos construam seus desenhos, como linhas, papéis, flores e sementes. Você pode englobar outros assuntos nessa atividade, por exemplo, se seu tema for meio ambiente, você pode levar os alunos para recolherem folhas na escola e depois deixe que os mesmos usem a criatividade. 

4 Uso de materiais que iriam para o lixo 

Outra atividade que você pode levar aos alunos da educação infantil é o uso de materiais que iriam para o lixo. Nessa atividade, você pode trabalhar também outros temas, tais como formas geométricas. 

5 Mosaico coletivo 

A ideia dessa atividade é juntar diversas cartolinas e picá-las. Em seguida, todos os alunos devem construir um desenho juntos. Além desta atividadde fortalecer a liberdade de expressão, ajuda a desenvolver o trabalho coletivo entre a turma. 

Como você deve ter observado, todas essas dinâmicas estimulam diversas habilidades na educação infantil e podem ser adaptadas. Use sua criatividade! 

Outras dicas de atividades: fazer autorretratos, utilizar massinha infantil para construção de pequenos bonecos, promover peças de teatro e fazer slime na aula (as crianças adoram). 

Os benefícios da pintura para a educação infantil 

A pintura para educação infantil é uma das principais práticas desenvolvidas nas escolas. E muito se engana quem acha que a prática não traz benefícios à criança. 

Isso porque, primeiro elas rabiscam, depois pintam e depois escrevem. O bom é que há diversos estudos que associam a pintura com a escrita. 

A pintura na educação infantil contribui diretamente no desenvolvimento cognitivo e na criatividade das crianças. E o ponto mais positivo é que a maioria das crianças adoram pintar e veem tal atividade como algo muito divertido. 

E como mencionamos acima, dá para combinar a pintura com outros assuntos, pois é assim que as crianças aprendem. 

A importância do ensino da arte na educação infantil 

O ensino de arte na educação infantil funciona como um elo entre a criança e o mundo, esse conteúdo trabalha diversos aspectos do desenvolvimento da criança. 

De forma geral, a arte funciona como uma ponte para que a criança descubra a si e o mundo ao seu redor. O professor de artes é um condutor, que prepara as atividades com o intuito de atingir determinado objetivo. 

O ideal é que a criança seja protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem, ela deve sentir liberdade para pensar, observar, ouvir, sentir e expressar. 

Além da importância do ensino da arte na educação infantil podemos também observar os benefícios que este conteúdo traz às crianças:

  • Trabalha o controle corporal; 

  • Melhora a coordenação motora; 

  • Trabalha a capacidade de expressão; 

  • Estimula a criatividade; 

  • Proporciona o conhecimento das emoções e sentimentos pessoais; 

  • Aumenta a empatia; 

  • Desenvolve o raciocínio; 

  • Trabalha a inteligência emocional

  • Fortalece o trabalho em grupo; 

  • Contribui no desenvolvimento cognitivo. 

Todos esses benefícios podem ser sentidos quando as atividades de artes são centradas no aluno e priorizam a liberdade. 

Quanto mais lúdica for a atividade, mais benefícios são associados. Nunca esqueça de que essa etapa da vida das crianças é marcada por descobertas, proporcione atividades que fortaleçam as descobertas individuais de cada aluno. 

Em resumo, como trabalhar artes na educação infantil?

Use sua criatividade, não se prenda a padrões estéticos, utilize diferentes materiais (como tinta guache ou massinhas), planeje atividades coletivas e faça da arte um elo para a cultura, só assim as crianças terão tudo o que precisam para aproveitar todos os benefícios dessa forma de ensino.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda mais com o curso completo do Educamundo

Agora que você já aprendeu sobre os benefícios e conheceu algumas atividades de artes para aplicar em sala de aula, cabe a nós apresentar um material que será extremamente útil para a sua qualificação. Trata-se do Curso de Artes Visuais para Educação Infantil.

Fazendo a sua matrícula hoje mesmo no Educamundo, você tem acesso a este e a todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master por um ano inteiro, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades.

O pacote dá acesso completo a cursos online de áreas como Educação, Direito, Administração, Saúde e muito mais.

Faça a sua matrícula e aproveite para aprender mais e se qualificar.

E você tem alguma dica de atividade de arte para a educação infantil? Conte para a gente nos comentários! 

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque